Poder do pensamento positivo

Por Valter Ribeiro | 19/04/2018 | Psicologia

O pensamento positivo é uma atitude mental e emocional que se concentra no lado positivo da vida e espera resultados positivos.

Uma pessoa com pensamento positivo antecipa felicidade, saúde e sucesso e acredita que ela pode superar qualquer obstáculo e dificuldade.

O pensamento positivo não é um conceito que todos acreditam e seguem.Alguns consideram isso um absurdo e zombam das pessoas que o seguem. No entanto, há um número crescente de pessoas que aceitam o pensamento positivo como um fato e acreditam na sua eficácia.

Parece que este assunto está ganhando popularidade, como evidenciado pelos muitos livros, palestras e cursos sobre o assunto.

Para usá-lo em sua vida, você precisa mais do que apenas estar ciente de sua existência. Você precisa adotar a atitude de pensamento positivo em tudo que faz.

Como funciona o pensamento positivo

Veja uma história de exemplo.

Allan candidatou-se a um novo emprego, mas não acreditava que o conseguiria, pois sua auto-estima era baixa e ele se considerava um fracasso e indigno de sucesso.

Ele tinha uma atitude negativa em relação a si mesmo e, portanto, acreditava que os outros candidatos eram melhores e mais qualificados do que ele.

A mente de Allan estava ocupada com pensamentos e medos negativos em relação ao trabalho, durante toda a semana anterior à entrevista de emprego.Na verdade, ele antecipou o fracasso.

No dia da entrevista, ele acordou tarde e, para seu horror, descobriu que a camisa que planejava usar estava suja e a outra precisava passar. Como já era tarde demais, ele saiu vestindo uma camisa amassada e sem comer o café da manhã.

Durante a entrevista, ele estava tenso, negativo, faminto e preocupado com a camisa. Tudo isso distraiu sua mente e tornou difícil para ele se concentrar na entrevista. Seu comportamento geral causou uma má impressão e, conseqüentemente, materializou seu medo e não conseguiu o emprego.

Jim solicitou o mesmo emprego também, mas abordou o assunto de uma maneira diferente. Ele tinha certeza de que ele iria conseguir o emprego.Durante a semana anterior à entrevista, ele muitas vezes se visualizava causando uma boa impressão e conseguindo o emprego.

Na noite anterior à entrevista, ele preparou as roupas que usaria e foi dormir um pouco mais cedo. No dia da entrevista, ele acordou mais cedo do que o habitual e teve tempo suficiente para tomar café da manhã e, em seguida, para chegar à entrevista antes do horário marcado.

Jim causou uma boa impressão e conseguiu o emprego.

O que aprendemos com essas duas histórias? Houve alguma mágica usada? Não, tudo aconteceu de uma maneira natural.

É só um exemplo simples, mas mostra como nossa maneira de pensar influencia em nosso comportamento.