Desde a primeira publicação da ISO 22000 em 2005, muita coisa mudou, e as organizações que decidiram optar por este padrão, dentro de seu programa de melhoria contínua, passaram a enfrentar novos desafios em matéria de segurança alimentar, isso leva naturalmente a uma necessidade de revisão da norma.

Antes de mais nada, é preciso entender que é normal o processo de revisão de uma norma ISO. De fato, a cada cinco anos as normas são revisadas para determinar se uma revisão é necessária, para garantir que as normas permanecem relevantes e úteis para qualquer organização.

Cronologia da revisão

A nova versão da ISO 22000 está fase de rascunho do comitê (ISO / TC 34 / SC 17). Isso significa que um projeto de norma revisada estará disponível para os membros da ISO para uma votação no primeiro trimestre de 2017.

Mais informações sobre este processo podem ser vistas no cronograma abaixo:

Out

Definição do novo texto, norma DIS: OUTUBRO DE 2017

Finalização do texto e aprovação do texto DIS: Abril de 2018

Lançamento da nova norma ISO 22000: NOVEMBRO DE 2018

Quais são as principais alterações esperadas?

É previsto um maior alinhamento à estrutura dos padrões ISO 9001 E 14001, bem como, esclarecimentos de conceitos chaves tais como:

1- A estrutura de alto nível: para tornar a vida mais fácil para as empresas que utilizam mais do que um padrão de sistema de gestão, a nova versão da ISO 22000 seguirá a mesma estrutura que todas as outras normas do sistema de gestão ISO, a High Level Structure (HLS).

2- A abordagem de risco: a norma agora inclui uma abordagem diferente para entender o risco.

3- O ciclo PDCA: a norma clarifica o ciclo Plan-Do-Check-Act, tendo dois ciclos separados no padrão trabalhando em conjunto: um abrangendo o sistema de gestão e o outro, cobrindo os princípios do HACCP.

4- O processo de operação: uma descrição clara será dada para as diferenças entre termos-chave como: Pontos de Controle Críticos (CCPs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PRO) e Programas de Pré-Requisitos (PRPs).

Quem são os responsáveis pela revisão?

A revisão da norma é realizada por especialistas de mais de 30 países com experiência na criação, implementação e auditoria de sistemas de gestão da segurança dos alimentos (ISO / TC34 / SC17 / W8).

Como saber mais?

Procure a consultoria Online Verde Ghaia –  https://www.consultoriaiso.org/iso-22000/o-que-e-iso-22000/