Plano de Negócios - Engraxe Bella

Por Gisely Rodrigues | 08/11/2014 | Adm

 

                   Plano de Negócios

Engraxe Bella

 

 


         UNIVERSIDADE UNINOVE

                            Administração

 

 

 

Gisely Rodrigues                                                                             

                      

                             

1º F ADM - Noite

SUMÁRIO

 

Introdução _________________________________________________  6

1.0 A Empresa _______________________________________________7

1.1 Engraxe Bella _______________________________________ 7

2.0 O Produto _______________________________________________ 7

2.1 Características do produto _____________________________ 7, 8

2.2  Diferencial tecnológico _______________________________ 8

2.3 Pesquisa e desenvolvimento ___________________________ 8

3.0 O Mercado ______________________________________________ 8,9

3.1  Clientes ___________________________________________ 9

3.2 Concorrentes _______________________________________ 9

3.3 Fornecedores _______________________________________ 10

3.4 Participação no Mercado ______________________________ 10

4.0 Capacidade Empresarial ___________________________________  11

4.1  Empresa __________________________________________ 11

4.1.1     Definição da Empresa ________________________ 11

4.1.2     Missão ____________________________________ 11

4.1.3     Visão _____________________________________ 12

4.1.4     Estrutura Organizacional ______________________ 12

4.1.5     Parceiros __________________________________ 12, 13

4.1.6     Responsabilidade Ambiental ___________________ 13

4.2 Empreendedores ____________________________________ 13

4.2.1     Perfil Individual dos Sócios ____________________  13

5.0 Do Contrato _________________________________________­­­­_____ 13

5.1 Contrato de Constituição da “Max Brilho” LTDA. _______________ 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19

6.0  Estratégia de Negócio ___________________________________ 19

6.1  Ameaças e Oportunidades __________________________   20

6.2  Pontos fortes e fracos ______________________________  20

6.3  Objetivos ________________________________________  20

6.4  Estratégias _______________________________________ 20, 21

7.0  Plano de Marketing ______________________________________ 21, 22

7.1  Estratégias de vendas _______________________________ 22

7.2  Diferencial Competitivo do produto _____________________ 22, 23

7.3  Política de preços __________________________________  23

7.4  Distribuição ________________________________________ 23

7.5  Promoção _________________________________________ 23, 24

7.6  Serviços pós-vendas e garantia ________________________ 24, 25

8.0  Recursos Humanos _______________________________________ 25

8.1  Recrutamento ______________________________________ 25

8.2  Seleção ___________________________________________ 25

8.3  Salários ___________________________________________  25, 26

8.4  Benefícios _________________________________________  26

8.5  Treinamentos _______________________________________ 26

8.6  Segurança e Medicina do Trabalho ______________________ 27

9.0  Plano Financeiro __________________________________________ 27

9.1 Investimento Inicial ____________________________________

9.2  Receitas ___________________________________________

9.3  Custos e despesas ___________________________________

9.4  Fluxo Caixa _________________________________________

9.5  Demonstrativo de Resultados/ Lucratividade Prevista _________

9.6  Ponto de Equilíbrio ___________________________________

9.7  Balanço Patrimonial ___________________________________

10.0      Panfleto _______________________________________________

10.1      Banner ___________________________________________

11.0 Considerações Finais ______________________________________

12.0 Anexos _________________________________________________

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem como objetivo demonstrar um modo simples de engraxar sapatos, bolsas e jaquetas. Escolhemos esse tema porque não existe esse tipo de produto disponível para as mulheres no mercado.

            Através de inúmeras pesquisas realizadas encontramos produtos voltados somente ao público masculino.

            Desenvolvemos o protótipo para disseminar o conhecimento sobre o produto de engraxar para o público feminino, onde repassamos todas as informações que nos obtivemos através de nossas pesquisas e estudos, tentando assim demonstrar ao público feminino um produto rápido e altamente fácil de manusear.

 

 

1.0 A Empresa

Nossa empresa elaborou a máquina de engraxar sapatos, pois é um equipamento destinado a realizar polimentos em bolsas, jaquetas, sapatos e botas. O produto além de realizar polimentos também limpa, deixando os sintéticos limpos, bonitos e polidos, aumentando a cor e a vida útil do sapato, através da praticidade e eficiência no seu dia-a-dia.

