Comentemos algo das palavras atribuídas ao Espírito de outro grande filósofo terreno: as do discípulo de Sócrates: Platão, extraída da questão 1009 de “O Livro dos Espíritos” (1857 – AK - Ide), e que, tal como as palavras de Lammenais (*), parecem tratar daquele nosso afastamento do ‘Sistema’, ou seja, da ‘Morada Divina’ de que gozávamos no início dos tempos, de nossa gênese espiritual ao Seio do Justo e Amoroso Pai: 

“Humanidade! Humanidade!”

(Opus Citado). 

Notemos, primeiramente, a exortação do sábio Espírito: ele se refere à Humanidade, ou seja, a nós todos! O que não exclui, pois, a nenhum dos Espíritos humanos. 

E, notemos mais, que se trata do mesmo ensino de Emmanuel que, no Século 20, esteve a afirmar o mesmo, ou seja: somos, todos nós, da Humanidade no Mundo terreno, Espíritos decaídos; e, mais ainda, notemos que Emmanuel era também partícipe dessa plêiade de Espíritos que, no Século 19, e, pois, com Platão, Lammenais e muitos outros Sábios da Espiritualidade, tratavam de codificar a referida obra, que fora intitulada: “O Livro dos Espíritos”.  

Mas prossigamos com Platão: 

“Humanidade! Humanidade! Não mergulhes, pois, mais teus melancólicos olhares nas profundezas da Terra para aí procurar os castigos; chora, espera, expia e refugia-te no pensamento de um Deus Intimamente Bom, Absolutamente Poderoso, Essencialmente Justo”. (Vide: “O Livro dos Espíritos” – AK - Ide). 

Ou, noutros termos, todos nós, ou seja, toda a nossa Humanidade, estabelecida no Universo de matéria, ou, no ‘Anti-Sistema’ terreno, esta mesma Humanidade (**), como descrito supra: – chora, espera, expia - e aguarda do Poder, da Justiça e da Bondade de Deus, a hora exata de sua libertação para o retorno à ‘Morada’ espiritual onde o Pai nos estenderá os braços para festejar nosso retorno à família. 

Mais uma vez, gostaria de lembrar o sábio Espírito André Luiz, que, com Emmanuel, preconiza: 

“A evolução é a nossa lenta caminhada de retorno para Deus”. (Vide: “E a Vida Continua” – Feb). 

Finalizo, pois, com as palavras do Espírito de Verdade, prometido por Jesus: 

“AMAI-VOS”! 

Eis o primeiro ensinamento; e, “instruí-vos”: eis o segundo, que, pois, é secundário, mas necessário também ao nosso Espírito de aprendizados universais. 

(*) Palavras de Lammenais: 

“Pobres ovelhas desgarradas, sabei pressentir, junto a vós, o Bom Pastor que, longe de vos querer banir para sempre de Sua Presença, vem Ele mesmo ao vosso encontro para vos reconduzir ao aprisco. Filhos pródigos, abandonai vosso exílio voluntário; voltai vossos passos para a morada paterna: o Pai vos estende os braços e mantém-se sempre pronto para festejar vosso retorno à família”. (Vide: Questão 1009 de: “O Livro dos Espíritos” – AK – 1857 – Ide). 

(**) Como todos nós, os humanos, somos provenientes dos reinos inferiores da criação, dita Humanidade, do texto de Platão, refere-se a todos, pois que todos nós somos Espíritos decaídos do referido ‘Sistema’. 

GRANDE E FORTE ABRAÇO A TODOS: 

Fernando Rosemberg Patrocínio

e.mail: [email protected]