Pobreza menstrual: uma abordagem para além do tampão. 

                   (Relatório de Experiência – Ação) 

            Período de realização: A ação ocorreu nos dias 12 de maio de 2023, na Universidade Tiradentes, e 24 de maio de 2023, na Associação Mulheres de Peito, ambas localizadas em Aracaju/SE. 

          Objeto da experiência: Foi uma experiência de comunicação com estudantes e público-alvo sobre os aspectos sociais que envolvem a pobreza menstrual, enfatizando os efeitos na saúde das pessoas que menstruam. 

        Objetivos: A campanha teve como objetivo conscientizar sobre os impactos da pobreza menstrual na saúde reprodutiva, por meio do debate, com estudantes de medicina, sobre a dignidade menstrual e da compreensão da importância de políticas públicas para a minoria afetada por esse problema. Além disso, foi oferecido apoio por meio da arrecadação e distribuição de produtos de higiene pessoal. 

           Metodologia: Sobre a formação teórica, houve uma palestra que teve uma socióloga dando uma aula sobre o tema da pobreza menstrual, que foi complementada por uma aula de um médico sanitarista. Ao final do treinamento, houve uma conversa com um produtor local de absorventes não descartáveis. Além disso, já na fase de formação prática, foi realizada uma roda de conversa na sede do Movimento Mulheres do Peito. Durante o registro, foi cobrado um valor e um produto de higiene, que foi destinado à coleta. Ao todo, foram arrecadados absorventes e produtos de higiene pessoal, que posteriormente foram doados a mulheres acometidas por algum tipo de câncer. Além disso, foram realizadas duas avaliações de impacto, a primeira no final da formação teórica e outra na prática. 

         Resultados: A ação, tanto na parte teórica quanto na prática, cumpriu seu objetivo. Um exemplo que pode justificar esse sucesso são os resultados da avaliação de impacto na atividade educativa, questões como "Quanto você avalia seu aprendizado sobre o tema abordado no evento?" e "Quantas vezes o tema foi abordado em sua formação?" estiveram presentes no questionário. Além disso, o engajamento dos participantes também foi muito importante para os bons resultados da ação. 

         Análise crítica: A ação atingiu o grupo de mulheres mais vulneráveis por meio de uma abordagem da menstruação pobreza em seus aspectos sociais e de saúde. Dessa forma, o evento teve um impacto positivo, já que, além dos alunos terem proferido uma palestra sobre o tema, os participantes puderam compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e, ao final, receber produtos de higiene arrecadados pela ação da campanha. Assim, questões como "Você já teve que faltar à escola por causa da menstruação" e "Você já sentiu vergonha da menstruação?" foram feitas devido à sua relevância1. Além disso, foi possível estabelecer um momento mais íntimo para esclarecer questões pertinentes ao cotidiano do grupo. 

    Conclusões e/ou Recomendações: Por fim, a ação "pobreza menstrual" mostrou-se um evento de extrema importância dentro e fora do ambiente universitário, uma vez que os estudantes puderam aprender sobre o tema com profissionais devidamente capacitados e na prática se aproximar e contribuir com a sociedade. 

  • Ana Carolina Magnavita Costa, Kamila Andrade Santana, Gabriella Lucas de Assis,  Ludiane Matos Garcia Sampaio, Caroline Gouveia Borba e Souza,  Sophia Santana Amaral