Por que anagkazo É Importante para o Crescimento da Igreja

Por Dag Heward-Mills | 02/11/2013 | Religião

No capítulo 14 de Lucas, lemos uma história familiar, onde Jesus falou de uma pessoa importante, que realizou uma festa para seus amigos. Quero que você leia esta porção toda da Escritura, para que esteja familiarizado com a história.

Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados:

Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e, portanto não posso ir.

E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.

E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os [anagkazo] a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

Lucas 14.16-24

Esse homem teve a infeliz experiência de gastar muito dinheiro em uma grande festa, convidando as pessoas importantes, apenas para descobrir que a maioria delas não queria vir. Esse homem ficou muito surpreso com a rejeição ao seu convite. Ele ficou furioso ao ouvir as desculpas daqueles que tinha convidado. Em sua raiva, decidiu convidar qualquer pessoa que encontrasse na rua.

Imagine ter uma festa com pessoas que você nem sequer conhece! Infelizmente, naquela hora da noite, não havia muitas pessoas na rua. Mesmo após ter convidado os da rua, sua festa estava praticamente vazia. Ele então decidiu convidar os doentes, os cegos e os deficientes. Imagine isso! Que seleção incomum de convidados! Sua festa ficou repleta de desconhecidos e excluídos da sociedade.

Crescimento por meio de Anagkazo

Acredito que essa história simboliza o Senhor Jesus nos enviandopara fora para convidar as pessoas para Ele. Também é simbólica de pastores enviando seus membros para evangelizar o mundo. Descobri que toda vez que embarco para evangelizar o mundo (convidando muitas pessoas a uma grande ceia), me deparo com as mesmas coisas que aquele homem encontrou. No entanto, acredito que esse homem foi um sucesso. Apesar de tudo, ele deu sua festa e sua casa estava cheia de convidados. Pode não ter sido do jeito que inicialmente queria, mas ele teve a sua festa de qualquer maneira.

Veja, Deus está enviando Sua igreja para convidar o mundo inteiro para conhecer a Cristo. Infelizmente, muitos daqueles que são convidados não respondem. Os judeus foram os primeiros a serem convidados a conhecer o Senhor. Mas rejeitaram a Cristo e o evangelho voltou-se para os gentios. Muitos da elite, que vivem em grandes centros urbanos, ouvem o evangelho na televisão e na igreja. No entanto, eles não recebem a mensagem, mas sim criticam os pregadores. Novamente, o evangelho é repassado para os pobres e excluídos nas vilas. Eles voluntariamente recebem a Palavra porque não têm outra esperança senão em Deus.

1. Anagkazo é importante, pois apenas certo tipo de evangelismo irá levar ao crescimento da igreja.

As pessoas não vão ser convencidas ou obrigadas a conhecer a Deus por meio de nossas brincadeiras de igreja pequena. Nossos programas e bazares de igreja “Mickey Mouse” não irão muito longe no mundo de hoje. Temos de ir lá e levá-los a Deus.

2. Anagkazo é importante porque as pessoas que irão preencher nossa igreja vazia não estão em lugares onde possam receber cartões de convites burgueses.

Se as pessoas vão ser tocadas com o evangelho, uma nova estratégia de ir para as sarjetas, estradas e os arbustos deve ser utilizada. Sentar na igreja e convidar as pessoas tem sido uma estratégia inviável para o crescimento da igreja.

3. Prezado pastor, sem anagkazo, sua igreja irá ficar vazia.

Lembre-se que se aquele homem não tivesse empregado a estratégia de anagkazo, ele teria uma casa vazia. Lembre-se disto: “Um pastor sem anagkazo terá uma igreja vazia”.

4. Sem anagkazo, muitas igrejas vão morrer de morte natural.

O que você deve perceber é que a filiação de uma igreja é muito fluída. Muitas pessoas vêm e muitas pessoas vão. Se você não tiver mais gente entrando do que pessoas saindo, a sua igreja começará a morrer. Se você não quer que sua igreja feche, você deve fazer o que Jesus instruiu: sair e praticar o anagkazo.

5. A vida está se tornando agitada demais e as pessoas estão ficando mais ocupadas no século 21.

Pessoas ocupadas que trabalham vão ter mais e mais desculpas. A estratégia de Anagkazo vai ajudar você a superar essas desculpas. Por meio de sua nova condução e atitude enérgica, você vai trazer muitas pessoas para Cristo e para a igreja.