POPULAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO: CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DO ASSENTAMENTO P.A JARAGUÁ

SOARES, Ivete Alves de Oliveira.

RESUMO

A população brasileira ainda tem característica uma grande quantidade de jovens, mas a proporção de idosos, que até a alguns décadas era pequena, vem crescendo rapidamente segundo (BOLIGIAN; LEVON, 2010). Os motivos dessa transformação, deste envelhecimento, estiveram ligados aos avanços nas áreas da medicina principalmente após a 2º guerra mundial. Em relação à expectativa de vida também aumentou em 1940 o brasileiro vivia estatisticamente 46 anos, já nos anos 1960 a expectativa de vida mudou alcançando 52 anos de vida, em 2000 aumentaram se mais para 74 anos, essa evolução mostra que cada vez mais a população atinge a velhice, fatos que são comprovados segundo gráficos ( IBGE,1998, 200) onde o perfil demográfico de nosso país, estado, município e no assentamento PA Jaraguá vem mudando devido às transformações de ordem socioeconômica e cultural. Sendo assim este tema foi estudado e aplicado em sala de aula como estágio supervisionado III para o curso de segunda Licenciatura em geografia Parfor Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia. Tendo como objetivo compreender assuntos relacionados à população, sua distribuição no globo e características regionais, identificando os fatores históricos, físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial e as características dessa mobilidade, os conceitos de população absoluta e densidade demográfica, visando destacar o caráter social dos processos que interferem na dinâmica e nas diferentes características das populações. Utilizando como metodologia leitura orientada, Pesquisa, bibliográfica e de campo, a construção de gráficos e tabelas sobre a população: mundial, brasileiro, estadual, distrital e local. Sendo este projeto desenvolvido na escola Estadual Jaraguá com a turma do segundo ano do ensino médio, com resultados positivos na pesquisa bibliográfica e de campo desenvolvida pelos alunos desta turma, onde os mesmos demonstram compreender os gráficos e conteúdos sobre a geografia da população.

INTRODUÇÃO

O artigo que se segue trata-se do relato de uma experiência metodológica desenvolvida no Projeto de Assentamento Jaraguá, com alunos do ensino médio visando atender o estágio supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Geografia. Buscou-se proporcionar o aluno uma reflexão sobre as transformações ambientais ocorridas na região estudada, bem como as mudanças econômicas. Contudo, não se furtou do resgate da história de fundação do assentamento, uma vez que o jovem do campo precisa compreender a história de sua comunidade para interpretar corretamente os movimentos sócios-eco-culturais de sua região. Nesse sentido, os ensinamentos geográficos são de suma importância, pois oportunizaram aos alunos a compreensão das necessidades de sua comunidade e como ela pode se posicionar no município diante das demandas que ora ela apresenta ao poder público.

Para tanto se traçou como objetivo geral oportunizando situações nas quais os alunos possam compreender a dinâmica populacional mundial. Focando em sua distribuição no globo e características regionais, identificando os fatores históricos, físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial e as características dessa mobilidade, os conceitos de população absoluta e densidade demográfica, visando destacar o caráter social dos processos que interferem na dinâmica e nas diferentes características das populações. Sendo assim, desenvolvi aluas expositivas, iniciando com leituras orientadas e debates, buscando instigar o aluno a refletir sobre sua realidade local. No segundo momento orientei as Pesquisas bibliográficas e de campo. Sendo a bibliográfica com bases nos livros didáticos, nos sites do INCRA, IBGE e Prefeitura Municipal de Água Boa, e a pesquisa de campo por meio de entrevistas e depoimentos dos pioneiros do assentamento. Sendo uma pesquisa que enfocaria alguns aspectos como: questionários onde buscariam informar a característica da população do assentamento, de onde vieram, razões da migração, idade média da população, saneamento, escolas, posto de saúde, transporte, lazer, comércio etc.  Após esse momento iniciou-se a construção de gráficos e tabelas sobre a população: mundial, brasileiro, estadual, distrital e local. Para a apresentação de um seminário referente aos dados levantados sobre a população e a história do assentamento. Após esse momento foi exposto nos murais da escola os gráficos e tabelas produzidos.

