A cidade de Quelimane é constituída por um município e com um governo local eleito e também é um distrito. A cidade de Quelimane é então contemplada por edifícios antigos no seu contesto Histórico, surgiu a partir da migração de população das áreas rurais para, aos poucos, criaram esta urbe, lentamente e gradualmente se estruturou para dar origem à esta magna Cidade. Ela nasceu da necessidade de se organizar num dado espaço no sentido de integrá-la e aumentar a sua independência visando a determinados fins. Possui um conjunto de lugares e edifícios destinados a esporte lazer, residências e outros serviços como caso de Educação e Saúde entre outros serviços que o contemplam o seu desenvolvimento social e econômico.

Com isso o nosso trabalho é referente a construção de uma vala de drenagem centrada no bairro Coalane primeiro, com vista a melhorar a vida da população daquela área e fortificar o processo de urbanização. Trouxemos uma estruturação nos mapas, onde caracterizamos os elementos deste e o estado atual até o projeto final, tendo lá esclarecido todos os parâmetros para elaboração do mesmo, desde o ambiente, o relevo, o clima, a topografia etc.

2. Objetivo 2.1. Geral  Dar a conhecer o plano de urbanização. 2.2.Especifico  Propor áreas possíveis para construção uma drenagem;  Caracterizar os elementos que constituem o projeto.  Propor um novo planos para articular com o plano existente  Melhoria do ambiente e bem estar das populações  Aumento da cobertura e qualidade dos serviços  Planeamento sustentável  Aumento da resiliência  Gestão do uso do solo  Desenvolvimento institucional 4 3. Plano Parcial de urbanização do bairro do bairro Coalane primeiro 3.1. Enquadramento a nível regional A cidade de Quelimane é administrativamente um município com um governo local eleito e também um distrito, que administra as competências do governo central. Sendo uma autarquia com cerca de 117 Km2 , localizada próximo a costa leste do centro de Moçambique entre os paralelos de 17º 52’ 42’’ de latitude S e 36º 53’ 17’’ de longitude. Tendo em vista os seus limites a norte com as localidades de Namacata e Maquival, a sul pelo Rio Cuacua (Bons Sinais) que separa dos distritos de Inhassunge, a este limita-se com a localidade de Madal, e a Oeste com a localidade M’purune. Passa de 349, 842 habitantes dos quais 168, 627 são do sexo Masculino e 181,215 do sexo Feminino. Segundo o quarto recenciamento geral da população e Habitação (Senso 2017) INE – Instituto Nacional de Estatística. Tendo em conta os pontos focais, ela em si possui características que a deferem de das outras cidade, através do espaço onde ocorrem as relações dos fenômenos Sócias, Culturais e Econômicas No entanto a que considerar pela localização do bairro Coalane 1º, sendo enquadrada a nível autárquico. [...]