Fornecemos máquinas lustradoras de alta qualidade, sempre esperando exceder as expectativas de nossos clientes.

1.1 Engraxe bella

Fundada em meados de fevereiro do ano de 2011, na cidade de São Paulo, a empresa iniciou suas atividades com uma loja no centro de São Paulo.

Atendendo as novas exigências do mercado, a Engraxe Bella coordena e centraliza sua produção, garantindo sempre a qualidade de seus produtos. Para manter um controle rígido da qualidade dos produtos que produz, a empresa conta com profissionais capacitados, além de uma rigorosa seleção de fornecedores. Atualmente, a Engraxe Bella é a maior empresa do ramo na Região.

2.0 O Produto

2.1 Características do produto

 

Nossos 200 produtos específicos para cada necessidade de cuidados e atendimento domiciliar são o resultados de uma profunda e intransigente controle de qualidade que, a partir da seleção de matérias-primas, supervisiona todas etapas de processamento do produto.

Nossos produtos são constituídos por esponja de brilho para sapatos, esponja de brilho para jaquetas, esponja de brilho para bolsas, as esponjas facilitam a limpeza do couro e faz com que o brilho se renove, elas são duráveis e fácil de usar. Também temos no nosso portfólio graxas coloridas para facilitar o polimento dos objetos de nossos clientes que são de variadas cores, e as máquinas para lavar tênis que facilitam as vidas das donas de casas e adolescentes.

2.2 Diferencial tecnológico

 

Nossa empresa nunca perdeu de vista seu objetivo: a busca da excelência para a satisfação do cliente.

E é por isso que nosso negócio tem seu coração na pesquisa e no desenvolvimento da função. Garantir produtos inovadores e específicos do ambiente do cliente está em conformidade com o princípio que nos guia sempre.

2.3 Pesquisa e desenvolvimento

 

 Estamos sempre no campo em busca de novas tecnologias a fim de cada vez mais deixar nossos produtos mais revolucionários e práticos de usar.

Nossa empresa cultiva o desejo de desenvolver novos projetos, produtos e tecnologias, que atendam ás demandas futuras do mercado, nossas expectativas para o futuro é que cada vez mais avancemos atrás de novidades.

3. O Mercado

A Engraxe Bella, aproveita um nicho de mercado que ainda não é muito aproveitado, que é transformar produtos de um público tradicional em produtos para o público personalizado, não esquecendo de inovar sempre para a busca de novas conquistas de mercado.

3.1 Clientes

Nossos consumidores em geral, são mulheres em busca de um produto diferencial e ao mesmo tempo tradicional, num formato diferenciado, personalizado conforme suas características.

 

Nossos produtos são voltados para o público feminino, exploramos um mercado que ainda não foi descoberto pelos nossos concorrentes. Pretendemos assim atingir as necessidades de nossos clientes em potenciais.

 

Conseguimos nos destacar no neste mercado através de nossos produtos que contém alta qualidade, preço na faixa do mercado, facilidade em encontrá-lo, garantia, o acabamento é perfeito, a embalagem fácil de manusear e transportá-la para qualquer lugar, aparência é personalizada e a praticidade do nosso produto.

 

3.2 Concorrentes

Atualmente não temos nenhum concorrente no mercado, pois nossos concorrentes indiretos são empresas que fazem seus produtos direcionados mais ao público masculino, onde visão os produtos somente para a sociedade masculina e assim esquecendo-se de um grande público que são as mulheres com alto poder de compra no mercado.

A diferença da nossa empresa é que nos preocupamos com a praticidade da mulher no mercado cada vez mais corrido seu dia-a-dia.

3.3 Fornecedores

Temos nossos fornecedores como parceiros, no qual sempre podemos contar com os mesmos produtos de qualidade que fornecem. Estão sempre preocupados com a tecnologia empregada nos produtos fornecidos e zelam por esse compromisso.

Além de uma excelente qualidade nos produtos fornecidos também podemos contar com a disponibilização de quantidades sempre com o mesmo cuidado em nos atendermos bem. Estão sempre dispostos a escutar novas opiniões e como podemos juntos aprimorar os produtos fornecidos, além disso, temos garantia da entrega das matérias-primas, assistência técnica especializada quando necessário e podemos contar com uma parceria na forma de pagamentos. 
          

3.4 Participação no Mercado

Nossa fatia do mercado está cada vez mais se ampliando, dentre os principais concorrentes. Hoje temos um excelente desempenho no mercado que atuamos.

