RESUMO

Este documento apresenta um modelo hipotético do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Tramandaí, situado no Rio Grande do Sul, Trabalho teórico-prático apresentado como requisito para aprovação no Componente Curricular Planejamento Estratégico Local do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Unijuí, modalidade EAD.

Inicialmente tratamos da apresentação da metodologia do planejamento estratégico proposta por Carlos Matus e utilizada como parâmetro para elaboração deste estudo.

As propostas apresentadas foram elaboradas seguindo um conjunto de etapas segundo a metodologia especificada pela disciplina, que iniciaram com o diagnóstico, seguiram com a análise situacional, com a elaboração da matriz “FOFA”, com o estabelecimento dos macro-objetivos e, por fim, a fixação do modelo de gestão participativa do plano.

Neste processo de montagem de um modelo hipotético calcado em dados e indicadores buscados em diversas fontes podemos refletir sobre a necessidade do planejamento estratégico para estabelecer uma gestão municipal voltada à participação da sociedade civil.

 

Palavras chave: plano estratégico de desenvolvimento; programas e projetos de desenvolvimento; planejamento municipal; planejamento participativo.