Resumo

O presente artigo é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo abordar assuntos sobre como discorre o Planejamento Organizacional na Administração pública, percorrendo por todo o seu contexto histórico, desde o surgimento da administração como ciência no período da revolução industrial e consequentemente o surgimento do planejamento organizacional, através de uma grande demanda do setor administrativo das indústrias da época, até como se sucede o planejamento dentro do contexto administrativo nos tempos atuais. O texto foi construído a partir da perspectiva do planejamento organizacional e os seus critérios tais como a departamentalização e os níveis de planejamento: Estratégico, tático e operacional, tendo em vista que os mesmos se enquadram na estrutura organizacional e aperfeiçoam a sua funcionalidade podendo ser correlacionandos no setor público. No âmbito da administração pública serão abordados temas que tratam do comportamento dos profissionais deste setor, trazendo como exemplo suas respectivas práticas quando se refere ao planejamento organizacional dentro da esfera pública, além de tratar sobre as etapas transcorridas na administração pública que influenciaram na sua estrutura organizacional, que foram: A etapa Patrimonialista, burocrática e gerencial. O presente estudo analisa como hoje o setor público se comporta diante das transformações econômicas e administrativas, principalmente quando falamos sobre a etapa burocrática, que foi transformada em um termo pejorativo devido o seu forte sistema rígido e inflexivo. O método de pesquisa utilizado para alcançar o conhecimento e os resultados foi a metodologia de pesquisa dialética e bibliográfica. Podemos considerar que embora o planejamento organizacional se enquadre na administração pública, é importante salientar que a administração pública possui suas limitações jurídicas através da legislação e que para tanto é importante respeitar a soberania legislativa. Entretanto os métodos de planejamento organizacional aplicados no âmbito público almejam os melhores resultados para o serviço público, que tem a burocracia como sua principal metodologia e que embora funcione no sentido da hierarquização, é preciso que seja otimizada para o melhor funcionamento das tarefas realizadas.

Palavras-chave: Planejamento Organizacional. Estrutura Organizacional. Administração Pública.

1 INTRODUÇÃO

O Planejamento Organizacional vem tomando uma posição mais enfática nas organizações devido a necessidade de uma adaptação as mudanças econômicas e sociais trazidas para a sociedade desde o período da revolução industrial. A Administração Pública igualmente vivencia essas alterações e consequentemente pratica o planejamento organizacional de acordo com os seus requisitos e sua legislação.

O Planejamento na administração pública muitas vezes representa um papel financeiro e de prestação de contas para os cidadãos, que são os detentores de seus recursos. Porém para que esses recursos sejam distribuídos de maneira coerente é necessário a existência de um Planejamento Organizacional para suprir as necessidades dos objetivos da esfera pública através do recurso profissional.

Devido a existência da burocracia e das imposições da legislação, os administradores do setor púbico detêm de recursos financeiros e de autonomia na tomada de decisão limitados, o que provoca a necessidade do planejamento organizacional no setor público para suprir as demandas de acordo com tais imposições.

O presente artigo, através da pesquisa bibliográfica abordará os temas referentes ao Planejamento Organizacional, desde a justificativa do seu surgimento até a correlação com a atualidade, bem como sua inserção no setor público. [...]