POEMAS CANTADOS

 

WILTON RIBEIRO DA SILVA

 

Rio de Janeiro

 

                                             2 0 1 8

 

 

 

     SUMÁRIO

 

1.   INTRODUÇÃO

2.   POETAS E CANTORES DE POEMAS CANTADOS

 

3.   COMO LER PARTITURA E CANTAR BEM SEM DESAFINAR

 

4.   FLORES DE SANTA CRUZ

 

5.   PAZ DE UM GRANDE AMOR

 

6.   DURA REALIDADE

 

7.   JARDIM DA PRAÇA

 

8.   CASTELO DE ILUSÃO

 

9.   APAIXONADO

 

10.  A ESTRADA

11.  RESTOS DE SAUDADE

 

12.  ACEITA-ME COMO SOU

 

13.  CHORO DE CRIANÇA

 

14.  RENEGADO

 

15.  DESPEDIDA DA VIDA

 

16.  REFERÊNCIAS

 

 

 

1.  INTRODUÇÃO

 

As letras de poemas surgem livremente em nossos pensamentos quando estamos radiantes, inspirados e sensibilizados por algo que nos faz sentir diferentes, mais 

leves, mais otimistas. Assim, surgem as letras de poemas que tempos depois são musicados e tocados no coração de cada pessoa que lê ou escuta um Poema cantado. 

Destacamos os principais poetas brasileiros que tiveram seus poemas musicados por diversos cantores do nosso país. Eu mesmo fiz alguns poemas que mais tarde musiquei. 

Declame e cante comigo Poemas Cantados.

 

2.  POETAS E CANTORES DE POEMAS CANTADOS

 

    Se o papel da poesia é sugerir emoções por meio de significados, é de se esperar que muitas músicas têm sido criadas dessas obras culturais. Manuel Bandeira

é um belo exemplo de poeta com musicalidade e, por isso, algumas de suas obras serviram de inspiração para compositores. A poesia está em todas as coisas e nós

sabemos que na indústria fonográfica não poderia ser diferente. Cantores como Cássia Eller, Ney Matogrosso de Secos e Molhados, Chico Buarque, Raimundo Fagner, 

Renato Russo da Legião Urbana, Vinícius de Moraes, entre outros, se inspiraram em grandes poemas quando compuseram músicas de sucesso. É provável que você tenha 

ouvido "Não, não digas nada, supor o que dirá, a tua boca velada, é ouvi-lo já", da Banda Secos e Molhados, mas na verdade João Ricardo tirou a letra do poema de 

"Não digas nada!", de Fernando Pessoa. A brasileira Cecília Meireles coleciona admiradores em todo o mundo, e um deles com certeza é Chico Buarque. Afinal, foi 

ele quem melodiou as estrofes do livro "Romanceiro da Inconfidência", na canção "Tema dos Inconfidentes": "Por aqui passava um homem. E como o povo se ria. 

Liberdade ainda que tarde nos prometia". Clarice Lispector, também teve sua obra como inspiração. O trecho "Corro perigo como toda pessoa que vive", é um exemplo 

de prosas poéticas que viraram músicas. Neste caso, na voz de Cássia Eller. "Que Deus Venha" é de composição de Cazuza e Frejat, e conta a história da salvação 

realizada pelo amor e pelo prazer de estar vivo: "Corro perigo, como toda pessoa que vive. E a única coisa que me espera é exatamente o inesperado".

    Caetano Veloso é um dos intérpretes brasileiros que mais musicou poemas, poesias. O cantor Raimundo Fagner chegou a enviar um CD com diversos poemas de 

Ferreira Gullar musicados antes de lançar, e aprovados pelo poeta, trouxe à público como melodia "Contigo", "Cantiga para não morrer", "Rainha da Vida". Ferreira 

Gullar, poeta e dramaturgo, fez com Fagner a versão em português de "Borbulhas de Amor", canção de Juan Luis Guerra. Ele disse em entrevista ao Jornal O Globo, que

o peixe na música era na verdade o seu orgão genital. "Tenho um coração dividido entre a esperança e a razão, tenho um coração bem melhor que não tivera, esse coração

não consegue se conter ao ouvir tua voz, pobre coração sempre escravo da ternura, canta coração que esta alma necessita de ilusão, sonha coração, não te enchas de 

amargura, quem dera ser um peixe para em teu límpido aquário mergulhar, fazer borbulhas de amor para te encantar, passar a noite em claro dentro de ti, um peixe para

enfeitar de corais tua cintura, fazer silhuetas de amor à luz da lua, saciar esta loucura dentro de ti".

    Antes de ser musicada, do mestre Vinícius de Moraes "Minha Namorada", é um poema. "Se você quiser ser minha namorada, mas que linda namorada você poderia ser".

O poeta convida sua amada ao posto de namorada e amada para o resto da vida. "Você tem que me fazer um juramento, de só ter um pensamento, ser só minha até morrer e

também de não perder esse jeitinho de falar devagarinho essas histórias de você".

    

    A música Gente Humilde foi feita na década de 1950 pelo violonista Aníbal Augusto Sardinha, Garoto, quando visitou o Morro da Mangueira e quinze anos depois, 

o compositor Baden Powel tocou e contou a estória para Vincícius de Moraes, que fez a letra com participação de Chico Buarque. Aníbal Augusto Sardinha ou Garoto,

nasceu em São Paulo no dia 28/06/1915 e morreu no Rio de Janeiro em 03/05/1955; foi compositor, violonista e músico multi-instrumentista, dominando o banjo, o

cavaquinho, bandolim, violão tenor, guitarra elétrica, havaiana e portuguesa. Filho do casal de imigrantes portugueses Antônio Augusto Sardinha e Adosinda dos Anjos 

Sardinha. Começou a carreira aos 11 anos de idade, o que lhe rendeu o apelido "O Moleque do Banjo" e mais tarde "Garoto". Gravou com artistas conhecidos: Carmem

Miranda, Dorival Caymi, Ary Barroso, Bando da Lua. Ganhou fama com a música "São Paulo Quatrocentão" em 1954. "Gente Humilde" foi gravada por Chico Buarque, Angela 

Maria, Vinícius de Morais, Baden Powel, Taiguara, Renato Russo: "Têm certos dias em que eu penso em minha gente e sinto assim todo meu peito se apertar, porque parece que

acontece de repente como um desejo de eu viver sem me notar, igual a como eu passo no subúrbio, eu muito bem vindo de trem de algum lugar. E aí me dá uma inveja dessa

gente, que vai em frente sem nem ter o que contar. São casas simples com cadeiras na calçada e na fachada escrito em cima que é um lar. Pela varanda, flores tristes

e baldias como a alegria que não tem onde encostar. E aí me dá uma tristeza no meu peito, feito um despeito de eu não ter como lutar. E eu que não creio, peço a Deus

por minha gente, é gente humilde, que vontade de chorar".

