ADRIANA RIEDEL

RESUMO: O processo de planejamento está inserido em vários setores da vida social: planejamento urbano, planejamento econômico, planejamento habitacional, planejamento familiar, dentre outros. Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir. É fundamental que o planejamento seja sempre flexível. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe. O trabalho do gestor educacional é fazer com que os educadores compreendam e percebam o quanto o planejamento é importante para as pessoas que não estão diariamente em sala de aula. Através do planejamento o gestor poderá auxiliar os educadores, orientando-os, dando idéias, contribuindo com o seu trabalho, e ajudando no desenvolvimento dos educandos. O gestor a partir de seu planejamento conseguirá dar confiança aos educadores, motivando-os e despertando a criatividade, o dinamismo e a responsabilidade de cada um.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento, Organização, Gestor Educacional

INTRODUÇÃO

O planejamento não é um conceito entendido por todos ou mesmo usado em suas tarefas diárias. A maioria das pessoas nunca parou para planejar, e/ou executa algo que não está planejado. Resultado disso, é que estão sempre repetindo as mesmas ações, e em conseqüência, os mesmos erros.

Desta forma, este artigo vem contribuir para o entendimento da importância do planejamento na Educação. Pois ele é fundamental para educadores e principalmente para gestores.

Geralmente quando se fala de planejamento logo vem a idéia de preenchimento de formulários, algo que demanda tempo, algo muito trabalhoso. Na realidade, o planejamento é muito mais do que isso. Ele pode ser visto como facilitador no processo educacional.

Toda e qualquer atividade pedagógica deve ter um planejamento, ou seja, deve ser bem pensada e preparada antes de colocar em prática. Assim, o planejamento exige uma reflexão sobre a realidade e sobre a ação a ser desenvolvida. Também é um instrumento contra a improvisação, é o momento em colocar em prática o que se pensou e organizou.

É importante destacar que o planejamento é flexível, e esse é o grande desafio dos profissionais ligados a educação, pois acabam sendo muito ríspidos em realizar tarefas sem dar conta que o meio em que o cercam não comporta determinadas ações.

O planejamento nada mais é, que um caminho a seguir, onde exige reflexão, ação e criatividade. [...]