RESUMO

O planeamento do topo é uma acção contínua nas organizações que tem como propósito alcançar os objectivos desejados e que possam ser executados de maneira eficiente, usando o mínimo de recursos. Consiste em análise minuciosa dos cenários futuros e delinear as estratégias, planos e percursos da organização objectivando concentrar esforços nas metas de tornar real a visão da organização, tendo em vista a definição e a obtenção de objectivos organizacionais. O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre Planeamento Estratégico e sua Importância no Ambiente Organizacional e seus Embaraços de Gestão.

Tem a função de mostrar os embaraços que as empresas tem em elaborar, implantar e praticar o planeamento estratégico. Para alcançar estes objectivos e identificar a melhor maneira de trabalhar usando os conceitos sobre Planeamento Estratégico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para busca de informações e suporte na elaboração do pensamento científico sobre embaraços de gestão nas organizações. O planeamento bem organizado e praticado pelos gestores tem por sua vez a função de tornar as organizações mais rígidas, preparando-as para situações adversas que possam vir a ocorrer a posterior, fazendo com que estas alcancem suas metas.

Palavras-chave: 1. Estratégia organizacional, 2. Competitividade, 3. Resultados Organizacionais

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objectivo principal alargar o conhecimento sobre a importância do planeamento estratégico e suas implicações nas organizações com objectivo de demonsmostrar a sua real importância para abertura e sobrevivência de uma empresa.

Os gestores precisam ter em mente um modo de tomar decisões estratégicas para planear o futuro da empresa, pois esta requer planeamento para suas operações e actividades.

O processo de administração se inicia com o planeamento, onde se define os objectivos da empresa e seleccionam-se as políticas, os procedimentos e os métodos para o seu alcance, sendo este um forte aliado capaz de oferecer condições de rumo e continuidade para uma empresa e uma trajectória para o sucesso.

No ambiente interno da organização, o planeamento deve respeitar alguns princípios, almejando conseguir o alcance dos objectivos de maneira eficiente e eficaz.

O gestor deve saber lidar com os diferentes tipos de planeamento: o estratégico – que

analisa a organização no geral; o táctico – que aborda cada sector separadamente e o operacional - que aborda as operações quotidianas da empresa. Cada qual dentro de sua área e competência e seu tempo necessário, mas sempre em defesa dos objectivos principais da empresa.

O planamento individualmente não alcança os objectivos da empresa. Se o planeamento realizado não for executado, acompanhado, controlado e o mais importante, e feito corecções se necessário, de nada adiantará realizar o planeamento.

Neste contexto, através de fundamentação bibliográfica, este artigo descreve os embaraços das organizações em elaborar e executar o planeamento estratégico.