A cada dia que passa aumenta o número de dietas existentes, mas por que o número de obesos não diminui? A resposta é: porque a maioria dessas dietas não funcionam.

A maioria dessas dietas não funcionam porque as pessoas só se preocupam em diminuir drasticamente a ingestão calórica, sem se importar muito com as consequências dessa prática.

Quando digo isso, me refiro a dietas entre 800 a 1200 calorias para as mulheres e 1500 a 1800 calorias para os homens. Estes tipos de dietas radicais de baixíssimas calorias, são feitas baseadas em conceitos totalmente equivocados, já que o seu corpo, no intuito de manter seu instinto de sobrevivência irá ativar um “mecanismo de auto-proteção”, diminuindo drasticamente o metabolismo, fazendo você perder massa magra, além de manter suas reservas de gordura para que você possa “sobreviver” por mais tempo. Isso explica o porquê de conseguimos viver muito mais tempo sem comida do que sem água, por exemplo.

Com dietas extremamente radicais você com certeza irá perder peso. Se o seu único critério para seu sucesso é perda de peso, não ligando de onde está vindo esta perda ou durante quanto tempo você permanecerá com este peso, então pode-se dizer que todas as dietas funcionam.

Existem dois problemas principais nesses tipos de dietas muito radicais. O primeiro é que, a perda de peso com dietas com baixíssimas calorias nunca duram, por isso digo que 95% das pessoas que perdem peso da maneira convencional, normalmente não conseguem mantê-lo e recuperam tudo novamente, muitas vezes até mais peso do que já tinham. Quando isto ocorre constantemente, acaba ficando cada vez mais difícil de emagrecer no futuro quando você quiser entrar em outras dietas. O segundo é que a maioria do peso perdido com dietas muito restritivas acaba vindo dos músculos. Se seu principal objetivo é perder gordura sem perder músculos (e este deve ser sempre seu foco se deseja ter um corpo definido e saudável), então podemos concluir que esta não é a maneira certa de perder peso.

Se esses tipos de dietas realmente funcionassem, por que teríamos o problema da obesidade aumentando a cada dia que passa? Mesmo sendo lançados vários novos produtos para perda de peso. O que podemos ver é uma presença cada vez maior de pessoas obesas.

Existe uma razão científica para que a maioria das dietas falhe. O corpo humano possui um mecanismo de defesa que o protege da inanição. É psicologicamente impossível manter uma perda de gordura permanente com dietas altamente  restritivas. O corpo humano é muito “esperto” no combate destes tipos de restrições.

Razões pela qual você deve ficar longe das dietas radicais:

  •  Elas diminuem drasticamente seu metabolismo;
  • Fazem você perder massa muscular;
  • Aumentam as enzimas responsáveis pelas reservas de gordura e diminuem as enzimas responsáveis pela queima de gordura;
  • Diminuem a produção do hormônio da tireoide;
  • Aumentam a chance de ganhar peso novamente;
  • Aumentam o apetite e a vontade de devorar tudo o que vierr pela frente; e
  • Diminuem sua energia e sua capacidade de trabalhar.

Por que fazer dieta na verdade faz você engordar?

 

Primeiramente, devemos saber que perder peso é diferente de emagrecer. Perder peso você perde tanto massa muscular quanto gordura e quanto menos massa menor seu metabolismo. Emagrecer você perde apenas gordura, preservando a massa magra. Quando você perde apenas gordura você mantém seu metabolismo acelerado.

Quando você mantém seu corpo em uma dieta de baixíssima ingestão calórica você irá perder peso, porém em algum momento seu corpo irá estagnar e você não irá mais perder peso, além do que é humanamente impossível manter dietas muito restritas por muito tempo. No momento em que você encerra sua dieta, já que não aguenta mais mantê-la, você vai despertar o desejo incontrolável por comida.

Mesmo se você não voltar comendo em excesso quando acabar sua dieta e mantiver uma dieta “normal”, por você ter menos massa muscular agora, o número de calorias que antes você usava para manter seu peso, agora fará você ganhar peso. Assim, com o passar dos dias você terá recuperado todo seu peso novamente, ou talvez ainda mais.

Referência: Livro - Burn the fat, Feed the muscle - Tom Venuto