PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO


Na busca de um melhor Planejamento e Avaliação dos alunos nas aulas fica constatado a importância de estruturação das aulas visando uma aprendizagem continua, onde todos os alunos possam participar e interagir em sala de aula. Alem disso é fato que também o professor atual na realidade exerce uma função de mediador do conhecimento e, portanto não é mais o detentor de todo o conhecimento e de toda verdade. Isso ocorre porque na sociedade atual os meios de comunicação evoluíram bastante e hoje a informação está mais accessível, principalmente com advento da Internet.
Portanto fica claro que a figura daquele professor do século passado que ministrava a aula na forma de um monólogo e que acha que tinha todo o conhecimento e não podia ser contestado não pode mais existir nesse modelo atual de ensino, já que representa um retrocesso para o nosso sistema de ensino.
Diante disso fica evidente que hoje os professores devem buscar no planejamento de suas aulas utilizando todos os recursos disponíveis para que todos os alunos possam assimilar os conteúdos que são repassados. Para isso temos vários meios como: músicas, poemas, vídeos, debates, seminários, peças teatrais, aulas fora da escola em bibliotecas, centros históricos e área que aludem ao tema que está sendo ministrado em sala de aula. Assim temos muitas ferramentas que vão além dos textos dissertativos que podem contribuir de forma positiva para o enriquecimento do conhecimento de cada aluno.
Além disso, no processo de aprendizagem atual o educador deve sempre priorizar a contextualização e a transdisciplinaridade buscando assim associar os assuntos que são repassados em sala de aula com outras disciplinas e com elementos e assuntos do cotidiano, para que dessa forma fique mais fácil a compreensão dos assuntos tratados em sala de aula.
Sobre a forma de avaliação dos alunos fica claro que não podemos mensurar a aprendizagem somente através de provas no final de cada bimestre, mas pelo contrario a avaliação tem que ser um processo contínuo onde o aluno é avaliado constantemente através da participação em sala de aula, através de trabalhos em sala de aula, e também através de trabalhos extras realizado fora da sala de aula. Dessa forma todo o processo de avaliação deverá priorizar a integração e a interação dos alunos em sala de aluno visando a buscar do conhecimento em conjunto e jamais de forma isolada, pois o aluno que tem dificuldade em realizar trabalho em grupo jamais conseguira se integrar em sociedade, pelo contrario ele poderá torna-se uma pessoa individualista e egoísta. Portanto devemos preparar os alunos para serem cidadãos visando o bem comum.
No processo de Avaliação o Educador deverá também observar se há algum problema que esteja atrapalhando os seus alunos no seu desenvolvimento escolar. Temos vários exemplos que acontecem nas salas de aula brasileira como alunos que possui algum problema de visão e por não usa óculos acabam perdendo o rendimento escolar. Além desse temos alunos que sofrem violência física, psicológica e sexual e outros alunos que devido a condição financeira de sua família tem dificuldade para freqüentar a escola.
Diante disso o Educador não tem somente uma função educacional, mas social, pois ele poderá buscar meios que possam sanar ou amenizar esses problemas que afetam os seus alunos e de forma nenhuma ele poderá se calar diante de qualquer ato que prejudique os seus alunos. Para isso é de extrema importância a participação do educador, mas também da família no acompanhamento dos seus filhos na escola. Também à medida que a sociedade local busca interagir com os centros de ensino fica evidente o grau de evolução no ensino ministrado nessas instituições, isso ocorre porque a escola não é uma ilha isolada no meio de um bairro ou de uma cidade, ela é uma instituição que deve buscar essa interação com a sociedade local visando assim combater a evasão escolar, altas taxas de repetências e conscientizando sobre o perigo das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis e outros assuntos relevantes.
Acredito que somente agindo dessa forma as escolas brasileiras poderão evoluir e contribuir para o desenvolvimento da educação brasileira de forma consistente e real. No entanto isso não é só um papel do educador, mas também da comunidade local e principalmente dos agentes políticos.