Apenas com 4 meses no mercado nossa empresa cresceu 2% e nossas expectativas é que crescemos 5% no ano de 2012, contamos com um crescimento dentro do esperado mas já estamos realizando uma revisão do que foi planejado para o ano de 2011, onde podemos subir um pouco a régua.

Diante do sucesso da marca, a Engraxe Bella pretende expandir sua rede através de franquias para todo o estado de São Paulo, especialmente para a cidade de Franca e futuramente para o Brasil.

4.0 Capacidade Empresarial

 

4.1 Empresa

4.1.1 Definição da Empresa

 

Nossa empresa elaborou a máquina de engraxar sapatos, pois é um equipamento destinado a realizar polimentos em bolsas, jaquetas, sapatos e botas. O produto além de realizar polimentos também limpa, deixando os sintéticos limpos, bonitos e polidos, aumentando a cor e a vida útil do sapato, através da praticidade e eficiência no seu dia-a-dia.

Fornecemos máquinas lustradoras de alta qualidade, sempre esperando exceder as expectativas de nossos clientes.

Fundada em meados de fevereiro do ano de 2011, na cidade de São Paulo, a Engraxe Bella iniciou suas atividades com uma loja no centro de São Paulo.

Atendendo as novas exigências do mercado, a Engraxe Bella coordena e centraliza sua produção, garantindo sempre a qualidade de seus produtos. Para manter um controle rígido da qualidade dos produtos que produz, a empresa conta com profissionais capacitados, além de uma rigorosa seleção de fornecedores. Atualmente, a Engraxe Bella é a única empresa do ramo na Região.

 

4.1.2 Missão

 

Fabricar produtos de qualidade, específicos para cada público, não esquecendo os detalhes que fazem a diferença para agradar nossos clientes. Buscando sempre tornar-los fieis a nossa marca.

 

 

 

4.1.3 Visão

 

Oferecemos produtos personalizados, com utilidades afins. Buscando sempre conquistar a amizade de nossos clientes, para não perder sua fidelidade. E assim juntos comemorar o sucesso da nossa marca.

 

4.1.4 Estrutura Organizacional

 

Nossa empresa é estruturada com as áreas comercial, administrativa, técnica, marketing, logística, inovação e projetos, RH e pós-vendas. Cada sócia é posicionada na função de diretora por um ano, e após um ano no cargo as mesmas mudam para outra área, para assim ter conhecimento de como a empresa funciona ao todo.

 

E ao mesmo tempo trazendo conhecimento e inovações para as áreas que passam, deixam sempre um bom legado.

 

4.1.5 Parceiros

 

Contamos com parceiros diretos, que nos viabiliza um maior crescimento. Nossos parceiros de negócios são SEBRAE e temos uma parceria com a ONG Verde Novo, compramos parte do alumínio que eles recolhem para reciclar, utilizando em nossas embalagens de graxa sólida.

Divulgamos também a idéia do Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias, Papa-pilhas, que recolhe pilhas e baterias portáteis usadas e se encarrega de sua reciclagem, aproveitando o fato de que alguns de nossos produtos utilizam pilhas.

Participamos também do projeto jovem aprendiz, que proporciona aos jovens estudantes, a inserção ao mercado de trabalho.

 

4.1.6 Responsabilidade Ambiental

A Engraxe Bella da prioridade a compra de materiais recicláveis. Contribuindo de maneira efetiva da preservação do meio ambiente.

 

4.2 Empreendedores

4.2.1 Perfil Individual dos Sócios (Formação/Qualificações)

 

Gisely Rodrigues, empresaria, Engenharia Civil.

 

Têm entre si justa e contratada a constituição de uma sociedade limitada, nos termos da LEI n°10.406/2002, mediante as condições e cláusulas seguintes:

 

DO NOME EMPRESARIAL, DA SEDE E DAS FILIAIS

 

CLÁUSULA PRIMEIRA. A sociedade gira em torno do nome empresarial Max Brilho Ltda “Engraxe Bella” ( art. 997, II, CC/2002).

CLÁUSULA SEGUNDA. A sociedade tem sede na: Avenida Doutor Adolfo Pinto, 109, Barra Funda.bdgasdhyugasuydygasyudgasuydguasygduyadgyuga.

