A plasticidade cerebral e a aprendizagem possuem grande relação, assim como a plasticidade cerebral é um processo que permite modificarmos o cérebro anatomicamente e estruturalmente ampliando e reorganizando as redes neurais pelos resultados das informações e memória. A aprendizagem também poder se vista como um processo de mudanças de comportamento resultante de práticas ou experiências anterior e constituída por processos neurais. Alterações nos processos neurais podem resultar e transtornos na aprendizagem como dificuldades motoras, atenção, memória, psicomotoras, desinteresse entre outras. Há necessidade dos educadores compreenderem o funcionamento intelectual da criança os possíveis transtornos e o processo de aprendizagem para instrumentar profissionais como psicólogos neurologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos e médicos.

1 INTRODUÇÃO 

Este trabalho propõe discutir sobre a plasticidade cerebral e a aprendizagem que tem sido preocupação dos neuropsicologos. Sabemos que a aprendizagem é um processo contínuo dependente da memória e da atenção, os resultados dependem também da capacidade cerebral e armazenar essas informações. A aprendizagem resulta da recepção e da troca de informações entre o meio ambiente e os diferentes centros nervosos (Romanelli, 2003). Dessa forma o conhecimento é adquirido pelo estímulo e pela interação com meio ambiente. Confirma (Vigostki 1982) que o meio social é determinante para desenvolvimento humano e que isso acontece fundamentalmente pela aprendizagem da linguagem que ocorre por imitação. Nessa perspectiva se uma criança possui lesão, transtorno ou distúrbio de aprendizagem nesse caso refere-se a uma questão de neurônios, de conexões. Porém o educador necessita estar atento, pois pode haver dificuldades de aprendizagem relacionada a 2 maneiras diferentes de o indivíduo aprender, uma barreira, ou obstáculo que pode ser de origem cultural, cognitiva ou emocional . 

2 NEUROPLASTICIDADE E EDUCAÇÃO 

A plasticidade cerebral é o processo que permite nosso cérebro a modificar-se sua forma estrutural com ampliação e reorganização das conexões neuronais. Essa função se dá em respostas a diversidade ambiental. A neuroplasticidade ou plasticidade cerebral permite o cérebro se recuperar após transtornos ou lesões, essa habilidade do cérebro de se regenerar forma novas conexões sinápticas reduzindo assim estruturas cerebrais alteradas por patologias como esclerose múltiplas, Alzheimer, TDAH, doença de Parkison, deterioração cognitiva etc. Esses circuitos sinápticos são feitos por neurônios interligados essas conexões são criadas no cérebro com as experiências e prática cotidianas Quanto mais o cérebro é estimulado cada vez mais ganhamos conhecimento. Quanto mais sinais elétricos tiverem entre as vias neurais, a conexão sináptica se fortalece.

[...]