Diante do atual cenário de instabilidade econômica, a compra e venda de carros usados está cada vez mais atraindo a atenção das pessoas que desejam ter um veículo próprio, tanto para passear, quanto para trabalhar.

Entretanto, antes de adquirir ou se desfazer de um seminovo, é importante entender como está a situação do mercado automotivo nos últimos meses e as perspectivas para este novo ano.

Além disso, para conseguir vender um veículo por um preço acima da tabela FIPE é preciso seguir algumas dicas sobre como deixá-lo em perfeito estado de conservação. Agora, se você deseja comprar um seminovo, existem diversas vantagens para conhecer antes de fechar negócio. Saiba mais!

A situação atual do mercado de seminovos no Brasil

Após um período em declínio, a economia brasileira apresentou uma leve melhora no último semestre de 2017 e as perspectivas para esse novo ano são ainda mais otimistas em todos os setores.

Com o mercado de veículos não foi diferente! Segundo pesquisa realizada pela Fenauto (Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores), o número de seminovos vendidos em 2017 foi de 14.212.673, um aumento de 6,5% em relação a 2016 quando esse número atingiu apenas 13.348.992.

Já com relação aos dois últimos meses do ano, o levantamento ainda apontou uma elevação de 15,1% entre novembro (1.157.641) e dezembro de 2017 (1.332.605).

Ainda, a Fenauto levantou que um dos motivos para o mercado de usados ter crescido muito nos dois últimos meses de 2017 foi o fato de que carros com mais de 10 anos estão atraindo cada vez mais compradores.

Apesar disso, a venda de automóveis 0 km, segundo a Fenabrave e a Anfavea, também registrou um aumento em torno de 7 a 10% em 2017, o maior número desde 2012.

Vale lembrar que, em 2016, houve uma queda de 20,2% no número de carros novos vendidos, segundo levantamento feito pela Fenabrave.

Dicas de como valorizar seu automóvel no ato de venda

Ao vender um carro usado, é preciso conhecer mais sobre algumas dicas a respeito de como valorizá-lo diante do comprador, para o mesmo lhe pagar um valor acima ao da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

  • Quanto mais conservado estiver um veículo, mais valorizado ele será. Geralmente, os automóveis com pouca quilometragem, independentemente da idade; e interior em perfeito estado são os itens mais checados pelos compradores;

  • Quando uma peça do carro apresentar algum problema, procure substituí-la por uma comprada direto da fábrica ou em lojas associadas. Isso contribui para um melhor funcionamento e originalidade do veículo;

  • Customizações feitas dentro e fora do automóvel, como calotas metalizadas, precisam ser retiradas antes mesmo de anunciar sua venda. Caso contrário, as dificuldades em passa-lo para frente podem ser maiores;

  • Veículos amassados tendem a sofrer uma completa desvalorização no ato da venda. Por isso, caso aconteça algum imprevisto, encaminhe-o a uma funilaria para que toda a sua extensão seja reparada, evitando os famosos “retoques”,

  • Caso o carro ainda esteja dentro do período da garantia, é importante fornecer ao comprador todos os manuais e certificados que irão fornecer plenos direitos ao novo proprietário.

As vantagens de comprar um carro usado

Além de pagar um menor valor, existem outras vantagens de comprar um carro seminovo em detrimento dos valores, desde que você avalie o estado do veículo em questão para saber se vale a pena fechar negócio ou não.

  • O preço de um seguro para carro usado costuma ser menor em relação a um carro 0 km. Além de que, dentre os seminovos de um mesmo modelo, um 2004 pode custar mais barato se comparado a um 2011, por exemplo;

  • Carros novos geralmente passam a valer 20% a menos a partir do momento em que saírem da concessionária, mesmo se ainda não completaram nem 1.000 km rodados;

  • Para pessoas que trocam de veículos constantemente, a compra e venda de carros usados tende a ser mais vantajoso, pois nesse caso, um menor valor será pago toda vez em que esse processo se repetir,

  • Em alguns casos, é possível aproveitar ainda um tempo da garantia original do automóvel oferecido pela montadora. Por exemplo: se você comprou um carro 2016 com três anos de garantia original, ainda terá um ano de proteção.