O plano nacional de educação no Brasil segue tendências atuais, porém, os métodos tradicionais ainda estão enraizados em muitas escolas. O professor inserido nesse novo contexto educacional precisa moldar seus conteúdos de acordo com esse novo momento seguindo um planejamento que deve atender as necessidades de cada nível da sociedade e o indivíduo nele atuante.

Para que este planejamento educacional tenha uma boa receptividade entre a população estudantil é necessário que se conheçam as problemáticas existentes em cada nível social, seja ele nacional Estadual ou Municipal com objetivo de se propor uma solução cabível para cada situação propondo conteúdos que atendam as dificuldades de cada orientador, levando-o a planejar seus conteúdos com facilidades e clareza de ideias e subsídios existentes de acordo com a realidade de seus receptores.

Sabemos que planejar é prever futuros, estabelecer caminhos que norteiam a execução da ação educativa. Podemos concluir que, o planejamento Educacional no Brasil atende as necessidades de uma sociedade conhecida na maioria das vezes por seus elaboradores que desconhecem a realidade das populações estaduais e municipais. Seria importante a divulgação de um projeto educacional que realmente atendesse essas realidades tão distintas entre si.