    

    O poema de Manuel Bandeira "Vou-me embora para Pasárgada", é conhecido por vislumbrar um universo paralelo onde todas as coisas boas são possíveis: andar de

bicicleta, namorar moças bonitas, isolar-se da felicidade. O cantor Paulo Diniz foi quem fez a melodia "E quando eu estiver mais triste, mais triste de não ter

jeito, quando de noite me der vontade de me matar. Lá sou amigo do rei, terei a mulher que eu quero, na cama que escolherei". 

    "Morte e Vida Severina", poema teatral de João Cabral de Melo Neto, foi musicado por Chico Buarque um ano após o golpe militar sob alcunha de "Funeral de 

um Lavrador": "É a conta menor que tiraste em vida, é a parte que te cabe deste latifúndio. É a terra que querias ver dividida". 

    Em outubro de 1973, durante um debate sobre música popular e poesia na Puc-Rio, o poeta João Cabral de Melo Neto, disse: "Eu não posso ler nenhuma sequência

de "Morte e Vida Severina", sem que a música me fique soando no ouvido. Hoje, resignado a tirar das minhas Poesias Completas, o Auto de Natal Morte e Vida Severina,

pois creio que ele pertence mais ao Chico Buarque do que a mim". João Cabral quis mostrar-se lisongeiro com o então jovem e já consagrado compositor Chico Buarque,

também participante do debate. No entanto, não resta dúvida, a música de Chico Buarque ajudou muito a popularizar, no palco e no rádio, o excelente e hoje clássico

Auto de Natal do poeta pernambucano.

    

    O cantor Paulo Diniz, musicou o poema de Carlos Drumond de Andrade, gravado em 1972: "E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a luz esfriou,

e agora José? Você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta? E agora, José?".

    Do trecho de Clarice Lispector, o cantor Cazuza arranjou, junto a Frejat, uma bela música para voz da cantora Cássia Eller: "Que Deus o Venha".

    Podemos caracterizar o cantor Fagner, como o poeta musical oficial do Brasil. Ele fez a música do poema "O Bicho Homem", de Francisco de Carvalho. 

    O cantor Frejat se inspirou em Victor Hugo para criar a canção "Amor pra Recomeçar". O poema antigo é mais uma carta de bons desejos ao próximo: "Desejo,

por sinal, que você seja triste. Não o ano todo, mas apenas um dia, mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom. O riso habitual é insosso. E o riso 

constante é insano". 

    

    O cantor Renato Russo e seus colegas da Banda Legião Urbana, lançaram em 1989, a música Monte Castelo" dentro do álbum As Quatro Estações. Na letra inclui os 

versículos 1, 2 e 3 do capítulo 13 da carta de São Paulo aos Coríntios da Bíblia Sagrada e o Soneto 11 de Luiz Vaz de Camões: "Ainda que eu falasse a língua dos 

homens, a língua dos anjos, sem amor eu nada seria". "O amor é o fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente, a dor 

que desatina sem doer".

    "Quase Nada", conhecida como vocal manso de Zeca Baleiro, é na verdade, um poema de Alice Ruiz: "Se tudo passa como se explica, o amor que fica nessa 

partida, amor que chega sem dar aviso, não é preciso saber mais nada". 

    O cantor Caetano Veloso, foi o primeiro a fazer melodia em cima de um dos poemas do poeta Leminski, "Verdura": "De repente vendi meus filhos a uma família

americana. Eles têm carro, eles tê grana, eles têm casa. A grana é bacana".

    

    Nos tempos de Homero, da Grécia antiga, música e poesia eram antes mais próximas. Os gregos recitavam seus versos acompanhados de instrumentos musicais.

As duas artes tomaram caminhos próprios, mas não esqueceram as suas origens.

    Aqui no Brasil e também, às vezes poetas entram na seara da canção, basta lembrar Vinícius de Moraes com "seus abraços e beijinhos e caminhos sem ter fim".

Outras vezes, foram os músicos que transformaram poemas em canções. "Azulão" tem letra de Manuel Bandeira e música de Jayme Ovalle. O poeta Antonio Cícero, compositor 

de dezenas de letras, como "O Inverno no Leblon é quase glacial", na voz de Adriana Calcanhoto. O poeta Carlos Drumond de Andrade, teve seus versos transformados em 

canções por vários músicos: "Canção Amiga", musicada por Milton Nascimento. Drumond também teve poetas musicados pelo cantor Belchior. O poema de Fernando Pessoa, 

"Autopsicografia", foi musicado por Tom Jobim. O escritor Jorge Amado, com sua "Modinha para Tereza Batista", musicada por Dorival Caymi.

    Letras de canções com origem em Poemas: "A Banda". "Apesar de Você". "Cantar para um Pastor". "Valsinha". "Noite de Santo Antonio". "Orla Marítima".

"Recordar é Viver". Muitas poesias foram depois musicadas. A rima, o ritmo e a métrica de bons poemas são excelentes para músicos, que adicionam notas e um 

arranjo à obra dos poetas, modificando e melhorando aquilo que já era lido como obra finalizada. Muitas letras religiosas foram musicadas tempos depois, 

tanto católicas quanto evangélicas.  

 

    O "Hino da Independência do Brasil" é uma canção patriótica oficial comemorando a Declaração da Independência do Brasil, musicada em 1822 por D. Pedro I.

A letra foi escrita pelo poeta Evaristo Ferreira da Veiga: "Já podeis da Pátria livre, ver contente a mãe gentil, já raiou a liberdade no horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira, longe vá temor servil ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil". O "Hino à Bandeira Brasileira", tem a letra do poeta Olavo Bilac,

musicada por Francisco Braga: "Salve lindo pendão da esperança. Salve símbolo augusto da paz. Tua nobre presença à lembrança a grandeza da Pátria nos traz. 

Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, querido símbolo do terra, da amada terra do Brasil". O "Hino Nacional Brasileiro", tem letra do poeta 

Osório Duque Estrada e musicada por Francisco Manuel da Silva: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante e o sol da 

liberdade em raios fúlgidos, brilhou no céu Pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,

desafia o nosso peito a própria morte. Ó Patria amada, idolatrada, salve, salve. Terra adorada, entre outras mil és tu Brasil, ó Pátria amada, dos filhos deste

solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil!".  

 

     Letra de música é poesia e poesia pode ser letra de música. Qualquer poema e mesmo qualquer texto em prosa pode ser colocado numa melodia; tudo depende dos

limites que se dá a essa melodia. Mas se pensarmos dentro de critérios mais tradicionais, podemos pensar que existe algum grau de diferença entre poesia e letra 

de música, não o bastante para colocá-las em categorias distintas, mas apenas o suficiente para considerarmos que são dois suportes diferentes para o mesmo tipo

de material, cada um com suas especificidades. Ninguém duvida que um soneto de Shakespeare e um poema de Augusto de Campos sejam ambos poesia, porém cada um 

exige maneiras diferentes de leitura. Podemos entender um soneto de Shakespeare simplemente ouvindo alguém declamá-lo. Mas como entender o poema "Código" de

Augusto de Campos, sem olhar a forma como está grafado no papel? Diferentes categorias de poesias sobrevivem em diferentes suportes, mas nem por isso deixam de

ser essencialmente a mesma matéria: poesia e a letra de música é apenas um tipo de poesia cujo suporte é a melodia. A música permite ao letrista diversas coisas

que não caberiam, uma delas por exemplo são as repetições, o refrão, o estribilho, que numa canção funcionam bem.

