RESUMO

A busca por combustíveis alternativos vem ganhando destaque no cenário dos consumidores, pelo fato do petróleo ser uma fonte esgotável e seu consumo emitir gases poluentes como o monóxido e o dióxido de carbono. Muitas propostas surgem para a produção de um combustível que não agrida o meio ambiente, destacando-se os biocombustíveis derivados de óleos ou gorduras que são a grande promessa para substituir os combustíveis fósseis. Destacando-se o biodiesel produzido através do pinhão manso. A cultura do pinhão-manso constitui-se como uma alternativa viável, devido a sua rusticidade, resistência à seca e por ser adaptável a uma gama de ambientes. No presente artigo será apresentado informações sobre as vantagens do plantio do pinhão manso, a maneira fácil de adaptação do mesmo, seu grande rendimento por semente de pinhão-manso e as vantagens geradas para o meio ambiente.

INTRODUÇÃO

Aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo é de origem fóssil, sendo que esses combustíveis são extremamente poluentes e esgotáveis. Devido a isso, houve a necessidade de uma intensificação nos estudos de combustíveis alternativos.

     Os biocombustíveis surgem como uma alternativa eficaz, pois são fontes de energia renováveis, oriundas de produtos vegetais e animais. Estão disponíveis em grande abundância na natureza. Sua aplicação é bastante antiga e extensa, pois já eram utilizados desde a época em que o homem descobriu o fogo, no qual utilizava a lenha, biomassa, que é um biocombustível.

      Henry Ford e Rudolf Diesel conceberam suas invenções visando à utilização de combustíveis vegetais, mas com a Revolução Industrial a demanda pelo carvão aumentou. Na época era mais viável utilizar os combustíveis fósseis. Em 1973 com o “Embargo do Petróleo” que começou a discussão acerca da utilização de outras fontes de energia objetivando a diminuição da dependência do petróleo, assim como o índice de poluição. O etanol, a biomassa e o biodiesel são os principais biocombustíveis existentes.

      Em 2003, surgiram os primeiros estudos para a criação de uma política do biodiesel no Brasil. Em dezembro de 2004, o governo lançou o (PNPB). O (PNPB) é um programa do Governo Federal que objetiva a implementação de forma sustentável da produção e uso do Biodiesel. O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões com motores diesel. A Lei nº 11.097 estabelece a obrigatoriedade da adição de um percentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel.

       O Brasil possui uma enorme variedade de plantas oleaginosas que podem ser utilizadas para a produção de biodiesel, como a mamona, soja, dendê, girassol, amendoim, pinhão-manso, etc.

      Dentre as alternativas para a produção de biocombustíveis, o pinhão manso vem se estabelecendo como uma ótima opção.

Como objetivos temos, procurar meios alternativos de combustíveis, com intuito de diminuir o alto grau de poluição causado pelos combustíveis fósseis.

Demonstrar que o Pinhão-Manso mostra-se uma excelente e promissora oleaginosa para a produção do biodiesel.

Discorrer sobre a produção do biodiesel a partir do óleo do Pinhão-Manso.

Identificar as melhores opções para o seu cultivo.

Esclarecer suas vantagens e desvantagens, bem como tornar claro as necessidades para o seu cultivo. [...]