 

CLÁUSULA TERCEIRA. A sociedade poderá, a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, mediante alteração contratual, desde que aprovado pelos votos correspondentes dos sócios, no mínimo, a três quartos do capital social, nos termos do art. 1.076 da LEI n°10.460/2002.

DO OBJETO SOCIAL E DA DURAÇÃO

 

 

 

CLÁUSULA QUARTA.  A sociedade tem por objeto social comércio de livros, gibis, cd’s (art. 997, II, CC/2002).

CLÁUSULA QUINTA.  A sociedade iniciará suas atividades na data do arquivamento deste ato e seu prazo de duração é indeterminado. (art. 997, II, CC/2002).

DO CAPITA SOCIAL E DA CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DAS QUOTAS

 

CLÁUSULA SEXTA. A sociedade tem o capital social de R$ 80.000,00 (Oitenta mil reais), dividido em 80.000 quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, integralizados nesse ato, em moeda corrente do País, pelos sócios, da seguinte forma:

Sócio

N° de Quotas

%

Valor R$

Bruna

10.000

14,28

10.000,00

Claudia

10.000

14,28

10.000,00

Edina

10.000

14,28

10.000,00

Erika

10.000

14,28

10.000,00

Gisely

10.000

14,28

10.000,00

Lidia

10.000

14,28

10.000,00

Pamela

10.000

14,28

10.000,00

Taisa

10.000

14,28

10.000,00

Total

80.000

114,24

80.000,00

CLÁUSULA SÉTIMA. As quotas são divisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do(s) outro(s) sócio(s), a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço direito de preferência para a sua aquisição, se postas à venda formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente. (art. 1.056, art. 1.057, CC/2002).

CLÁUSULA OITAVA. A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social (art. 1.052, CC/2002).

 

DA ADMINISTRAÇÃO E DO PRÓ-LABORE

CLÁUSULA NONA. A administração da sociedade será de todos os sócios, em conjunto ou separadamente, com os poderes e atribuições de representação ativa e passiva na sociedade, judicial e extrajudicialmente, podendo praticar todos os atos compreendidos no objeto social, sempre de interesse da sociedade, sendo vedado o uso do nome empresarial em negócios estranhos aos fins comerciais, nos termos do art. 1.064 da Lei n°10.406/2002.

§ 1° Fica facultada a nomeação de administradores não pertencentes ao quadro societário, desde que aprovado por dois terços dos sócios, nos termos do art. 1.061 da Lei n°10.406/2002.

§ 2° No exercício da administração, os administradores terão direito a uma retirada mensal, a título de pro labore, cujo valor será definido de comum acordo entre os sócios.

DO BALANÇO PATRIMONIAL DOS LUCROS E PERDAS

 

CLÁUSULA DÉCIMA. Ao término de cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios, na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados. (art. 1.065, CC/2002).

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA. Nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, os sócios deliberarão sobre as contas e designarão administrador(es), quando for o caso. (art.1.071 e 1.072, § 2° e art. 1.078, CC/2002).

 

DO FALECIMENTO DO SÓCIO

 

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA. Falecendo ou interditado qualquer sócio, a sociedade continuará sua atividade com os herdeiros ou sucessores. Não sendo possível ou inexistindo interesse destes ou do(s) sócio(s) remanescente(s), o valor de seus haveres será apurado e liquidado com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.

DA DECLARAÇÃO DE DESEMPEDIMENTO Parágrafo Único. O mesmo procedimento será adotado em outros casos em que a sociedade se resolva em relação a seu sócio (arts. 1.028 e 1.031, CC/2002).

 

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA. O(s) administrador(es) declara(m), sob as penas da lei, que não está(ão) impedido(s) de exercer(em) a administração da sociedade, por lei especial ou em virtude de condenação criminal,ou por se encontrar (em) sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa de concorrência, contra as relações de consumo, fé pública ou propriedade.(art. 1.011, §1°, CC/2002).

 

DOS CASOS OMISSOS

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA. Os casos omissos no presente contrato serão resolvidos pelo consenso dos sócios, com observância da Lei n°10.406/2002.

DO FÓRUM

 

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA. Fica eleito o fórum de São Paulo para o exercício e o cumprimento dos direitos e obrigações resultantes deste contrato.

E, por estar assim justo e contratado, lavram este instrumento, em 03 (três) vias de igual forma e teor, que será assinada                    

São Paulo, 06 de junho de 2011.