     Um poeta pode ser um compositor mas um compositor pode não ser um poeta. O cantor AGP fez a letra que depois musicou: "Deixa eu te amar. Faz de conta que sou 

o primeiro, na beleza desse seu olhar eu quero estar o tempo inteiro". É poesia pura!

     Poesias são alógicas, pois nem sempre tem rimas definidas; poesia é para sentir, não para entender. A Poesia Cantada é um gênero musical amplo e impreciso,

difundido nos países da Europa como a Polônia e nos Estados bálticos.  

     Este gênero é utilizado para descrever as canções que consistem de um poema (balada) e música, escrita especialmente para este texto. As composições 

geralmente apresentam uma melodia delicada e fundo musical escasso, muitas vezes usando-se um violão ou piano. Alguns artistas da poesia cantada são cantores e 

compositores que usam poemas publicados conhecidos. 

     

      A poesia cantada possui muito em comum com o Bardo (cantor-compositor) da antiga União Soviética, porém ainda difere de uma forma significativa: artistas

de poesia cantada muitas vezes não compõe as letras. "Se o preto fosse paixão e o branco fosse carinho, o que eu sinto por você seria xadrezinho". A música e a

poesia são duas formas diferentes, que podem coincidir ou não. Como é que se define exatamente o que é poesia? Sentimentos e pensamentos traduzidos na escrita

sem compromisso com a melodia. Músicas são poemas cantados que invadem a mente, que alegram a alma, que acalma ou agita o coração de quem ouve. "Se as estrelas 

fossem tão lindas quanto você, eu passaria noites em claro olhando para o céu." "Tem um brigadeiro e um beijinho em cima da mesa. O brigadeiro rolou e caiu. 

E o beijinho, será que rola?" "O casal perfeito não é aquele que nunca tem problemas, mas sim aquele que apesar dos problemas permanecem juntos". "Não procure

ser o melhor, mas sim o mais simples, porque até a maior árvore da floresta começa no chão."

      Poesias cantadas do poeta Vinícius de Moraes: "As Abelhas"; "A Arca de Noé"; "As Borboletas"; "Aquarela"; "O Gato"; "O Caderno". 

      Você não está com problemas mas está com desafios. "Problemas derrubam, desafios levantam. Aprenda a valorizar cada instante de superação e se sentir grato 

por tudo. As exigências nos tornam mais exigentes, atentos e criativos. Siga em frente com fé e não olhe para trás. 

      

      Poemas musicados de Jorge de Lima: "Invenções de Orfeu"; "Essa Negra Fulô"; "Inverno"; "Pelo Silêncio"; "Essa Infanta"; "Essa Pavana"; "Mulher Proletária";

"O Grande desastre aéreo de ontem". "Caída a noite o mar se esvai, aquele monte desaba e cai silenciosamente". "Ora, se deu que chegou, isso já faz muito tempo

no Banguê do meu avô, uma negra bonitinha chamada negra fulô"; "Zefa, chegou o inverno! Formigas de asas e tanajuras! Chegou o inverno!"; "Pelo silêncio que a 

envolver, por essa aparente distância inatingida pela disposição de seus cabelos, arremessados sobre a noite escura"; "Essa infanta boreal era a defunta em 

noturna pavana sempre ungida, colorida de galos silenciosos, extrema-ungida de óleos renovados".

      "Essa pavana é para uma defunta infanta, bem-amada, ungida e santa, e que foi encerrada num profundo sepulcro recoberto pelos ramos de salgueiros silvestres

para nunca ser retirada desse leito estranho em que repousa, ouvindo essa pavana recomeçada sempre sem descanso, sem consolo, através dos desenganos e obstáculos

da vida, das ventanias que se insurgem contra a chama inapagada, a eterna chama que anima esta defunta infanta ungida e bem-amada e para sempre santa".

"Mulher proletária, única fábrica que o operário tem, fabrica filhos, tu na tua superprodução de máquina humana forneces anjos para o Senhor Jesus, forneces braços

para o senhor burguês". 

       

        "O Trenzinho do Caipira", é uma composição/melodia do Maestro Heitor Vila-Lobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras No. 2. A obra caracteriza

por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra, que recebeu a letra do poeta Ferreira Gullar, em "Poema Sujo", de 1975. "Lá vai o trem 

com o menino, lá vai a vida a rodar, lá vai a ciranda e destino cidade a noite girar, lá vai o trem sem destino, pro dia novo encontrar, correndo vai pela terra, 

vai pela serra, vai pelo mar, cantando pela serra do luar, correndo entre as estrelas, no ar. É a cidade...".

        A Oração de São Francisco de Assis, assim como tantas músicas religiosas foram musicadas depois de letradas: "Ó Mestre fazei que eu procure mais, consolar

que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para 

vida eterna! Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão, onde houver discórdia, 

que eu leve a união, onde houver dúvida que eu leve a fé, onde houver erro que eu leve a verdade, onde houver desespero que eu leve a esperança, onde houver tristeza 

que eu leve a alegria, onde houver trevas que eu leve a luz!". O cantor Raimundo Fagner também gravou esse Poema de oração cantada. 

        Afinal, dentre todas as artes, a música é a que exibe maior capacidade de envolver as pessoas. Basta considerar que o primeiro contato com uma canção pode 

ser totalmente involuntário. A melodia invade os ouvidos, e pronto: Você se rende a ela; é algo puramente sensorial. Com a poesia, o romance ou qualquer arte textual,

a conecção acontece. Outros poetas e compositores em parcerias: Manuel Bandeira com Tom Jobim e Gilberto Gil; Carlos Drumond de Andrade com Milton Nascimento, Belchior

e Paulo Diniz; Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto, com Chico Buarque; Solano Trindade com Caetano Veloso; Francisco Carvalho e Ferreira Gullar com Raimundo 

Fagner. São músicas de recorte popular escritas com base em poemas publicados. 

 

        Poesia de livro e letra de música são duas artes distintas, embora tenham pontos em comuns; não são irmãs muito parecidas, mas são primas. Letra e poema são

artes diferentes. O cantor e compositor Edu Lobo: "Muitas vezes você pega grandes poetas que jamais fariam letra de música; fazer letra de música é bem diferente,

precisa ser bem encaixada na música, pois envolve musicalidade, que precisa ser bem entendida e ter ouvido legal, compreender como é que a frase musical se desenha".

"Tema dos Inconfidentes", de Chico Buarque, extraído do Romance da Inconfidência de 1953, de Cecília Meireles: "Toda vez que um justo grita, um carrasco o vem calar,

quem não presta fica vivo, quem é bom mandam matar". O cantor Milton Nascimento, associou uma melodia aos versos de Carlos Drumond "Novos Poemas" de 1948.

        João Ricardo do Grupo Secos e Molhados, revelou especial inclinação para musicar poemas dos poetas Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Oswald

de Andrade e Solano trindade. Os poemas que os compositores escolhem musicar são peças que apresentam certa regularidade formal, que facilita a musicalidade.

