PLURALIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO (PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL/ÉTNICA).

MARCIA SANTOS DA SILVA (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

REGINALVA ROCHA DA SILVA SANTOS (PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL).

LUCIENE MARIA MEIRA (PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL)

CONCEIÇÃO DA SILVA CAMPOS (PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL)

 

CONCEITO DE PLURALIDADE CULTURAL: É A existência de várias culturas, podendo ser a pluralidade de religião, de nacionalidade ou de cor. Verificamos que infelizmente no país em que vivemos é inevitável não perceber o preconceito e a discriminação racial, por meio de manifestações de racismo.

De acordo com o estágio realizado, pude observar que o tema pluralidade cultural foi constantemente trabalhado em sala de aula, pois a professora titular sempre abordava assuntos relacionados a cultura do nosso país, esclarecendo aos alunos que o Brasil é um país complexo, com diferentes etnias e culturas, que existem desigualdades sociais econômicas e discriminatórias.

 Deste modo o professor deve trabalhar a questão da pluralidade cultural de uma forma clara e precisa, usando diferentes tipos de materiais e fontes de pesquisa, levando aos alunos livros, revistas, objetos de cultura, ou até mesmo pessoas que resgatem memórias culturais, de uma maneira que o aluno irá compreender orientando que não existe uma só cultura, sendo ela transmitida de geração em geração e que demonstra aspectos de uma população.

Palavras chave: Tics : Word, E-mail e Jornal

Deste modo vamos iniciar elaborando uma aula no “laboratório de informática “ da escola, será uma turma composta por 20 alunos, onde formarão 10 grupos, com 2 alunos em cada máquina. Faremos um jornal onde será editado no Word, que depois de pronto será impresso e fixado no mural da escola, e também enviaremos e-mails para a coordenação da escola familiares e exclusivamente para a Secretaria de Educação do Estado, alertando sobre a existência do “preconceito e discriminação racial.

Assim explicaremos sobre o preconceito e discriminação racial em nosso País sendo os objetivos:

  • Identificando os ambientes ao qual mais acontece geralmente em locais públicos (escolas, bares, lojas, shopping);
  • Analisaremos o porquê do preconceito e discriminação racial (Infelizmente as pessoas julgam que cor de pele, classe social, crença religiosa, roupas definem caráter)
  • Conscientizar os alunos para que não haja discriminação entre as pessoas, reconhecendo suas origens e respeitar o próximo.
  • Orientar os alunos que discriminação racial é crime (Legislação antidiscriminatória, Constituição de 1988).

 

Para finalizar no e-mail e no jornal impresso também será escrito que a escola tem papel de grande importância nesse processo por que é um lugar onde se convive com origens e nível socioeconômicos diferentes, como costumes e dogmas religiosos; um lugar onde são ensinadas regras.

Assim os alunos estarão conscientes que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas sim respeitá-los. E que talvez não consiga eliminar a discriminação ao nosso redor, porém podemos acabar com os preconceitos que nós mesmos talvez tenhamos.

Concluindo durante o estágio realizado participei de um projeto na escola chamado “Projeto Cultural Regional e Nacional”, que falava sobre diversos tipos de cultura tanto regional como nacional, explicando aos alunos que a cultura de um povo é formada por vários elementos, por exemplo: crenças, ideais, mitos, valores, danças, festas populares, culinária, modo de vestir etc. Neste projeto foi trabalhada em especial a culinária regional e nacional (norte, sul, nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil), especificando os pratos culinários típicos de cada região. Mostrando que não existe uma cultura melhor ou mais desenvolvida que a outra e que devemos reconhecer e respeitar a cultura de cada povo.

 

  • Referências Bibliográficas:

· Material Teórico: Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

 Unidade I

 Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Julia de Cassia Pereira do Nascimento

 Revisão Textual: Prof. Ms. Luciano Vieira Francisco