Planejamento Berçário: BNCC Bebês de Zero até um ano e seis meses

Componente Curricular: Linguagem dos bebês oral e escrita rabiscos

Área do conhecimento: Bebês de Zero até um ano e seis meses

Campo de experiência: Corpo, Gestos e movimentos.

Objetivo de Conhecimento: O objetivo é mostrar diferentes linguagens artísticas, e culturais, como música e danças e seus movimentos coordenar suas habilidades manuais desenvolver o sensorial dos bebês através dos jogos educativos. Desenvolver atividades de pinturas com carimbando os pezinhos e as mãozinhas dos bebês nas pinturas criativas na sala de aula e dos projetos educativos. os movimentos em sala de aula com danças e musicas . Levar os bebês  a conhecerem as partes do seu corpo humano por meio das atividades gráficas e lúdicas . Desenvolver a socialização dos bebês trabalhando os sentidos e os gestos com os bebês. Desenvolvendo os hábitos de higiene estimular a coordenação motora dos bebês.   Desenvolver a criatividade dos fantoches em sala de aula na conotação de historias.

Habilidades: [E101CG01] Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções e sentimentos, necessidades e desejos.

[E101CG02] Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

[E101CG03] Trabalhar no bebê o desenvolvimento sócio – afetivo e as relações com os outros bebês no ambiente escolar.

Desenvolvimento ações do professor: Explorar e manipular diferentes tipos de materiais pegarem objetos solicitados brincar de ciclista com o bebê dobrando e esticando as perninhas. Conversar e fazer massagem no bebê enquanto estiver no trocador deixa-las explorar ao máximo os objetos e brinquedos.  Estimular a coordenação motora dos bebês e a criatividade com o uso de diversos materiais de modelagem.  Projetar a criatividade dos bebês através da conotação de histórias com livros e fantochões.

Avaliação: Será realizada por meio da observação das ações e reações de cada bebê durante todo o trabalho diário.

Mensagem Reflexão: ’’ O bebê nasce inserido em um meio social que é a família e é nela que o bebê estabelece as primeiras relações com a linguagem e com os outros é no meio familiar que o bebê descobre e conhecer a sua língua materna pelos os gestos e movimentos e descobre sua identidade e autonomia e obter o reconhecimento no primeiro momento a fala da sua mãe.  ‘'

Professora especialista Psicopedagoga Clinica Adinelma Alexandre da Silva.