        Caetano Veloso, musicou um poema em prosa Galáxias, de Haroldo de Campos: "Na transcrição do poema mantive o padrão usado por Haroldo de Campos, que é o texto

corrido sem parágrafos. Separei os blocos que correspondem às partes definidas pela música".

        O cantor Belchior, usa sua arte de transformar poemas em canções em parceria com Carlos Drumond. Vários compositores musicaram "Café com grão" de Manuel 

Bandeira. Tom Jobim, gravou "Trem de ferro", de Manuel Bandeira: "Trem sujo da Leopoldina correndo, correndo, parece dizer tem gente com fome". "Funeral de um 

Lavrador", é uma das canções que valeram a Chico Buarque o elogio do poeta João Cabral de Melo Neto. O cantor Raimundo Fagner pôs melodia em cinco poemas de Francisco

de Carvalho. José Miguel Wisnick patenteou melodia ao poema "Anoitecer", de Drumond. Certamente dezenas de outros poemas que viraram canções poderiam ser citados.

        Samba em Prelúdio, de Vinicíus de Moraes: "Eu sem você não sei nem chorar, sou chama sem luz, jardim sem luar, luar sem amor, amor sem se dar, sem você meu

amor eu não sou ninguém". Poema de Dona do Meu Coração, de Cláudia Mendonça, foi musicado. A Banda de Chico Buarque: "Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra

ver a banda passar tocando coisas de amor". Apesar de Você, de Chico Buarque: "Apesar de você amanhã há de ser outro dia". 

        

        Aquarela do Brasil, letra de Luiz Peixoto e musicada por Ary Barroso: "Brasil, meu Brasil brasileiro, meu mulato inzoneiro, vou cantar-te nos meus versos, o

Brasil, samba que dá, bomboleio que faz gingar, o Brasil do meu amor, Terra de Nosso Senhor, Brasil! Pra mim! Ô abre a cortina do passado, tira a mãe preta do cerrado,

bota o rei congo no congado". Risque de Ary Barroso: "Risque meu nome do teu caderno, já não suporto o inferno do nosso amor fracassado, deixe que siga novos caminhos

em busca de outros carinho, matemos nosso passado, mas se algum dia, talvez, a saudade apertar, não se pertube, afogue a saudade nos copos de um bar, creia, toda 

quimera se esfuma, como a beleza da espuma, que se desmancha na areia".

        Pula a fogueira, de João B. Filho: "Pula a fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô, cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amor". "O 

balão vai subindo vai caindo a garoa, o céu é tão lindo, a noite tão boa, São João acende a fogueira do meu coração".

        

        O cantor e compositor Lamartine Babo, fez letra e depois musicou: Hino do Flamengo, do Vasco, do Fluminense, do Botafogo, do América. "Eu sonhei que tu

estavas tão linda". "Isto é lá com Santo Antonio". "Chegou a hora da Fogueira". "O teu cabelo não nega". "Eu pedi uma oração ao querido São João que me desse um matrimônio,

São João disse que não! Isto é lá com Santo Antonio!". "Chegou a hora da fogueira é noite de São João, o céu fica todo iluminado, fica o céu  todo estrelado, pintadinho

de balão, quando eu era pequenino de pé no chão, eu cortava papel fino pra fazer balão e o balão ia subindo para o azul da imensidão". "Uma vez Flamengo, sempre 

flamengo, flamengo eu sempre hei de ser, é o meu maior prazer vê-lo brilhar seja na terra, seja no mar, vencer, vencer, vencer, uma vez flamengo, flamengo até morrer.

Eu teria um desgosto profundo se falatasse o flamengo no mundo, ele vibra, ele é fibra, muita libra já pesou, Flamengo até morrer eu sou!".

        Chiquinha Gonzaga nasceu em 1847: A compositora, pianista e maestrina é responsável por mais de duas mil canções populares, e entre elas está a primeira 

marchinha composta para o carnaval: "Ô abre alas", de 1889, que hoje faz parte do imaginário brasileiro. Seu aniversário, em 17 de outubro, é lembrado como o Dia 

Nacional da Música Popular Brasileira, desde a aprovação de uma lei para este fim, em maio de 2012. O cenário musical brasileiro atual tem a presença de diversas 

mulheres que, como cantoras, compositoras ou instrumentistas, conseguem se sutentar com seu trabalho artístico. O que hoje parece natural, há cerca de um século era 

raro: mulheres que ousavam se manter neste meio eram vistas com preconceito e sofriam discriminação. A menina Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu em uma família

comandada pela postura rígida de José Basileu Gonzaga, General do Exército Imperial Brasileiro. Sua mãe, Rosa Maria Neves de Lima, era uma negra, filha de escrava, 

que se casou com o militar de alta patente após dar à luz sua primeira filha, Chiquinha Gonzaga, como ficou conhecida, que teve como padrinho Luis Alves de Lima e Silva,

o Duque de Caxias, e foi educada por professores mais gabaritados do Rio de Janeiro na época. Na música teve aulas com Maestro Lobo; aos 11 anos de idade compôs sua

primeira obra: a música "Canção dos Pastores", feita para noite de natal em família, em 1858: "Oh! Pastores da campina, os instrumentos deixai, vinde

ver o Deus menino, vinde ver o nosso pai". Ainda jovem com 16 anos de idade, foi obrigada a se casar com o empresário Jacinto Ribeiro do Amaral, marido escolhido por

seu pai. O marido queria que Chiquinha abrisse mão da carreira musical; por este motivo ela abandonou a união e passou a viver com o engenheiro João Batista de 

Carvalho. Ela foi mãe de quatro filhos: João Gualberto, Maria do Patrocínio, Hilário e Alice Maria. Alguns anos depois ela se separou do atual marido e passou a 

trabalhar como musicista independente, dando aulas de piano e fazendo apresentações em bailes. Chiquinha perdeu a guarda dos filhos, ficando apenas com o filho mais

velho, João Gualberto. Chiquinha passou a conviver com o músico português João Batista Fernandes Lage, com quem viveu pelo resto da vida.

Sua primeira composição de sucesso foi a polca "Atraente", editada em 1877, que se tornou um clássico da música instrumental brasileira, passando a integrar o 

grande repertório do choro. Foi regravada por diversos artistas, como Pixinguinha. Polca: Dança popular de Boêmia, região onde atualmente fica a República Theca, que

se difundiu pelo mundo após chegar a Paris, por volta dos anos 30 do século 19. No carnaval de 1899, compôs a música que marcaria a música brasileira dali em diante. 

Ela estava em casa, no bairro do Andaraí, zona norte do Rio de Janeiro, assistindo ao ensaio do cordão Rosa de Ouro, quando teve a inspiração para criar "Ô abre alas".

Essa foi a primeira marchinha carnavesca com letra que se tem notícia: até então, salões da alta sociedade tinham festas embaladas por polcas, valsas e quadrilhas, e

nas ruas o povo se divertia ao som de baterias cadenciadas e músicas como cantigas de roda; assim Chiquinha Gonzaga, fixou ali, um novo gênero que daria personalidade ao

carnaval brasileiro: "Ô abre alas que eu quero passar, eu sou da lira não posso negar, Rosa de Ouro é quem vai ganhar". A canção "Corta-jaca", composta em 1895, pela 

partitura manuscrita, é possível ler o desabafo aliviado da compositora: "Arre!!! São 4 da manhã! Estou cansada, vou dormir... Felizmente acabei, os galos cantam".

