Existem neste período que se antecipa às eleições, dois tipos de indivíduos: O POLÍTICO, aquele indivíduo que discute e apresenta propostas, sugestões, anseios de mudança, analisa sua conduta como futuro representante do povo, e/ou, como apoiador daqueles que querem realmente mudanças na sociedade. Mesmo que estas mudanças sejam ínfimas. No entanto, existem o POLITIQUEIRO, uma raiz desconfigurada do primeiro; são indivíduos sem noção, deflagram situações errôneas sobre as pessoas, não estão nem aí para alcançar seus objetivos; e além do mais, falam mal de seus co-cidadãos; dos adversários, denigrem quem quer que seja, acreditando que sempre está com a razão; e assim sendo, sempre são vistos com a ralé da sociedade política.

A grande diferença do primeiro para o segundo, é que o primeiro racionaliza os fatos, não age por emoção, não cai em desespero, por que sabe que tudo na vida é passageiro; enquanto que, o segundo, é um blasfêmico, age pela ignorância que a sociedade lhe permitiu, por que ele mesmo se permitiu a este status quo, não progride, não sabe o que significa transcendência pessoal e humana; quer poder, é astuto, mas ao mesmo tempo ignorante à sua vida e a dos outros... Procura de todas as formas encontrar alegria na desgraça dos seus semelhantes que não aceitam sua posição ou sua conduta; ou seja, o POLITIQUEIRO, quanto mais desgraça do outro MELHOR, para si e para aqueles que o acompanham. Não procuram olhar as mudanças, mesmo que elas sejam ínfimas no seu dia a dia.

O POLÍTICO, encontra mudanças, até em suas próprias palavras, e nas palavras dos outros, pois este aceita sugestões, proposições e alternativas, muitas vezes contrárias a seu propósito e objetivos.

Em suma, o POLÍTICO quer ver o bem do próximo, do outrem, do amigo e do inimigo, do adversário, do opositor, pois os enxergam como sendo seus entes.

Já o POLITIQUEIRO, adora fazer da vida alheia o inferno, mas não quer que ninguém o infernize, não tem dó, é infeliz, é magoado; para todo lugar que olha ver desgraça, ver erros. É sagaz, e matreiro, perspicaz, não sabe conduzir, é CHEFE sempre. Enquanto que o papel de LÍDER pode está no POLÍTICO, e que só depende dele mesmo.

Assim o POLITIQUEIRO, é aquele general covarde, não sabe conduzir, vai sempre na retaguarda, e que se lasquem aqueles que o defendem.

Já o POLÍTICO, sabe liderar, sempre estará na vanguarda das ações e atos, defende à unhas e dentes seus parceiros; pois este não tem subordinados.

O POLÍTICO saberá esperar, pois entende que amanhã será um outro dia. Já o POLITIQUEIRO, o dia é hoje, e que não entende que amanhã poderá ter um raiar do dia mais belo e mais motivador que o anterior.

Passar bem, e sejamos FELIZES, até que a vida nos permita.

PÓS GRADUADO em Gestão Escolar – UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará.