1 INTRODUÇÃO 

O tema industrialização e desindustrialização embora pouco debatido com profundidade, vem tomando lugar na atualidade em diversos artigos disponibilizados na internet, com destaque no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em seminários e em livros publicados de diversos economistas.

Com exceção da Ásia que teve um grande aumento de participação da sua indústria no PIB, parte por conta de grandes investimentos em infraestrutura tecnologia e Política Industrial e parte por baixos salários pagos a seus trabalhadores, o resto do Mundo tem visto sua indústria perder espaço na participação Global ano a ano.

No Brasil alguns economistas acham que o fato de o país se desindustrializar perde-se um setor propenso as investimentos e expansão de atividade. Outros acham que mesmo perdendo participação no PIB ela não deixa de crescer mesmo a pequeninas taxas.

Este trabalho apresenta em sua primeira parte o que é a Política Industrial e quais são os tipos.

A segunda parte, traz a Evolução da Política Industrial no Brasil a partir da era Vargas com maior ênfase as Políticas Industriais promovidas pelo nosso governo a partir dos anos 90, como exemplo a Lei do Bem e o Plano Brasil Maior.

Na terceira parte apresenta-se um síntese de dados sobre a desindustrialização no Brasil e no mundo, tomando por base a parcela que a indústria vem perdendo no PIB desde os anos 70 até 2010.

Por fim a perspectiva da indústria no Brasil com a atual conjuntura econômica, e alguns desafios que a indústria e governo brasileiro devem enfrentar para tentar superar este processo que vem afetando praticamente todo o mundo. [...]