FAMESP – FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO

                         MBA EM GESTÃO  PARA EVENTOS

                                       MIRIAM MORI MACIEL TRENCH

                               ORIENTAÇÃO : PROF. LAWTON BENATTI

                                                    PLANEJAMENTO E CONTROLE

INGREDIENTES FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DE QUALQUER NEGÓCIO

                  De acordo com dados publicados em estudos do SEBRAE ( Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas ) “58% das empresas de pequeno porte fecham as portas antes de completar cinco anos. Apesar de ser um índice alto, o estudo mostra uma queda elevada quando comparado com 2000. Naquele ano, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas chegava a 71% nos primeiros cinco anos de existência.

                 Em relação ao ano passado, o novo estudo mostra também uma melhora, quando 62% das empresas não estavam mais em atividade após cinco anos de existência. A mortalidade no primeiro ano de vida, porém, manteve-se estável em 27%, quando comparada com o estudo do ano anterior.

               Um dos motivos apontados pela pesquisa para a redução da taxa de mortalidade é a melhora no perfil do gestor. Além de buscar cursos de aperfeiçoamento, os aspirantes a empresários optaram por empreender com um grau de escolaridade mais elevado em comparação com o ano de 2000. Segundo o levantamento, 83% dos que abriram empresa em 2007 possuem o ensino médio completo ou mais, ante 70% em 2000.

             O maior grau de escolaridade permitiu que os empreendedores pudessem planejar melhor as suas atividades antes de iniciar o negócio. Segundo o levantamento, os proprietários de empresas constituídas em 2007 levaram, em média, nove meses traçando suas atividades, ante sete meses apontados na pesquisa do ano 2000. Este planejamento permitiu uma melhora na gestão básica das empresas: em 2000, 72% dos empreendedores acompanhavam constantemente a evolução das receitas e despesas (fluxo de caixa), este índice subiu para 77% em 2007. Em 2007, 95% dos empresários apostavam na inovação e no aperfeiçoamento de produtos e serviços, ante 79% em 2000.”

               Estes dados são nitidamente comprovados, ao observarmos que a maioria das pessoas que resolvem empreender seu próprio negocio, preocupam-se Inicialmente em buscar ” fazer acontecer”, porém no decorrer do tempo deparam-se com uma enorme problema :

O  RESULTADO NEGATIVO

                Este cenário, leva o empreendedor a repensar a forma de trabalho e administração mas, normalmente o cenário  nesta ocasião, já está bastante crítico, pois os recursos financeiros pessoais foram misturados com os recursos que deveriam ser do próprio negócio.

MOTIVOS DO FECHAMENTO



               A pesquisa do Sebrae, apontou diversos fatores que causaram o fechamento das empresas. Os principais são a ausência de comportamento empreendedor e planejamento prévio adequado por parte do empresário, insuficiência de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, deficiências no processo de gestão empresarial, além de dificuldades econômicas e os impactos de problemas pessoais sobre o negócio.

              Um dos principais e mais comuns dos erros de administração de um pequeno negócio é não saber separar o que é da Empresa e o que é do proprietário.

              Este erro, comumente encontrado na administração dos pequenos negócios, levam o gestor ao desespero e o conduzem ao fechamento da sua empresa.

ANTES DO NEGÓCIO COMECAR É FUNDAMENTAL QUE O PLANEJAMETO E CONTROLE ESTEJAM EM PERFEITO SINCRONISMO

              É importante que o empreendedor canalize suas energias para a operação do negócio, respeitando sempre o perfil que ele tenha para o desenvolvimento de cada tarefa, ou seja,  caso você não tenha um perfeito domínio das tarefas de planejamento e controle financeiro, procure ajuda de um especialista. O Sebrae dispõe de orientação profissional ao pequeno empreendedor que o capacitará para exercer de forma correta a administração de seu negocio, orientando-o a ter controle sobre :

- planejamento estratégico

- Fluxo de caixa

- gestão mercadológica

- gestão de estoques

               São ferramentas simples que conduzirão o empreendedor a administrar seu negócio com mais segurança, controle e chances de leva-lo a ultrapassar o período mais difícil de consolidação de sua empresa.

Fontes :

-Revista Época Negócios

-Sebrae – Relatório Executivo do Empreendedorismo no Brasil

- Infinity – Assessoria Empresarial Ltda.