Portanto foi trabalhado este conteúdo e atividades com a turma do segundo ano do Ensino Médio, a sala contava com dezoito alunos matriculados nesta turma na escola estadual do Jaraguá, onde foi realizado o estágio supervisionado III, para a disciplina de estágio supervisionado, como requisito avaliativo para o curso de licenciatura plena em geografia que esteve baseado em pesquisas, gráficos, aula expositiva e exposição dos cartazes produzidos pelos grupos de alunos sobre a população mundial e local. Os principais resultados encontrados foram que nossa população, infelizmente vem diminuindo e a causa disso é a falta de emprego para a população jovem, uma vez que a riqueza do assentamento está de posse de 10% das famílias. A grande maioria não consegue desenvolver atividades na terra que possam dar a seus filhos perspectiva de futuro. Assim os jovens terminam o ensino médio e migram para a zona urbana.

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

A formação de um professor de geografia não é um processo fácil, pois essa ciência estuda todos os processos de transformações que a sociedade realiza ao longo de sua história. Sendo o ser humano um ser mutante, muitas são essas transformações. Dados econômicos e populacionais mudam a todo tempo, devido às novas exigências do mundo globalizado. Diante dessa realidade o estágio supervisionado é importantíssimo para a formação do futuro geográfico, pois ele favorece ao acadêmico um contato real com os alunos, oportunizando as condições para que ele desenvolva uma proposta didático-pedagógica que una teoria e prática. Para tanto o estudante do curso deve ter em mente uma atividade escolar voltada para sua a realidade, pois assim seus alunos refletiram sobre o local e conseguiram ascender para o global.

Diante disso, optei em trabalhar com alunos do ensino médio os dados demográficos de nossa comunidade e do Brasil. Acreditando que esse é um tema relevante para eles no ensino de geografia, pois compreenderam o processo de migração/imigração de nossa localidade e como a economia interfere nessa dinâmica.  Assim preenchi os formulários que legitimam o estágio, elaborei uma proposta com toda a documentação necessária e encaminhei à Escola Estadual Jaraguá.

No dia dezesseis de agosto de dois mil e quinze fui a Escola Estadual Jaraguá no assentamento P.A Jaraguá, Água Boa conversar com o Diretor Fernando Martins sobre o estágio supervisionado III, onde o mesmo assinou o termo de liberação do estagio na Escola Estadual Jaraguá, após conversei com a professora Luciana Dallabrida, sobre os conteúdos que seriam trabalhados no terceiro bimestre, dentre os conteúdos citados pela professora de sala escolhi o conteúdo população mundial.

 Assim na sequencia do planejamento das aulas de estágio, foi explanado sobre características da população mundial, e no terceiro momento que retornei a sala de aula sintetizamos o dialogo sobre as características da população mundial e local, e do assentamento e a apresentação da pesquisa em cartazes e explanação dos mesmos.

A escolha do tema que envolve a população deve-se as mudanças que podem ser observadas na população do assentamento PA Jaraguá. Percebe-se que a população jovem é estatisticamente pequena no assentamento e esse fato pode prejudicar/beneficiar os caminhos que vem sendo traçado pela população local, pois ao longo dos anos pode se ter uma população com estrutura etária idosa, ou estatisticamente com uma parcela pequena residente no assentamento. Caso essa migração dos jovens continue, o assentamento corre o risco de acabar, pois hoje vem se formando pequenos feudos de agricultores que arrendam as terras dos menos favorecidos para  desenvolverem culturas. Uma vez que os donos dessas terras não têm mais forças para plantarem de forma braçal e seus filhos já foram para a cidade. Assim esse processo levará a formação de grandes latifundiários e aumentará o número de excluídos na população urbana.

O plano de aula teve com o tema: características da população mundial e do assentamento, buscando trabalhar os conteúdos que envolveram: as características da população mundial, a transição demográfica, o gráfico evolução do crescimento absoluto da população mundial (1800-2020), a nova transição demográfica, a evolução demográfica da nação brasileira, elevado índice de crescimento natural, contribuição dos imigrantes, a queda do crescimento natural brasileiro, a estrutura etária da população brasileira, evolução da estrutura etária brasileira (1980-2020).

 Outra característica que se buscou foi abordar nas aulas, esteve relacionado à população do Assentamento Jaraguá, pois estatisticamente a população que residente no assentamento vem diminuindo devido ao fato de irem embora para a cidade por não terem emprego no assentamento, ou seja um meio rendável, que gere uma economia para esta população permanecer no local, aproximadamente setenta por cento da população dos assentados são entre 28 a 70 anos de idade, onde os jovens são uma parcela menor e vão embora para a cidade.

[...]