Foi de Chiquinha, a iniciativa de criar a primeira sociedade protetora e arrecadadora de direitos autorais no Brasil, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais

(Sbat), fundada em 1917. Chiquinha Gonzaga fez mais de duas mil músicas que mais tarde foram letradas por diversos compositores. A última composição de Chiquinha 

Gonzaga, "Canção de Lauro", foi escrita em 1933, quando a maestrina já tinha 85 anos de idade.

         

        O poeta e compositor Assis Valente fez a poesia e depois musicou "Brasil Pandeiro", que ofereceu a Carmem Miranda, que chegava ao Brasil, vinda dos Estados

Unidos, em 1940, que não quis gravar a música, então foi gravada pelo grupo Anjos do Inferno. Anos mais tarde, a música foi regravada e popularizada pelos "Novos 

Baianos", em 1972, no Álbum "Acabou Chorare", com Moraes Moreira. "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor, eu fui à Penha e pedi a padroeira para me 

ajudar. Salve o morro do Vintém, pendura-saia, eu quero ver, eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar. O Tio Sam está querendo conhecer a nossa 

batucada, anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato, vai entrar no cuscuz, acarajé e abará, na casa branca já dançou a batucada de ioiô i iaiá. Há quem 

sambe diferente, noutras terras, outra gente, um batuque de matar, batucada, reuni vossos valores, pastorinhas e cantores, expressões que não tem par oh! Meu Brasil! 

Brasil, esquentai vossos padeiros, iluminai os terreiros que nós queremos sambar". Letra e música de Assis Valente, "Boas Festas" foi gravada por Carlos Galhardo.

"Anoiteceu, o sino gemeu e a gente ficou feliz a rezar. Papai Noel, vê se você tem a felicidade pra você me dar. Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel,

e assim felicidade eu pensei que fosse uma brincadeira de papel. Já faz tempo que eu pedi mas o meu papai Noel não vem, com certeza já morreu ou então felicidade é

brinquedo que não tem".

 

3. COMO LER PARTITURA E CANTAR BEM SEM DESAFINAR

 

   Quem deseja conhecer e entender música, provavelmente já quis saber como ler partitura, afinal essa é a escrita musical mais completa que existe. Além disso, quando

um músico confessa que não sabe partitura, geralmente ele acaba perdendo oportunidades. O problema é que aprender partitura por meio de livros é muito complicado,

pois as explicações que aparecem são difíceis de assimilar. É possível aprender partitura, e não é difícil! As partituras registram ideias harmônicas, rítmicas e 

melódicas, assim como vc aprendeu o alfabeto, bem como vc decorou o som de cada letra, também precisa decorar a maneira como cada nota é representada no papel. Ao

final você estará dominando uma nova linguagem. 

   

    Pauta da Partitura: Pauta é a região onde escrevemos as notas musicais. Essa região é formada por linhas e espaços. Cada linha e cada espaço são usados para 

representar uma nota musical diferente; existem 5 linhas na pauta e símbolos de notas musicais: DO RE MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL LA. É possível criar mais linhas 

para alcançar outras oitavas (a primeira nota Dó, bem como a última nota Lá, em linhas extras, são chamadas de suplementares), então cada linha e espaço são utilizados

para representar uma nota diferente em sequência. Os músicos, ao longo da história, escolheram posições diferentes para as notas nas linhas das pautas. E por isso foram

inventadas as claves, símbolos que serviriam para sinalizar a nota e a linha de referência que se adotava. A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave Sol.

Ela recebeu esse nome porque informa que a nota que estiver sobre a segunda linha se chamada Sol, assim, sabendo onde está a nota Sol, poderá registrar todas as outras 

notas seguindo a mesma lógica. A primeira coisa que você tem que saber para ler uma partitura é a sequência de notas, de cor e salteado, de trás para frente e de frente 

para trás. No violão, o Dó central situa-se na terceira casa, quinta corda. A partitura para o violão está deslocada de uma oitava em relação ao piano. Na realidade, o

Dó central do piano corresponde à altura da nota Dó na segunda corda do violão. Essa definição deslocada foi escolhida para facilitar a escrita, pois se não fosse assim

a escrita no violão precisaria de muitas linhas suplementares para representar os acordes mais simples e comuns. O correto para representar a partitura no violão é 

colocar o símbolo "8" na clave de Sol, indicando que a representação está deslocada de um oitava em relação ao Dó central do piano. Mas nem todos os escritores colocam

esse símbolo, então fique atento ao instrumento em questão para se localizar corretamente. Pauta e as Claves Musicais: Visa conhecer um pouco da história da partitura

e aprender os símbolos e a localização das notas na clave sol, clave fá e clave de dó. Localizando as notas no instrumento: Aprender a relacionar as notas da partitura

com as notas do instrumento, aprender os conceitos de Dó Central, Linhas Suplementares e entender o motivo de existirem diferentes claves. Armadura de Clave: Aprender 

como representar os acidentes sustenidos e bemóis na partitura e como ler uma armadura de clave. Conhecendo as técnicas: Descobrir como representar as principais 

técnicas de execução das notas em uma parittura, como dinâmica, ligado, trinado, etc. Aprendendo a ler os tempos na partitura: Conhecer as figuras musicais e aprender 

a duração/tempo de cada figura rítmica com exemplos práticos. Entendendo o compasso: Aprender o que é um compasso musical e o que significam as frações de compasso

4/4, 3/4, etc. Aprendendo a ler pausas: Entender o que são pausas, sua simbologia e como ler a duração/tempo das pausas com exemplos práticos. Conhecendo as notas

pontuadas: Aprender a ler os pontos de aumento e os pontos de diminuição na partitura. Figuras rítmicas especiais: Entender o conceito e a representação das tercinas

e sextrinas na partitura. Colocando tudo em prática: Fazer um resumo de tudo observando como ler na prática uma partitura sem nunca ter ouvido a música antes. 

    

    Em relação ao canto, cantar é uma arte. Algumas pessoas já nasceram sabendo como cantar bem, mas isso não significa que elas sejam as únicas que podem soltar a voz.

Uma aula de canto pode tanto corrigir as falhas de pessoas desafinadas como pode aprimorar a técnica daqueles que já sabem cantar. Aprenda a encontrar a sua extensão 

vocal: É importante saber qual altura que você se sente mais confortável para cantar. Uma altura difícil e inadequada pode fazer sua voz perder força e potência, além

de prejudicar seu timbre e estressar suas cordas vocais. O principal fator é tamanho e o formato da sua laringe. Na voz masculina temos o tenor, o barítono e o baixo.

