PLANEJAMENTO: EDUCAÇÃO INFANTIL BNCC: Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita

Área do conhecimento                                                                                                                            : Campo de experiência; ’’ O eu, o outro e o nós ‘'

                                                                                                                                             Objetivo de conhecimento: Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar a educação familiar interagir com crianças da mesma faixa etárias e adultas ao explorar espaços, matérias, objetos, brinquedos. Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos e brincadeiras balbucios, palavras e sentimentos desenvolvidos em sala de aula. Desenvolver as altas habilidades e as super dotação da criança através das atividades proposta em sala de aula. Trabalhar a estimulação cognitiva da criança através dos jogos e recreação promover as atividades com as cores dentro do contexto matemática figuras geométricas e o espaço dimensão distância longes perto dentro fora. A criança precisa conhecer a sua rotina em sala de aula limitações. Reconhecer o corpo e suas características a função social da escrita e das letrinhas do alfabeto trabalhar o reconhecimento dos pezinhos e das mazinhas através do projeto e das atividades carimbando as mazinhas e os pezinhos trabalhando o sensorial das crianças e desenvolvendo as texturas com bolinhas de gel.  Desenvolver a percepção visual, auditiva e a coordenação viso- motora grafo motricidade fina lateralidade cruzada psicomotricidade visocomotora.

Habilidades: [EI02E001] Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. [ EI02E002            ] Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. [ EI02E003] compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. [EI02E004] Desenvolvendo o processo da criança através dos desenhos criando o imaginário no conhecimento da linguagem falada e na escrita dos seus primeiros rabiscos.·············.

[Desenvolvimento das ações do professor] Exposição oral de ideias com clareza e sequência lógica; compreender e transmitir avisos, recados e

mensagens. Interpretação de imagens símbolos e sinais; Desenho como forma de representação; Narrar descrever explicar, relatar, ouvir e argumentar com outras crianças.

Avaliação: A avaliação faz-se á mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento dos processos de aprendizagem das crianças; para refletimos sobre as qualidades das interações estabelecidas com outras crianças, funcionários e com o professor, auxiliando no planejamento educativo, sem o objetivo de promoção. Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno folhas de sulfite, cartazes e músicas. Promovendo a motricidade da criança através da massinha de modelar no ápice do seu potencial as perturbações motoras são conhecidas com perturbações instrumentais.

Mensagem Reflexiva: Cada criança é livre para escolher as cores que elas desejam pintar sua vida crianças são borboletas ao vento cada uma voando do seu melhor jeito eu aprendi que cada criança tem seu tempo de desenvolvimento na aprendizagem                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Professora especialista: ADINELMA ALEXANDRE DA SILVA PSICOPEDAGOGA CLINICA PÓS GRADUADA EM AEE     EXAME EM PROFICIENCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPAHOL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE LITERARUTA DE CORDEL.