POR QUAIS RAZÕES O DIA DA MULHER É IMPORTANTE?

Professor Me. Ciro José Toaldo 

            Dentro do contexto histórico, temos inúmeras datas que devem levar a reflexões para serem compreendidas. Dentre elas, oito de março, Dia Internacional da Mulher, deve ser um grande momento para resgatar qual o verdadeiro papel destas criaturas em nossa sociedade.

Infelizmente a mulher no decorrer da História foi um ser colocado em segunda instância. Caso alguém tenha dúvidas, deve estudar com maior profundidade a respeito, por exemplo, do período do Brasil-Colonial, onde poderá entender como a sociedade da época desvalorizava a mulher, pois, era fortemente comandada pelo homem, sendo apenas um objeto de procriação.

Portanto é preciso compreender a dimensão deste dia e buscar resgatar e valorizar o papel da mulher no meio social. Essa data, infelizmente, passou a ser símbolo de instigação ao sensacionalismo e tornou a mulher uma isca ao consumismo; assim sendo, o oito de março perdeu sua essência e sentido, uma vez que surgiu da necessidade de haver igualdade de direito entre os gêneros. Obviamente é data para homenagear as mulheres e ressaltar seus encantos, sem deixar de recordar da sua origem que foi um manifesto com final trágico, ocorrido em 1857, em Nova York, na fábrica Cotton, quando 129 mulheres foram queimadas por reivindicar seus direitos!

Afirmar que no decorrer da História a mulher foi valorizada é não ter pleno conhecimento do processo histórico. Dizer que tiveram os mesmos direitos dos homens é outra hipocrisia. No decorrer do tempo aconteceram avanços, contudo, ainda não há igualdade de direitos entre homens e mulheres. Por estas questões, torna-se urgente rever a forma como estamos celebrando este dia!

Vivemos o momento onde governos não se preocupam com conquista, nem com satisfação em relação aos que vivem da força do trabalho, seja para mulheres ou homens. Infelizmente o fantasma do desemprego ronda as casas de milhões de brasileiros que buscam na informalidade o ganho do pão de cada dia!

Neste imbróglio também se encontram as mulheres. Na contemporaneidade, cada vez mais há lares comandados por elas que acabam não apenas sendo mães, mas precisam assumir a paternidade, pois há homens sem responsabilidade, como covardes e sem escrúpulo, abandonam seus filhos e suas genitoras!

Obviamente teremos mulheres que não fazem a diferença e até denigrem a imagem da maior parte das guerreiras, contudo, devemos focar nosso olhar nestas autênticas e verdadeiras mulheres batalhadoras, pois levantam a bandeira da luta e não desanimam em reivindicar seus direitos.

A humanidade sempre contou com audaciosas mulheres como Bertha Lutz (in memoriam), ela foi uma cientista brasileira e ativista dos direitos femininos e, Celina Turchi, outra brasileira pesquisadora do vírus Zika e a Microcefalia. Em Capinzal e região do Vale do Rio do Peixe, há inúmeras mulheres que se destacam em várias esferas: familiar, politica, econômica e social.

 Oito de março, dia importante para as mulheres e a sociedade ter conscientização das consequências do comodismo, este gera retrocesso. Sem luta e conscientização, mulheres e sociedade acabam sendo manipuladas, especialmente por quem se intitula de ‘pai dos pobres’, aliás, para os pobres não dará nada de graça!

Parabéns a todas as mulheres! Até o próximo artigo! Fiquem com Deus!