Na voz feminina, temos contralto, mezzo soprano e soprano. Observe como os cantores exploram as técnicas vocais no seu estilo, com o objetivo de treinar e aprimorar

essas técnicas depois. É importante fazer um aquecimento vocal antes de iniciar sua performance. Cante primeiro as notas que estão no meio da sua extensão vocal,

depois vá para as notas mais baixas da sua extensão e depois volte para o meio. Fazer voalizes é cantar diversas notas em sequência, dó, ré, mi, utilizando algum 

fonema específico: má, mú, pá, pó, lá. Treine velocidade pela agilidade com que você consegue ir de uma nota para outra com precisão. Aprenda a trabalhar a dinâmica 

vocal para dar vida às suas interpretações, escolhendo um tom confortável. Pronuncie corretamente as vogais no canto, com boa dicção para um canto bonito. Acompanhe 

as dicas de postura para cantar bem, ficando ereto, de pé, ombros firmes, visando permitir uma respiração mais fácil. Tenha uma boa alimentação, principalmente as 

frutas que ajudam bastante na melhoria da voz, limpando e afinando a saliva da laringe.    

    Estudar Canto não é uma tarefa apenas mental, envolve diversas partes do nosso corpo; estude todos os dias e descanse para que você possa evoluir em todas áreas.

Se prepare para ouvir repetidas vezes a mesma música. Existe uma grande diferença entre ouvir músicas apenas para curtir e ouvir com foco nos estudos. Faça exercícios

de respiração pois eles vão acompanhar você para sempre; faça gravações de suas músicas e veja aonde pode melhorar. 

    

    Rouquidão: Ela pode ser considerada como alteração vocal de um indivíduo seja de curta duração ou de longa duração até mesmo de forma crônica; as cordas vocais são

músculos que ficam em uma posição paralela um ao outro e estão localizados na laringe, no entanto, quando existe alguma irregularidade na mucosa, qualquer edema, faz

com que a limpidez do som seja impedida e consequentemente aconteça a rouquidão. Algumas das causas da rouquidão: Resfriados, gripe, esforços vocais, alcoolismo,

tabagismo, reumatismo, tiróide, ansiedade, angústia, canto mal orientado. Para curar a rouquidão: um bom remédio caseiro com orégano, é o chá desta planta, pois possui

propriedades que ajudam a limpar e purificar a garganta. Adicionando as folhas de orégano numa panela, cobrir com água fervente e deixar repousar durante 20 minutos.

Em seguida, acrescentar o suco de 1 limão e adoçar com mel a gosto; Beber bastante água porque as cordas vocais precisam estar sempre bem limpas e hidratadas; Evitar 

alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes, porque isto irrita a região, piorando a rouquidão; Comer a maçã com casca porque tem ação adstringente, limpando a

boca, os dentes e a garganta, e além disso ela melhora o funcionamento da articulação temporomandibular; Evite falar muito alto ou muito baixo para não cansar a 

musculatura da garganta; Fazer gargarejos com água morna e sal pelo menos 1 vez ao dia, para retirar todas as impurezas da garganta; Repousar a voz, evitando falar 

muito; Fazer um relaxamento da região do pescoço, girando a cabeça lentamente em 360o; Recomenda-se ir ao médico pois pode ser algo mais sério que necessita de 

tratamento específico.

     

     Desafinação Vocal: Já aconteceu de você estar cantando e alguém colocar a mão no ouvido? Ou fazer cara de quem não gostou? Se entre músicos já é difícil 

estabelecer o ponto exato em que o som passa a ser considerado desafinado, para quem não é profissional da área definir e entender isso, é tarefa ainda mais complexa.

Uma voz de timbre diferente, não reconhecido como padrão dentro de nossa cultura, pode conduzir equívocos de avaliação quanto à afinação ou desafinação. O cantor 

Milton Nascimento, em depoimento ao programa "Fantástico" da Rede Globo, em Novembro de 1993, descreve que aos 10 anos de idade foi reprovado em uma prova de canto, 

pois os professores estranharam o fato de suas notas vocais serem altas, mas pediram que cantasse. O resultado foi um canto tão belo e afinado que um dos professores 

aplaudiu na hora. Isso prova que, quanto menos usual for uma voz maior será o risco de ser afinada ou desafinada. Há casos de desafinação devido basicamente a 

problemas de ordem física, como perda auditiva, surdez, dificuldade na emissão da voz-disfonia, alterações vocais ou de ordem neurológica, podendo ser também de traço

genético. A grande maioria dos desafinados possui problemas de afinação por falta de estimulação musical, auditiva e vocal, por falta de treino ou de técnica, por 

convivência com modelo vocal inadequado na infância ou na idade adulta, por problemas psicológicos (timidez, medo, sentimento de inferioridade ou até bloqueios por 

terem sido rotulados como desafinados).

      A afinação e a produção vocal estão relacionados ao bom desenvolvimento e à performance do cantor. Tendem a apresentar imperfeições na execução musical, 

principalmente na afinação como falta de coordenação respiratória, uso inadequado de registro vocal ou imprecisão articulatória, que pode levar o cantor a distorções 

e falta de afinação vocal. O tempo para desenvolver a afinação depende basicamente do tipo de técnica a ser empregada, da perseverança e do interesse do cantor, além 

da dificuldade própria de cada um. A qualidade de sua afinação vocal pode ser aprimorada com exercícios específicos de técnica e por meio de estimulação, a qual ajuda 

o cantor a conhecer e a ampliar suas possibilidades vocais, desenvolvendo a afinação e a maturação vocal e auditiva. 

 

       Então, a poesia ou texto lírico é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos; ela retrata algo em

que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia quer dizer arte, e a obra feita com arte; a arte é a poesia, a obra, poema, o poeta,

o artífice; o sentido da mensagem poética pode ser, a forma estética para definir um texto que permite exprimir algo que está dentro de nós mesmos, usando recursos

linguísticos e estéticos.Do Poeta Luis de Camões: "Amor é fogo que arde sem se ver, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer". Poema épico é 

geralmente narrado de longa exensão, abordando temas como a guerra e situações extremas. O poema lírico pode ser muito curto, retratando apenas um momento, um flash

da vida, um instante emocional. Poesia é a expressão de um sentimento de amor, de belas palavras que tocam a alma. Poesia é diferente de Poema; Poema é a forma que 

está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto. 

       Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos, introduzidos pelo sentido das frases, pela rima e a métrica. 

       Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como a música, o ritmo tem uma grande importância. 

De Vinícius de Moraes: "Eu possa me dizer do amor que tive, que não seja, pois que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". 

       A Música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organizaçãoao longo do tempo; é uma prática cultural e

humana, em todas as civilizações com suas manifestações musicais próprias. A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo 

com a cultura e o contxto social. A música vai desde composições fortemente organizadas, improvisadas e até aleatórias. A música pode ser classificada como uma arte de

interpretação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas

também a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Ela tem presença em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. 

       A história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana. O material sonoro a ser usado pela música é 

tradicionalmente dividido com elementos organizacionais: melodia, harmonia, ritmo, altura, timbre, intensidade, duração. Na base da música, dois elementos são fundamentais:

O som e o tempo, baseando-se no comprimento, altura e profundidade. 

