No artigo "Planejamento para uma vida", publicado neste site há quase 8 anos, havia perguntado quais eram seus planos para daqui a 15 anos.

Pois bem, farei uma nova pergunta: Agora que se passou pouco mais da metade daquele período, "aonde" e "como" você quer estar daqui a 7 anos?

Pode ser que você nunca tenha pensado nisso e, como a maioria, não faz grandes planos para o futuro, apenas vence um gigante a cada dia, e, em alguns casos, simplesmente aceitando passivamente o que as situações do dia-a-dia lhe oferece. Fazendo uma analogia, é como se estivesse em um veleiro mas sem controle do leme, a deriva.

O que proponho nesse artigo é que com um pouco de esforço e motivação é possivel reassumir o controle do leme e guiar a embarcação para onde lhe convier e, se necessário, até navegar contra o vento.

Aos 25 anos eu entrei em um conflito pessoal pois já se havia passado muitos anos e eu não conseguia encontrar nada que eu pudesse afirmar ser um "especialista", em resumo, eu não era bom em nada!

Essa foi uma avaliação muito assustadora para um sujeito de 25 anos, afinal, tinha concluído apenas o 2º grau e, ao considerar as mudanças na sociedade onde o ensino superior deixava de ser um "diferencial" para se tornar uma "necessidade".

Mas, esse sentimento de insatisfação com situação foi o início do avanço nas minhas realizações pessoais.

Percebo que para avançarmos em nosso desenvolvimento pessoal passamos por fases importantíssimas:

1 - Avaliação da Situação Atual (aonde estou)

É aquele momento que percebemos a necessidade de mudança.
Talvez esse seja o momento mais importante de todo processo, afinal, se não houver a sensação de desconforto pela situação atual ou não for percebida a necessidade de avançar, não haverá, absolutamente, mudança alguma.

Avalie a situação em que está, em seus mínimos detalhes. Anote em algum lugar todos os pontos que causam desconforto ou mesmo tristeza, sem excessão.

Muitas pessoas têm dificuldades em escrever ou até mesmo pensar em algumas questões conflitantes de cunho pessoal mas, essa fase pode determinar todo o restante da caminhada, sendo assim, afirmo com total segurança que essa é a hora de vencer os fantasmas e dar um salto para o futuro.

Esteja certo de que não omitiu nenhum ponto.

2 - Determinar os objetivos (aonde quero chegar)

Agora é a hora de começar a colocar no papel quais são os objetivos que desejas atingir. Para facilitar seu trabalho, releia suas anotações sobre a situação atual pois lhe servirão de referência.

Guarde essa pequena frase na sua mente:
"Doce é o sabor das pequenas conquistas" (Caco Araújo).

Seus objetivos maiores podem ser divididos em objetivos menores, de mais fácil execução, seguindo sempre uma ordem crescente até o atingimento do objetivo principal, como por exemplo:

Seu objetivo principal é ser maratonista, dessa forma, divida-o em objetivos menores, ou seja, essa semana se desafie a correr 2Km, Na próxima, 3Km, na terceira semana 5Km, e assim por diante.

O bem-estar que surge quando alcançamos pequenos objetivos é o combustível que nos levará a alcançar grandes avanços pessoais.

3 - Levantar informações (conhecer a fundo o caminho para chegar no objetivo)

Para se chegar ao seu objetivo existe um caminho a trilhar.Conheça o caminho através de pesquisas, estudos.

Uma boa maneira para se levantar informações é usando a pesquisa de campo, ou seja, trocar as pesquisas feitas no Google pelo contato pessoal. Uma boa conversa com pessoas que já estão inseridas na área que pretendes alcançar é uma forma excelente para essa sondagem.

Em meados de 2002 eu havia definido que seria Mergulhador Autônomo. Gostava muito da atividade e queria trabalhar com isso.

Passei a visitar muitas escolas de Mergulho, frequentar as feiras de Nautica e mergulho que acontecem aqui em SP (SP Boat Show) e, ano após ano, os profissionais das empresas me viam na feira passeando pelos stands, conversando com todos.

