Na hora de construir e montar os ambientes de uma casa ou de um apartamento novo, muitas dúvidas surgem. São várias as opções de decoração e é difícil escolher qual tem mais a sua cara. Porém, na hora de escolher o piso as opções já são mais reduzidas, já que a maioria das pessoas descarta o uso da madeira natural e das pedras, pois são caros e possuem uma manutenção e conservação mais trabalhosas, principalmente, se na casa, moram crianças pequenas (e arteiras).

O piso de porcelanato e o piso laminado estão se tornando a preferência para escolha entre os tipos de pisos. O laminado ainda traz a vantagem de ser parecido com os pisos de madeira propriamente ditos. Os dois pisos são bem diferentes entre si, mas apresentam as mesmas vantagens quanto à limpeza e durabilidade, desde que venham de marcas boas e confiáveis.

O porcelanato é uma placa de cerâmica de grande resistência e de baixa absorção de água, podendo ser polido ou esmaltado. Podem ser colocados em grandes formatos, com menos emendas, diminuindo o visual de rejunte, uma opção bastante moderna que dá uma sensação de maior amplitude ao ambiente.

Os pisos laminados são revestimentos instalados sobre uma manta de espuma plástica, por isso levam o nome de flutuantes. A instalação dele é bastante fácil, sendo realizada em algumas horas numa sala. Podem ter espessuras, cores e acabamentos diferenciados, sempre chegando o mais próximo da madeira de verdade. As vantagens dos pisos laminados é que dão um ar mais aconchegante ao espaço, principalmente por não serem tão gelados como o porcelanato.

Se formos comparar os valores dos dois produtos, equiparando a qualidade das marcas, o piso de porcelanato exigirá um investimento maior, pois a quantidade de material utilizado para a instalação do piso e a mão de obra especializada, são itens que encarecem o resultado final do trabalho. A diferença entre os dois pode chegar até 20%.

Por esses motivos, na hora de escolher entre porcelanato e pisos laminados deve-se levar em conta vários aspectos como a decoração da casa e o clima da região, além, é claro, do orçamento disponível para esse item. Em ambientes mais frios, o piso laminado é o mais indicado, podendo ter o porcelanato em alguns cômodos apenas, como cozinha e banheiros.

Faça a escolha mais adequada para o estilo da sua casa e para as características climáticas da sua região. Porém, tenha uma certeza: qualquer que seja a escolha, ela será muito acertada, pois os dois materiais são de altíssima qualidade.