       Composição musical é uma peça original de música feita para repetidas execuções. A música pode ser preservada na memória ou através de anotações. As composições

podem ser feitas para a voz humana, geralmente contendo letras, assim como para instrumentos musicais. Ao realizar a composição, o compositor deve ter conhecimento

da teoria musical e das características do gênero (samba, bolero, popular, etc.), que vai determinar o ritmo, a instrumentação utilizada e a duração da composição.

       Arranjo, em música, é a preparação de uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais, visando reescrever o

material pré-existente para que fique em forma diferente das execuções anteriores ou para tornar a música mais atraente para o público e usar técnicas de rítmica, harmonia

e contraponto para reorganizar a estrutura da peça de acordo com os recursos disponíveis, tais como a instrumentação e a habilidade dos músicos. O arranjo pode ser uma

expansão, quando uma música para poucos instrumentos seré executada por um grupo musical maior como uma orquestra ou grupo coral. Pode também ser uma redução, quando

uma música para orquestra é reduzida para ser tocada por um conjunto menor ou um instrumento solista. Muitos compositores fazem os arranjos de suas próprias canções, 

mas em muitos casos, o arranjador é um músico especializado e experiente. Nas trilhas sonoras de alguns filmes, é comun a utilização da música para criar desconforto

na audiência, em cenas de suspense ou terror. 

       O compositor escreve canções com uma melodia básica e o acompanhamento rítmico/harmônico de um único instrumento (em geral, violão, guitarra ou primo). O trabalho 

do arranjador consiste em expandir a música para um conjunto mais abrangente, prover as partes complementares, como as solos e linhas de baixo e ritmos, acrescentar

solos e contracantos, e preparar a música para a instrumentação desejada. 

       Prosa é o nome que se dá à forma de um texto escrito em parágrafos, narrativo, dissertativo, etc. Isso significa que tipos textuais como o poema, não podem ser

classificados como prosa, com significado de discurso direto, livre, em linha reta, um texto sem divisões rítmicas intencionais, sem preocupações com ritmo, métrica,

rimas, alterações e outros elementos sonoros, como um livro técnico, um romance, uma lei, etc. O Filósofo Aristóteles, já observava, em sua "Poética", que nem todo

texto escrito em versos é "poesia", pois na época era comum se usar os versos até em textos de natureza científica ou filosófica, que nada tinha a ver com poesia.

      

       Agora, cante que a sua voz vai surpreender a todos que ouvirem!

 

 

4.  FLORES DE SANTA CRUZ

 

    EM SANTA CRUZ DO RIO EU QUERO VER UM DIA

    DE MANHÃ SORRINDO O MEU AMOR PASSANDO ENFEITANDO A VIDA

    E O AMANHÃ DE SOL SE DILACERA EM CORES FLORES NA JANELA

    ELA ENTRE AS FLORES 

    FLORES DO MEU BAIRRO VOU TE OFERTAR

    VOCÊ É O MEU CARINHO SANTA CRUZ O MEU POMAR

 

    E O AMANHÃ DE SOL SE DILACERA EM CORES FLORES NA JANELA

    ELA ENTRE AS FLORES

    NADA MAIS É LINDO QUE UMA ILUSÃO

    E ASSIM ME ILUDINDO FIZ A TI ESTA CANÇÃO

 

5.  PAZ DE UM GRANDE AMOR

   

    EU VOU GRITAR E IMPLORAR AO MUNDO

    QUE NUNCA MAIS ME FAÇA TI ENCONTRAR

    EU QUERO PAZ DE UM GRANDE AMOR PROFUNDO

    INGRATO AMOR DIFÍCIL DE CHEGAR 

    MAS SEI QUE BREVE VOLTARÁ SORRINDO 

    E O NOSSO AMOR RENASCERÁ MENTINDO

    SE ISTO MESMO FOR ACONTECER 

    SERÁ MELHOR VOCÊ ME ESQUECER

    

    MAS SEI QUE VOCÊ VAI DIZER A TODOS QUE EU

    NÃO SEI TE ESQUECER

    SABERÃO QUE TUDO É MENTIRA 

    QUE NEM VALE A PENA PENSAR EM VOCÊ

 

6.  DURA REALIDADE

  

    A SUA VIDA ERA UM MISTÉRIO QUE EU DESCONHECIA

    FIQUEI SABENDO QUE VOCÊ MENTIA

    QUANDO CHEGUEI MAIS PERTO DE VOCÊ

    EU QUE SONHAVA COM A PUREZA DO SEU CORAÇÃO

    SOFRI HORRORES E DESILUSÃO

    NÃO SE ACREDITA EM TUDO QUE SE VÊ

 

    ERA MEU SONHO OFERECER-TE A MINHA TERNURA

    DEIXAR BEM LONGE A MINHA AMARGURA

    E TER SOMENTE PARA O MEU CARINHO

 

    MAS FRACASSEI E VI POR TERRA A FELICIDADE

    EU ENFRENTEI UMA DURA REALIDADE

    E FUI APENAS MAIS UM NO SEU CAMINHO

 

7.  JARDIM DA PRAÇA

 

    CADA DIA QUE SE VAI A SAUDADE AUMENTA

    E EU FICO TRISTE SÓ EM PENSAR

    SE UM DIA TE PERDER EU LOUCO VOU FICAR

    QUERO A TI QUERO PARA SEMPRE AMAR

 

    NUNCA ME ESQUECEREI 

    OS MOMENTOS DE ALEGRIA 

    DO JARDIM LÁ DA PRAÇA

    TROCÁVAMOS PALAVRAS DE AMOR

    E AO MESMO TEMPO CONFESSÁVAMOS 

    OS NOSSOS DESEJOS FUTURO 

    DE SEREM BREVEMENTE REALIZADOS

 

8.  CASTELO DE ILUSÃO

 

    EU FIZ DA MINHA VIDA UM CASTELO DE ILUSÃO

    CONHECI UM CERTO ALGUÉM

    A QUEM DEI MEU CORAÇÃO

 

    MAS ESTE ALGUÉM ME ABANDONOU

    ME DEIXANDO A SOFRER

    E SENTINDO ESTA DOR 

    INFELIZ POR TI PERDER

 

    AI COMO É TRISTE VIVER NA SOLIDÃO

    LEMBRAR QUE TEVE ALGUÉM 

    QUE SÓ TE DEU DESILUSÃO

 

    AI COMO SOFRE MEU POBRE CORAÇÃO

    POIS A MINHA VIDA É UM CASTELO DE ILUSÃO

 

9.  APAIXONADO

 

    O SEU AMOR ME ATORMENTA NOITE E DIA

    EXISTE EM MIM UMA GRANDE SIMPATIA

    VIVER SEM TI MEU CAMINHO É TÃO ERRADO

    JÁ ME PERDI ESTOU MESMO APAIXONADO

 

    UM SER QUE AMA EM SONHOS RECLAMA 

    QUE O SEU AMOR DEVE SER AMADO

    QUE VOU FAZER SE EU SOU ABENÇOADO

    AGRADECER PORQUE ESTOU APAIXONADO

 