_____________________________

Gisely Rodrigues

_______________________

Advogado

______________________

Advogado

______________________

Testemunha

______________________

Testemunha

6.0 Estratégia de Negócios

           

Devemos despertar para o fato de que a empresa obtenha êxito, não basta ter um bom produto, é preciso ter um bom negócio e produto. Temos uma estratégia e uma estrutura que permitem posicionar nossos produtos no mercado.

 

Temos uma imensidão de oportunidades e algumas ameaças que o ambiente nos apresenta, assim como temos os pontos fortes e pontos a desenvolver.

 

Nosso principal objetivo é que nosso produto faça parte de 80% dos lares e casa vez mais facilitando a vida da mulher.

            6.1 Ameaças e Oportunidades

 

            Identificamos que das ameaças encontradas soubemos transformá-las em oportunidades, estamos com um olhar de fora para dentro de nossa empresa e assim conseguimos buscar diversos aspectos que podem expandir nossos negócios.

            Notamos que nossos concorrentes estão cada vez mais preocupados com nossas tecnologias e nosso mercado consumidor.

6.2 Pontos fortes e fracos

 

Ao olhar de fora para dentro e tendo sobre esse olhar um olhar analítico e critico, enxergamos alguns pontos fortes e pontos fracos a serem desenvolvidos, a disponibilidade de recursos ainda está em desenvolvimento, quanto a parte de qualificação de pessoas estamos bastante otimistas com o desenvolvimento de cada um e a rede de parceria ainda temos muito a crescer.

Nosso maior ponto forte está na nossa equipe de acionistas, pois temos especializações em diversas áreas e campos.

6.3 Objetivos

Temos como principal objetivo crescer ano que vem 5% do que previsto. Queremos que a empresa tenha resultados mensuráveis na participação de mercado, pretendemos atingir mais de 10.000 clientes potenciais no ano de 2012.Esperamos faturar 500.000,00 mil no ano de 2012.

6.4 Estratégias

 

Levando em considerações as ameaças e oportunidades que enxergamos nos estudos acima citados, definimos várias estratégias para atingir o público feminino, trabalharemos fortes na apresentação do produto com demonstração em shoppings, bancos e grandes empresas.

 

Temos um caminho a trilhar com longo prazo onde pretendemos ter todo o mercado feminino.

 

Em função das estratégias definidas, elaboramos planos operacionais, onde os mesmos detalham de forma simples de como teremos uma boa parte do mercado feminino, pretendemos alavancar esses clientes potenciais em curto prazo.

 

Através de investimentos próprios dos acionistas, pretendemos implantar novos métodos para o crescimento da empresa. Devido nosso mercado ter um segmento especializado também contamos com grandes parcerias onde pretendemos mostrar nosso plano de negócio e captar recursos externos também, onde demonstraremos o mercado mais amplo e ainda a ser muito explorado.

 

Nossa empresa tem um diferencial de nossos concorrentes em função de preço e qualidade de nossos produtos oferecidos, temos uma grande visão do mercado ainda ser explorado e temos plena certeza de que teremos mais de 90% deste mercado.

 

7.0 Plano de Marketing

Contamos com grandes especialistas no desenvolvimento da nossa marca e produto.

Nossos diferenciais são oportunidades que vemos nascer e crescer, pois muitos clientes estão acostumados a ver empresas com produtos ótimos, mas levando em consideração os 4 Ps do marketing algumas deixam a desejar em algum ponto. Nossa empresa se preocupou muito com relação à harmonia dos 4 Ps, pois nenhum destes funcionamentos podem falhar.

Adotamos estratégias de marketing em canais de mídia, onde comunicamos nossos produtos de maneira clara e simples, sempre levando na apresentação e publicidade do produto o como ele é prático e fácil de manusear, o que é de grande busca pelos nossos clientes.

7.1 Estratégias de Vendas

 Nosso público principal são as mulheres, mulheres que trabalham em lugares que usam roupas sociais conseqüentemente as mesmas tem que se apresentar de maneira exemplar no trabalho e é aí que nosso produto entra ajudando essas mulheres que correm o dia inteiro.

Nossa área comercial adota argumentos de vendas sinceros e relevantes onde é enfatizado todos os benefícios de nossos produtos, onde temos pontos fortes na praticidade do manuseio do nosso produto, onde a cliente sente e verdade o beneficio do produto adquirido.