O conhecimento adquirido através dessa rede de contato (network) me proporcionou conhecer a área e definir exatamente o que eu queria fazer: ser cinegrafista subaquático. E assim foi. Trabalhei por alguns anos nessa atividade que me rendeu uma boa experiência, grandes histórias, algumas entrevistas em programas de TV, videos divulgados em diversos lugares e uma rede de amizades importantíssima.


4 - Definir estratégias (Como você fará para alcançar)

Após definir os objetivos, conhecer bem a área, chegou a hora de definir como você fará para atingir seus objetivos e são muitas as estratégias viáveis.

Sendo os seus objetivos profissionais, é claro e nitido que deves pensar em qualificar-se profissionalmente, através de cursos, oficinas, entre tantas outras coisas.

Pontue todas as ações necessárias para alcançar seu objetivo. Faça um passo a passo, bastante detalhado e sempre estipule prazos para início e fim de cada ação.

5 -  Analise de Recursos

Muitas ações exigem investimento financeiro, como cursar uma faculdade, aprender um idioma, fazer um curso técnico, etc.

A estimativa de valor deve estar muito claro e, com isso, é possivel saber se a condição financeira atual lhe permitirá esse investimento, caso não, dentro de suas estratégias deverás prever outras fontes de renda que lhe forneça o aporte financeiro necessário.

Quando estamos motivados vencemos essa questão facilmente.
Por exemplo, já comprei muitos produtos na 25 de março e vendi no Mercado livre para conseguir alcançar meus objetivos financeiros. Sempre dá certo.

6 - Ousadia e Empreendedorismo

Ousar é não ter medo de tentar.
Empreender é Realizar!

Enfim, depois de tudo isso, chega a hora de colocar em prática todo o planejamento feito.

Não há segredo: siga pelos caminhos pré-estabelecidos, cumpra os prazo estipulados, seja exigente e sistemático.

Ousadia e empreendedorismo devem andar sempre juntas.

7 - Avaliação das ações

Periodicamente deve-se avaliar o resultado das ações e, se necessário, ajustar suas estratégias e continuar.

Esses 7 pontos são apenas sugestões baseadas em minha experiência pessoal e que apresentaram alguns resultados positivos.

Esteja atendo às oportunidades que surgem no decorrer do caminho, não perca nenhuma.

Seja oferecido.  Se ofereça para trabalhos voluntários na área onde tem por objetivo chegar, todos estão de olho em pessoas pró-ativas!

Seja Expontâneo. Não tente ser quem você não é! Seja você mesmo.

Seja humilde. A humildade precede a honra.

Desde meu último artigo com esse mesmo tema, publicado há cerca de 8 anos, os avanços no meu desenvolvimento pessoal se tornaram habituais, sendo que além de concluir a Faculdade de Comunicação Social, em 2004, e atuar intensamente na área durante vários anos, houve a necessidade de reavaliação do todo e, em decorrência disso, fui impelido a uma mudança drástica na vida profissional.

Dentre essas mudanças, a mais significativa foi a graduação em Arquitetura e Urbanismo. E agora, aos 40 anos, atuando como Arquiteto e ainda como comunicador, consigo ver o resultado da minha insatisfação em meados de 2002.

Estou convicto de que o fator mais importante para se atingir os objetivos pessoais é a "auto-motivação". É conseguir gerar motivação em si próprio, sem a dependência de elementos externos.

No meu caso, como Cristão e um sonhador nato, a fé em Deus e o vislumbre um futuro bom foi o combustível para correr atrás dos objetivos.

Acredite que é possível até o fim. A crise só existe para quem acreditar que ela tem poder para impedi-lo de sonhar. (Caco Araújo)

Por fim, agora que foram atinjidas grande parte das metas que eu havia proposto, chegou a hora de iniciar novas. E assim será até o fim.

Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a pessoas nem a coisas. (Albert Einstein)