    MEU BEM NÃO POSSO ESCONDER MINHA ALEGRIA

    É VER NASCER E CRESCER UM NOVO DIA

    E MESMO ASSIM CREIA EM MIM EU NÃO MEREÇO

    O SEU AMOR QUE É IMENSO E NÃO TEM PREÇO

    SIGO VIVENDO NESTA VIDA ALUCINADO

    AGORA ENTENDO ESTOU MESMO APAIXONADO

 

10.A ESTRADA

 

   VOU CAMINHANDO PELA ESTRADA

   PROCURANDO A MINHA AMADA

   NA ESTRADA SE PERDEU

   VOU SUJEITO A CHUVAS E TROVOADAS

   ENFRENTANDO A ESCALADA

   ESPERANÇA EM MIM NASCEU

   SOU UM HOMEM EM CONFLITO 

   MAS EM MIM AINDA ACREDITO

   QUE NÃO SE PERDEU

   SOU A MINHA PRÓPRIA ESPERANÇA

   ESSA É A MINHA HERANÇA

   RAZÃO QUE EM MIM VIVEU

 

   PORÉM AO CHEGAR AO FIM DA ESTRADA

   ENCONTRAREI A MINHA AMADA 

   E PRA SEMPRE QUERO SER

   UM HOMEM QUE ENCONTROU O SEU CAMINHO

   ENCONTROU O SEU CARINHO

   MEU AMOR QUE É VOCÊ

 

11.RESTOS DE SAUDADE

 

   SINTO QUE A IDADE VEM CHEGANDO 

   MEUS CABELOS NEGROS VEM PINTANDO

   MINHA MOCIDADE SE ACABOU 

   OLHO NO ESPELHO O MEU ROSTO

   VEJO AS RUGAS E O DESGOSTO

   É A VELHICE QUE CHEGOU 

   EU TINHA TANTAS JOVENS AO MEU LADO

   HOJE ELAS SE AFASTARAM E OS AMIGOS ME DEIXARAM

   NÃO QUERO MAIS A BOEMIA JÁ NÃO SINTO ALEGRIA

   O MEU TEMPO JÁ PASSOU

 

   SINTO QUE ESTOU MESMO ME ACABANDO 

   JÁ NÃO TENHO MAIS VAIDADE E ANIMAÇÃO

   APROVEITA O SEU TEMPO MOCIDADE

   QUE MEUS CABELOS BRANCOS 

   SÃO RESTOS DE SAUDADE

 

12.ACEITA-ME COMO SOU

   

   ACEITA-ME COMO SOU E NÃO 

   COMO QUERES QUE EU SEJA

   POIS O VERDADEIRO AMOR 

   ABORRECE AS FANTASIAS

 

   NÃO TE RIAS DE MIM MEU ANJO LINDO

   POR TI AS NOITES EU VELEI CHORANDO

   POR TI NOS SONHOS MORREREI

   MORREREI SORRINDO

 

   SÃO AS CONFISSÕES DE AMOR 

   QUE MORREM NA GARGANTA 

   ÉS BELA E EU MOÇO

   TENS AMOR E EU MEDO

 

  

13.CHORO DE CRIANÇA 

 

   CHORO MEU AMOR A SOLIDÃO EM QUE ESTOU

   DIGO QUE ATÉ MESMO EU NÃO SEU MAIS O QUE SOU

   MUITO TEMPO SE PASSOU E ELA NÃO VOLTOU

   TANTO EU ESPERO ESSE ALGUÉM QUE NUNCA VEM

   PEÇO DE JOELHOS OH! MEU DEUS SÓ QUERO UM BEM

   TANTO PROCUREI DESSA LEMBRANÇA ENTÃO FUGIR

   DAQUELE AMOR QUE SE PASSOU E ANDA POR AÍ

 

   ANDEI E BAR EM BAR VIVIA A CANTAR

   VEIO A INSPIRAÇÃO PEGUEI MEU VIOLÃO

   FIZ ESTA CANÇÃO

   ENTÃO BEBI ENTÃO CANTEI

   E DEPOIS SORRI DEPOIS FUMEI E POR FIM CHOREI

   CHOREI COMO CRIANÇA

 

   VIVO NESSA DRAMA RECORDANDO SEM PARAR

   NA ESCURIDÃO DE UMA LEMBRANÇA VOU CHORAR

   TANTO COISA AMOR VEIO AQUI NOS SEPARAR

   NA ESCURIDÃO DE UMA LEMBRANÇA VOU CHORAR 

   EU CHOREI EM VÃO MEU BEM PELA PRIMEIRA VEZ

   QUANDO ENTÃO VOCÊ ME DISSE AQUELE TRISTE ADEUS

   E NÃO TENTO NINGUÉM PRA RECORRER EU VOU SOFRER

   DE NOVO ENTÃO EU CHORAREI E VOLTAREI

   A SER CRIANÇA

 

 

14.RENEGADO

   

   EU QUERIA AGORA LHE DIZER COMO TANTO TE ADORO

   MEU AMOR É TÃO GRANDE NÃO ESCONDE

   QUE NÃO PODE VIVER SEM VOCÊ

   SEM VC MORRERIA EU IRIA LAMENTAR 

   E VIVER A CHORAR

   COM VOCÊ SORRIRIA QUE ALEGRIA!

   MEU AMOR EU NEM QUERO PENSAR

 

   JÁ NÃO POSSO FICAR UM SEGUNDO NESTE MUNDO

   DISTANTE DE UM OLHAR SINGULAR

   ROGO QUE COMPREENDA LOGO ENTENDA 

   RENEGADO NÃO SOU SEU AMADO

 

   SE SOUBESSES QUE CHORO EU IMPLORO 

   DARIA EM MEU DRAMA O FIM

   MAS EU SEI QUE ESTE AMOR TU DESPREZAS

   NÃO QUERES SABER TAMPOUCO DE MIM

   

 

15.DESPEDIDA DA VIDA

 

   SEMPRE VOU LEMBRAR O SEU SORRISO 

   SUA ALEGRIA MINHA COMPANHIA

 

   SUA VERDADE É MINHA SAUDADE

   SINCERIDADE E SUA AMIZADE

   O QUE ME FAZ ME CONSOLAR

 

   SUA ALEGRIA FOI NO DIA A DIA

   CONTAGIANDO E APAIXONANDO

   QUEM CONVIVIA CONTIGO AQUI

 

   O SEU COMPLEXO SEM TER MESMO UM NEXO

   DA ENERGIA QUE EXALA EM TI

   DE SEMPRE TER VOCÊ AQUI

 

   SEMPRE VOU LEMBRAR O SEU SORRISO 

   SUA ALEGRIA MINHA COMPANHIA

 

16. REFERÊNCIAS

 

1.  https://pt.wikipedia.org/wiki

 

2.  www1.folha.uol.com.br/ilustrada

 

3.  https://www.revistaforum.com.br/poesia-cantada

 

4.  www.descomplicandoamusica.com/como-ler-partitura/

 

5.  Sobreira, Silvia. Desafinação Vocal. Editora Musimed

 

6.  Diniz, Denise Pimentel. Fonoaudióloga Clínica. CRFa-PR 8697

 

   

 

 

 

 

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