Contamos com preços dentro do mercado, nossa marca que é bem vista por milhares de mulheres, nossa garantia e assistência técnica que conta com pessoas capacitadas.

7.2 Diferencial Competitivo do produto

O melhor produto é aquele que nosso cliente deseja.

Analisando empresas que estão a um maior tempo no mercado, e analisando nossos consumidores, percebemos que eles desejavam além de qualidade, a agilidade, praticidade e a riqueza do produto. Nossos clientes buscavam um produto onde pudessem usar com facilidade e praticidade e que o mesmo produto lhe servisse em outras ocasiões, principalmente sociais e familiares, sempre levando em consideração o bom atendimento um ambiente aconchegante e flexível a cada ocasião.

7.3 Política de preços

O preço deveria estar de acordo com o mercado. Em geral o mercado consumidor considera bom preço o mais barato, desde que os produtos sejam equivalentes.

Mas muitas vezes um preço um pouco mais alto pode ser entendido como qualidade melhor. Nesse caso, o cliente não se importa de pagar um pouco mais para garantir a qualidade ou comodidade que nosso produto oferece.

7.4 Distribuição

Distribuição indica muito mais do que nosso endereço. Indica que nosso produto tem de ser encontrado com facilidade pelo nosso consumidor.

Por isso, antes de escolher nosso ponto de venda precisávamos saber onde estavam nossos possíveis clientes para depois definir iríamos nos localizar.

Para definir um bom ponto de venda foi importante estudar as vantagens e desvantagens de cada possibilidade. Nós nos colocamos no lugar do cliente. Olhamos para as facilidades de contato e acesso que iríamos oferecer e pensamos nas razões que fariam o consumidor gostar ou deixar de gostar do que tínhamos a oferecer.

Para nós é muito importante que estejamos junto a nossos clientes, oferecendo a comodidade e a segurança que ele busca.

7.5 Promoção

É através da promoção que nossa empresa conta ao mercado sobre nossa existência e fazemos o consumidor se interessar pelo nosso produto. É a promoção que divulga nosso Produto, o Preço, e o Ponto.

Para que nossa promoção trouxesse resultados seria preciso que ela chegasse ao mercado consumidor com simplicidade, de forma clara e objetiva.

Nossa principal estratégia de promoção foi firmar parcerias com comerciantes da cidade que visavam outros ramos de atividades que não fossem voltados à limpeza. Esta disponível no estabelecimento destes parceiros nosso convite ou cartão de visita para que possamos compartilhar o mesmo publico com produtos diferentes, assim visando facilitar a vida de nossos consumidores.

Utilizamos também como promoção panfletos, mala direta, participação em feiras e eventos. O importante para nós é ter a certeza de que nosso mercado sabe que existimos, o que podemos oferecer e o como nosso cliente pode nos encontrar.

7.6 Serviços Pós-vendas e Garantia

Contamos com um pós-vendas desejável por várias empresas, trabalhamos 7 dias por semana e 24 horas por dia. Nossos atendentes são capacitados para atender qualquer duvida que o cliente venha tenha do nosso produto.

Temos de maneira positiva pelos nossos clientes que o canal de pós-vendas é um importante canal de comunicação, pois os mesmos podem contar que estaremos sempre prontos a atendê-los.

Recebemos apontamentos de melhoria de nossos processos e produtos, assim como recebemos criticas e elogios de nossos produtos da mesma forma, detectamos que esse canal de comunicação aponta preciosas informações do mercado, onde nos norteamos para o aprimoramento de nossos produtos ou até mesmo para o processo de inovação da empresa.

 

8.0 Recursos Humanos                             

 

       O departamento de recursos humanos terá como objetivo recrutar e manter um quadro de colaboradores que possam responder a todas as expectativas pré-estabelecidas pela empresa, selecionar pessoas que desenvolvam um bom trabalho e alcancem as metas determinadas pela organização.

Também será de responsabilidade da área estabelecer condições de trabalho que venham de encontroas necessidades dos colaboradores. Valorizando as suas opiniões um ambiente saudável no trabalho.

 8.1 Recrutamento

A Engraxe Bella recruta seus colaboradores através de currículos e agência especializada em recrutamento de pessoa, sempre com agências parceiras na qual temos total conforto em contarmos para o recrutamento de colaboradores futuros.

