Muitas pessoas preferem planejar suas próximas férias ou o que vão comprar durante a sua próxima ida ao shopping do que suas próprias vidas. E isso ocorre muito no meio dos grandes executivos e donos de empresas, que buscam constantemente elevar a imagem da empresa e se esquecem de dedicar tempo no planejamento de suas vidas.

Mas você sabe o que seria ‘planejar sua vida?’ Uma coisa clara e objetiva é: você não deve começar isso nos 20, 30 ou 50 anos, mas sim agora, onde estiver e em qual idade for. Planejar a sua vida é praticamente descobrir quem você é como pessoa, quais são seus valores e o que te satisfaz profundamente.

Uma coisa muito comum, que eu mesmo já presenciei ao longo da minha carreira, é um líder ou dono de empresa afirmar que tem trabalhado durante anos para chegar onde está, mas depois percebeu que o planejamento da sua própria vida foi deixado para trás. Todos de fora o vê como uma pessoa de sucesso, mas na verdade, ele sente falta de algo profundo em sua vida.

Isso acontece porque o que nós pensamos nos dá recompensa instantânea, as coisas, como ser mais rico, comprar um carro do sonho, etc. Mas isso não significa absolutamente nada se nós não sabemos quem nós somos como uma pessoa, o que realmente queremos da vida e quais são os verdadeiros valores e prioridades em nossa trajetória.

Você ter muito dinheiro, uma carreira de brilhante ou um carro do ano pode não significar nada, a longo prazo. Isso tudo temporariamente colocar um sorriso no seu rosto e fazer você se sentir bem, mas sem planear a sua própria vida primeiro, tudo isso vai deixar você vazio e procurando o real significado.

Todos nós precisamos de um significado. Planeje a sua vida e, em seguida, traduza isso sobre a motivação para construir a sua carreira. Não deixe a vida passar por você. De uma forma resumida, o melhor planejamento é ser feliz, e não buscar felicidade no futuro, porque ele já existe no presente. Olhe para as suas metas e reflita se você às deseja alcançá-las por sentido ou simplesmente por necessidade emocional. Tenha o que é intangível ao seu alcance, e assim as coisas materiais virão para te dar prazer, e não para te completar.