Ter conhecimento acerca de como se deve trabalhar em uma organização seja ela pública, privada ou de terceiro setor é fundamental para que a atividade fim de cada uma dessas organizações seja eficiente e produtivo. E para que a organização funcione bem e trabalhe sempre em busca pela excelência é necessário entender como se dá todo o processo administrativo. O processo administrativo é composto por um ciclo administrativo onde temos quatro funções administrativas importantes, as quais são: planejamento, organização, direção e controle.

 Diante do exposto, neste trabalho conceituaremos os seguintes temos que compõe o processo administrativo: Estratégia de Planejamento, Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Estratégia de Planejamento

Sabemos que cada vez mais as organizações precisam se diferenciar  umas das outras, além de serem mais competitivas e para que isso ocorra são obrigadas a criar ou adotar estratégias.

No artigo “Planejamento Estratégico Organizacional” publicado na Revista Eletrônica de Contabilidade pelos especialistas Emerson Rodrigues Barbosa e Gilberto Brondani[1], encontramos a seguinte definição para “estratégia”:

No significado em geral sobre “estratégia” observa-se que seu norte principal diz respeito a ser capaz de posicionar-se corretamente frente às situações principalmente quando se está diante de incertezas e turbulências do ambiente, seja ele no plano financeiro, seja no âmbito de suas atividades internas e processuais.

Neste mesmo artigo os autores falam sobre a aplicação da estratégia no nível organizacional:

No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de se trabalhar contínua e sistematicamente o ajustamento da organização às condições ambientais que se encontram em constante mudança, tendo sempre em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional.

Oriunda dos campos de batalha e das guerras, a estratégia, no nível empresarial, é forma utilizada na conquista dos seus objetivos organizacionais com i mínimo de esforço possível, ou melhor, gastando apenas os recursos necessários e mantendo um padrão excelente de qualidade.

Já o planejamento é a elaboração de objetivos e ações dentro da organização. Esses objetivos e ações que são formuladas costumam ser de médio a longo prazo, ou seja, é o momento de planejar o futuro da organização.

Chiavenato (2006:409) define planejamento da seguinte maneira:

Planejamento é a função administrativa que define os objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcança-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.

Planejamento é abordado por Chiavenato (2006: 409) com maestria quando ele diz que:

O primeiro passo do planejamento consiste na definição dos objetivos para a organização. Objetivos são resultados específicos que se pretende atingir. Os objetivos são estabelecidos para cada uma das subunidades da organização, como suas divisões ou departamentos etc. (...).

Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá se feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. Em outros termos, o planejamento constitui hoje uma responsabilidade essencial em qualquer tipo de organização ou de atividade.

Deste modo, o planejamento é a função inicial da administração, todo e qualquer ato que ela venha a praticar deve ser planejado, determinado os objetivos e quais serão os meios que ela necessitará para alcançar cada um desses objetivos de modo satisfatório.

Dentro do termo planejamento encontramos os seus tipos, já que há níveis de planejamento dentro de uma organização, os quais são: o planejamento estratégico (no nível organizacional institucional), o planejamento tático (no nível organizacional intermediário) e o planejamento operacional (no nível organizacional operacional), como podem visualizar na figura abaixo:

 Planejamento Estratégico

Segundo Chiavenato (2006: 416) o planejamento estratégico é:

(...) um processo organizacional compreensivo de adaptações através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos.

As principais caraterísticas que podemos encontrar num planejamento estratégico são: o planejamento estratégico esta relacionado com a adaptação da organização, o planejamento é orientado para o futuro, ele é estratégico e compreensivo, possui um processo de construção de consenso e o planejamento é uma forma de aprendizagem organizacional.

Para Chiavenato (2006: 416) o planejamento estratégico se forma através de três critérios importantes: a visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos. Inicia com a construção de onde se quer chegar no futuro e é a visão que descreve o mundo em um estado ideal. A partir daí que são examinadas as condições externas do ambiente e as condições internas da organização.

Assim, no compreendemos que o conceito de planejamento estratégico se resume em um nível de planejamento que abrange toda a organização e tem como objetivo tomar decisões fundamentais e fornecer recursos necessários para os projetos estratégicos a serem realizados e quem costuma elaborar esses objetivos são os sócios, proprietários, o presidente, os diretores ou os diretores departamentais.

Planejamento Tático

O planejamento tático irá desenvolver os planos táticos para desdobrar a estratégia nas suas áreas de atuação. Este é considerado o nível intermediário dos planejamentos, pois ele é responsável por uma determinada unidade organizacional.

Para Chiavenato (2006: 418) o planejamento tático é:

(...) o planejamento focado no médio prazo e que enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. O médio prazo é definido como o período que se entende por um ano. O administrador utiliza o planejamento tático para delinear o que as várias partes da organização, como departamentos ou divisões, devem fazer para que a organização alcance sucesso no decorrer do período de um ano de seu exercício. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoas finanças e contabilidade.

Percebemos que neste nível de planejamento a abrangência ocorre na divisão, no departamento, na seção ou na filial onde se desdobrarão os planejamentos estratégicos em seus campos de atuação a fim de promover o alinhamento da empresa. Ocupam o nível tático então, os diretores, os supervisores, os gerentes, os coordenadores ou os líderes de projetos.

Planejamento Operacional

No nível operacional os colaboradores irão desenvolver os planos de ação para desdobrar o planejamento tático em ações praticas por cada pessoa ou por cada pequeno grupo de pessoas onde será especificado o que fazer concretamente.

De acordo com Chiavenato (2006: 419) “O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma as tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com ‘o que fazer’ e com o ‘como fazer’ as atividades quotidianas da organização”.

E o autor ainda acrescenta que:

O planejamento é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.

Deste modo, conforme a Administração Geral e Pública de Chiavenato, a sua abrangência sempre ocorrerá em pequenos grupos ou individualmente onde os mesmos colocarão em prática os processos, sub-processos e as atividades operacionais da organização. E esses grupos de pessoas ou indivíduos são representados por técnicos ou encarregados de execução.

Portanto, inferimos que, toda empresa ou organização, independente do seu porte, está estruturada desta forma onde se tem o nível estratégico no topo da pirâmide, seguida do plano tático (que é responsável pela mediação entre o planejamento estratégico e o operacional) e por último o plano operacional que são as pessoas que colocam em prática as atividades ou processos.

 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública.  6ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. págs. 407 – 426.

PRÉVE, Altamiro Damian; MORITZ, Gilberto de Oliverira; PEREIRA, Mauricio Fagundes. Organização, processos e tomada de decisão. – 2ª edição. Reimp. – Florianópolis: Departamento de ciências e administração/UFSC; (Brasília) CAPES:UAB,2012. 184 p.:il.