POESIA CONCRETISTA. O QUE É POEMA CONCRETO?

PROF: Wilamy Carneiro

O poeta é acima de tudo um construtor! Um inventor, idealizador, sonhador! É um artista na arte do que é belo, do real, do imaginário e da missão de transmitir.

Ele cria sua arte! Sua maior ferramenta é a faculdade de representar.

Assim sendo; nasce, brota, ressuscita com sua escrita a manifestação do impossível, tornando vivo tudo que vem na sua imaginação. Isso é POESIA!

E, hoje falaremos sobre a Poesia Concretista. Alguns de meus leitores nunca ouviram falar. Porém; já é bastante conhecida desde os anos 40. O concretismo faz parte da Vanguarda dos anos 50 com o movimento oficial em 1952 na Exposição Nacional da Arte Concreta, realizada em São Paulo. O movimento concretista, destacou-se com a Revista Noigandres.

Torna-se cada vez mais visível em nosso dia-a-dia que nem percebemos. O avanço da tecnologia e os meios de comunicação tornam mais fáceis.

O Concretismo é a primeira manifestação dessa realidade. “A poesia concreta começa por tomar conhecimento do espaço gráfico como agente estrutural” (Manifesto da Poesia Concretista). Uma de suas características são as mudanças de hábitos do leitor de poesia, com predominância na “comunicação visual sobre a verbal” privilegiando os recursos gráficos das palavras e do desenho da poesia.

Outra característica do poema concretista é a abolição dos versos, coisas que contrariaram as grandes editoras na época e até a (Academia de Letras). Também ocorre a rejeição do lirismo; por ser considerado como um objeto, isso tornou o poema concretista a ser chamado de “Poema-Objeto.”

Denota a poesia espacial na formação de aproveitamento do papel da esquerda para a direita, de baixo para cima; do centro para a borda, não seguindo ritmo de escrita em coluna e linha. Isso é a poesia concreta. O poema explora o papel de maneira inovador.

Na Década dos anos 60 e seguintes, oriundo da Ditadura, muitos se rebelaram contra os manifestos dos poetas concretistas. A poesia concreta possibilitou ao leitor leituras múltiplas, com palavra na horizontal, leitura na vertical e na diagonal, desvinculando um paradoxo na leitura do cotidiano com frase, período, versos, estrofes e métrica.

Outras de suas particularidades é a influência da linguagem publicitária em periódicos, folhas separadas e outros meio de comunicação. Absorção de versos na escrita, estrofes quebrando o paradigma do poema sentimental absorvendo o visual.

A poesia concretista forma a estrutura (VERBI-VOCO – VISUAL), ou seja:

Poesia é verbo = palavra. Voco é o som e Visual é uma poesia, uma visão, uma imagem.

Venho aqui lembrar os iniciadores e principais nomes do movimento e da Arte Concretista entre eles; Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Além destes também entram em destaque Ferreira Gullar, Pedro Xisto e Wladimir Dias Pino. Mais tarde Chacal na Poesia Marginal.

Muitas exposições alavancaram dentro e fora do Brasil, com lançamentos e publicações que marcaram essa ação cultural do grupo concretista.

A influência do concretismo ainda pode ser vista em grandes livros, murais e Outdoor, fazendo modos gráficos e propaganda nos jornais, revistas no mundo da tecnologia e informatizado em produtos e propaganda.  

Eis aqui um exemplo da poesia concretista:

 

POEMA CONCRETISTA

 

VVVVVVVVVVV

VVVVVVVVVVA

VVVVVVVVVAS

VVVVVVVVASC

VVVVVVVASCO

VVVVVVASCON

VVVVVASCONC

VVVVASCONCE

VVVASCONCEL

VVASCONCELO

VASCONCELOS

 

WILAMY CARNEIRO

16.10.2018

 

REFERÊNCIAS

 

LITERATURA BRASILEIRA, 16ª edição. Editora Ática. Edição reformulada e ampliada. Farrapo & Moura. São Paulo., 1999.