8.2 Seleção

A seleção é feita através de entrevista, dinâmica de grupo, apresentação sobre vida pessoal, pois como somos um empresa família queremos saber como é a vida de nosso futuro colaborador e claro não deixando de lado a vida profissional dos mesmos.

8.3 Salários

 A política salarial foi determinada de acordo o mercado. Atendendo o piso salarial das categorias e a legislação vigente. As funções de diretorias são executadas pelos sócios. A remuneração para as funções das diretorias são feitas através do pró-labore com valores pré-estabelecidos pelos sócios. E os nossos colaboradores têm valores devidamente acordado em contrato.

A organização tem o cuidado de cumprir todas as determinações das leis trabalhistas.

8.4 Benefícios

        Os colaboradores da Engraxe Bella tem como benefícios, uma cesta básica, convênio médico, convênio farmácia, vale-transporte e vale-refeição, no final de ano recebem cesta de Natal e PLR (Participação no lucro da empresa) que geralmente é pago no mês de março do ano seguinte.

8.5 Treinamentos

        Os colaboradores da Engraxe Bella têm treinamentos que são dados pelos próprios sócios da organização quando é possível. Este treinamento se dará para que os colaboradores adaptem-se ao sistema de trabalho exigido pela organização. Este treinamento abordará os seguintes temas:

Prevenção de acidentes;

Aproveitamento total dos produtos evitando desperdício;

Qualidade do produto e trabalho em equipe.

Existem treinamentos que são aplicados por empresas parceiras, como curso de Excel, Word, Power Point, temos acompanhamento de coaching para cargos gerências, também promovemos a cada 3 meses um work shop fora da empresa onde juntamos todos os colaboradores para se conhecerem melhor, com isso temos tido resultados excepcionais de produtividade e inovações para empresa.

8.6 Segurança e medicina do trabalho

De acordo com a CLT a Max Brilho não terá CIPA. Por ter o número de funcionários inferior ao que estabelece a lei.

Essa prevenção dará através de treinamento de conscientização do colaborador.

A Max Brilho mantém convênio com o Sesi para fazer exame preventivo.

Visando uma melhor qualidade de vida.

     

9.0 Plano Financeiro

9.1 Investimento Inicial

Foi realizado um investimento inicial de cerca de R$ 80 mil, alocado majoritariamente na aquisição dos seguintes itens:

- Fax e telefone - R$ 400,00;

- Gaveteiro - R$ 300,00;

- Geladeira - R$ 800,00;

- Marketing inicial - R$ 5.500,00;

- Mobiliário (armários, prateleiras, mesas e cadeiras) - R$ 7.800,00;

- Reformas e adaptação do imóvel - R$ 13.500,00;

- Sistema exaustor /Ventilação / Refrigeração Ambiental - R$ 4.000,00;

- Uniformes - R$ 2.000,00;

9.2 Receitas

 

9.3 Custos e Despesas

 

9.4 Fluxo de caixa

 

9.5 Demonstrativo de Resultados/ Lucratividade Prevista

 

9.6 Ponto de Equilíbrio

 

            9.7 Balanço Patrimonial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10.0 Panfleto

 

 

 
 
 

10.1 Banner

 
 
 

11.0 Considerações Finais

Nós começamos nossos estudos e pesquisas com a finalidade de conquistar uma boa nota na matéria relacionada, porém a cada pesquisa que realizamos, a cada discussão sobre o assunto, a curiosidade fez com que nós percebêssemos que criar algo novo abrange uma infinidade de assuntos, dos quais ignoramos no nosso dia-a-dia, assim como estávamos ignorando a oportunidade que estava em nossas mãos, que era de criar ou inovar produtos e serviços existentes no mercado. A partir dos primeiros estudos nosso foco mudou, a intenção era de apenas aguçar a curiosidade de nossos ouvintes sobre nosso tema, já que seria exposto de maneira bem prática, e de um modo que atingisse a todos.

Para desenvolver este projeto nós buscamos algo inovador e criativo, que pudesse atingir nosso publico de uma forma bem simples. Desenvolver o projeto da máquina de engraxar foi à forma que nós encontramos de exemplificar a praticidade e agilidade de um produto tão pequeno que proporciona grandes resultados, assim aproveitamos ao máximo a oportunidade que nos foi dada de repassar todo o conhecimento que adquirimos.