PLANTAR, REGAR E CRESCER.

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 1 Coríntios 3:6

Introdução

Essa foi a declaração do apóstolo Paulo quando na comunidade de fé formada na cidade de Corinto dentro da proposta a se discutir enfrentava problemas como: divisões, partidarismo e secções , facções , contendas. O mesmo sabia que tais posturas a cima citadas não refletiam a realidade do Reino de Deus e nem a conjuntura do Corpo de Cristo. Era sem dúvida alguma, uma disfunção. Uma visão distorcida do evangelho. Uma semente ruim, plantada em um coração bom, torna o um solo infrutífero. Nas palavras dirigidas aos Efésios Efésios 4:16 o apóstolo declara: “que todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. 

  1. 1.       Plantar é um ato de análise.

Plantar é: Significado. 1. transitivo direto introduzir na terra semente, muda etc. de (espécie vegetal), para que enraíze e se desenvolva. 2. transitivo direto e intransitivo fazer o cultivo de; semear.

É vital que se analise a semente, e o solo. Uma semente deve ser vista do ponto de vista típico. Ela precisa se adequar as condições do solo e também de todo o ambiente ao seu redor. Um solo impróprio para um certo tipo de cultivo representa uma série de desperdício tais como: tempo, energia e dinheiro. Não basta ter uma boa semente. Não basta ter um clima propício ao plantio. Não basta estar na estação correta. Tem de se observar as condições do solo. Um solo doente matará qualquer tipo de semente. Nas palavras do Senhor Jeová escritas por Salomão aponta nos uma solução para uma terra doente. Vejamos: 2 Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Nossa terra psíquica, espiritual, e física também pode estar precisando de cura. Eis então a solução apontada para o problema existente. Humilhar, orar, buscar a face do Senhor e se converter dos maus caminhos. O mesmo Salomão  declarou posteriormente em Pv 28.13 que: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Não estaremos prontos para o cultivo se permanecermos doentes. As palavras de Davi no Salmos 32:3 são bem taxativas quanto a isso. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.

Nem sempre a improdutividade é uma questão de doença. É comum as vezes a falta de proteínas no solo. Um solo pode se tornar produtivo, se for fertilizado.   Nossa vida espiritual deve seguir este mesmo padrão. A bíblia mostra em  Salmos 1:1-3 que quando  o homem não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite ele é bem aventurado. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Outra característica para a improdutividade é sementes diferentes no mesmo solo. Deus já havia orientado seu povo quanto a isso. Em Deuteronômio 22:9 Ele dá a seguinte ordem. Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha. A questão é confundimos ordem com orientação. E claro isso se deve ao fato de sempre agirmos pelo o que nos convém. No Novo Testamento o apóstolo Paulo fala sobre esta questão. Em 1 Coríntios 6:12 traz a seguinte recomendação:   Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. e em  1 Coríntios 10:23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Como porção da palavra de Deus é preciso encarar como uma ordem.

  1. 2.       Regar é um ato de investimento

Regar significa: v.t. Atuar, molhar por irrigação ou aspersão: regar as flores.

Fig. Umedecer; (por exagero) encharcar, ensopar, inundar: terras regadas com o sangue dos mártires.

Quando se está regando também se está acreditando no empreendimento. Ninguém planta e rega essa planta sem a perspectiva de haver crescimento e proliferação do plantio. Existe um investimento de amor, carinho e dedicação. Nada acontece sem o investimento. Deus sempre investiu no plano de reconciliar o ser humano com Ele. Por fim  amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. Ainda hoje continua a investir. Vejamos a promessa feita em Isaías 44.3 Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.   O plantio é um investimento em fase inicial. A adubagem e a rega um investimento contínuo até que a planta esteja pronta para frutificar. Não podemos basear nossa vida cristã em um ato. Nossa vida cristã deve seguir um padrão constante.   Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58 essas palavras bíblicas precisam ser internalizadas   em nossa mentes e coração assim como a agua penetra o solo. Nossos atos precisam se tornar hábitos. Devemos fugir da síndrome da tenda. Pedro, Tiago e João presenciaram uma fato único ao lado de Jesus. Jesus foi transfigurado e apareceram junto a Ele Moisés e Elias. O ambiente não podia ser melhor. Havia um clima de glória. Adoração real e tangível. Pedro pede a palavra e diz: é bom estarmos aqui, deixa eu construir três tendas. Uma para o Senhor, uma para Moisés e outra para Elias. Então a gente fica por aqui.... Jesus sabia que isso não era a proposta para os seus discípulos. A vida precisa ser vivida fora da caixa. Existem muitos sofrendo pelo que não viveram e pelo que nem sabem se viverão. A vida acontece agora. O passado já foi. O futuro é incerto. O hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente. Transforme seus atos de louvor, adoração, meditação na Palavra, serviço e comunhão  em estilo de vida.  Não poupe esforços ou recursos para investir em seus empreendimentos. Deus sempre investiu e continua investindo. Alguém aqui presente deixou de acordar pela manhã hoje? Então certamente há um investimento em nossas vidas neste dia. Isto é um ato e um estilo da Graça. Conceder uma nova chance.

  1. 3.       Crescer é um fator fotossintético.

Pensemos juntos: porque está plantado na terra se não for para crescer? Deus cria a natureza com um propósito específico: Ser capaz de sustentar a vida humana. Isso implica em dizer que um broto de goiaba pode muito bem resolver problemas de disenteria. Bom assim ensinava todas as vovós. Ou não? Mas um broto não pode sustentar uma família. Mas se este broto se desenvolver, se tornará arvore, produzirá muitos frutos e aí sim terá condições de prover o sustento.

Na natureza acontece um fenômeno bem interessante chamado: fotossíntese: Só as plantas são capazes de fazer a fotossíntese por causa do clorofila, que é o pigmento verde das plantas. Tilacóide é onde se realiza a fotossíntese, para realizar a fotossíntese é assim: moléculas de água + moléculas de gás carbônico + clorofila + luz solar= oxigênio e glicose. O dióxido de carbono é o gás que a planta absorve. (Gás carbônico).

CONCLUSÃO:  As plantas se desenvolvem a partir da fotossíntese. A fotossíntese transforma o gás carbônico (ou dióxido de carbono) em oxigênio.

No universo espiritual. Na vida Cristã uma vez que também somo figurados a uma arvore, para crescermos precisamos passar pelo mesmo fator fotossintético. É preciso receber a luz e o calor que vem de Deus. João Batista disse Jesus nos batizaria com  o Espírito Santo e com fogo Mt 3.11. Necessitamos estar enraizados na palavra, na fé e na oração. Vejamos Colossenses 2:7:  Arraigados e sobre Ele edificados , e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Então vivemos a vida de Cristo em nossas vidas.  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20.

  1. 4.       Conclusão

É preciso estar disponível para se tornar o plantio de Deus. Isaías 60:21 Deus diz para nós:  E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. Para isto nossa terra (coração) deve estar curada.

O investimento não pode parar em um ato. Precisa se tornar um hábito e posteriormente um estilo de vida.

Deixar Deus realizar ao seu tempo as transformações em nossas vidas. Deixar ele mudar nossa história. Nós seremos chamados : sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; Isaías 61:6.