1 SUMÁRIO EXECUTIVO

O presente trabalho tem como propósito testar a viabilidade de uma cafeteria lúdica a ser localizada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Idealizado com o princípio de alinhar cafés, lanches e jogos de tabuleiros no mesmo ambiente, espera-se que o empreendimento possa impactar significativamente no mercado de entretenimento na região.

A priori, identificou-se que existem poucos negócios que promovem esse tipo de atividade, o que acaba por contribuir com o fator inovação no mercado local. Inicialmente, pretende-se promover um ambiente que atenda o público-alvo geek, uma vez que há eventos destinados para este segmento praticamente todos os anos. No entanto, ao se realizar uma análise mercadológica, foi percebido que há escassez de espaços próprios para esse público se reunir na cidade, o que acaba por oportunizar um empreendimento.

Empreendida pela concludente em Administração Lívia Gomes de Lima, juntamente com seu sócio Samuel Nascimento, a cafeteria Yellow Submarine Café & Jogos tem como missão proporcionar aos amantes de café, filmes, séries, jogos e livros um ambiente confortável e descontraído que disponha de diversos produtos relacionados a esses meios.

A fim de poder ter um embasamento mercadológico, aplicou-se uma pesquisa a 317 pessoas em que foi percebido que há sim uma aceitação para a proposta da abertura de um negócio voltado a esse tipo de entretenimento. Uma das justificativas é pautada na identificação de que grande parte dos respondentes consome lanches e cafés praticamente todas as semanas, assim como costuma jogar, permitindo um direcionamento de concretização do empreendimento. 

Por fim, estima-se que o investimento terá um custo a cerca de R$ 64.380,00 entre reformas e materiais. No entanto, por mais que haja essa aplicação considerada alta, espera-se que a Yellow Submarine Café & Jogos consiga ter um retorno rápido em sua atividade financeira através de adaptações conforme as mudanças no contexto consumidor deixando seus serviços e produtos mais atrativos, assim como firmará contato mais estreito informando os clientes sobre promoções, descontos e novidades que possam despertar sua atenção em frequentar cada vez mais o empreendimento.

3 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 

O presente ponto apresenta a conceituação geral do empreendimento, informando sobre a sua idealização, a localização, a estrutura legal e a equipe que compõe o negócio.

3.1 NEGÓCIO

A ideia do empreendimento veio em resposta ao aumento da cultura geek na região do Cariri devido ao surgimento de diversos eventos na região nos últimos anos, dentre eles a Expoanime Cariri, que é considerado o maior do Cariri, e o Sesc Geek, promovido pelo Sesc Juazeiro do Norte. No ano de 2015 o público da Expoanime foi estimado em torno de 6 mil participantes, daí por diante o número só vem aumentando a cada ano, e o interesse pelo universo cresce junto com o evento (SANTOS, 2015).

Portanto, através da análise de mercado e em conversas com amigos que frequentam esses eventos específicos, notou-se a ausência de espaços de lazer diversificados para atender esse respectivo público. Assim, a administradora Lívia Gomes vislumbrou uma oportunidade para a criação de um café temático como boa opção para um negócio local, de acordo com pesquisas feitas com o provável público-alvo do empreendimento.

A partir dessa oportunidade percebida, junto aos conhecimentos obtidos durante o curso de Administração, o propósito é elaborar um Plano de Negócios para testar a viabilidade de criação de uma cafeteria, empreendimento este que haverá músicas alternativas, exibições de filmes, jogos de tabuleiro, pôquer, minibiblioteca e recitais de poesias com autores locais.

A proposta do empreendimento é exatamente poder sanar a problemática da falta de um local para o público-alvo, visando atender a necessidade de um estabelecimento semelhante na cidade de Juazeiro do Norte/CE, oferecendo um ambiente diferenciado para a região do Cariri e que possa despertar a atenção dos consumidores. [...]