Caro leitores,

Primeiramente gostaria de agradeçer a enorme procura pelos meus contatos, foi muito positivo essa interação com vários estudantes de áreas de Engenharia e Automação, em breve estarei como o Site piloto Nilson Rov Brasil online, com mais informações técnicas e alguns links que todos poderão acessar para tirarem dúvidas ou colocar algum comentário para nós somarmos  mais informações nesse oceano de oportunidades.

 Basicamente, tentarei explicar bem didaticamente o que é a pofissão de "Piloto de ROV".

Profissão promissora, operar um robô submarino que navega em profundidades abissais. acompanhar seus movimentos tele operado numa estação supervisória de monitorameno, pode até pareçer um vídeo game mas é trabalho, uma das maiores fontes de informação submarina até hoje empregada nos campos de petróleo em todo o mundo.

A profissão Piloto de ROV( sigla do inglês "Remotely Operated Vehicles"), uma das pofissões promissoreas no seguimento offshore, estes operadores estão sendo recrutados cada vez mais, as empresas tem uma expectativa de aumentar as frotas desses veículos cada vez mais, ocasionando numa demanda muito grande de operadores, supervisores, superintendentes e todo o corpo técnico que se dispõe um sistema de ROV.

Este profissional tem que dominar ciências tecnológicas, como a mecatrônica, mecânica, eletrônica, automação. elétrica, informática e impreterívelmente falar inglês, visto que todos os manuais técnicos e a tecnologia são de fora. A lógica, a perspecácia,a visão espacial num ambiente submarino são fundamentais para um Piloto de ROV. Muitas tarefas são complexas exigindo uma gama de informações ao mesmo tempo para monitoramento, execução e desfecho da operação, minimizando o tempo e custo dessas operações. o sistema é 100% supervisório, muitas das vezes 24hs de operação com turnos de 12hs, além de um corpo técnico full time onshore, para qualquer problema técnico, trabahar em conjunto com o pessoal de bordo e minimizar com segurança e profissionalismo as hora improdutivas e reestabeleçer as atividades submarinas.

O piloto de ROV, além de suas atribuiçoes operacionais e técnicas, exige desse profissional, uma gama de cursos específicos para que ele seja capaz de manter preventivamente e corretivamente o ROV operacional. além da formação Técnica em diferentes áreas, existe os cursos de hidráulica básica e avançada, elétrica e eletrônica, sistema eletrõnica de telemetria, cursos de manipuladores robóticos, especialmente para ROV´S workclass que são a maioria nos campos perolíferos e entre outros cursos do gênero.

O que é um ROV

São robôs submarinos tanto de observação ou de intervençaõ chamados de workclass, equipados com cameras de vídeos e sensores, operados por controle remoto, o piloto de ROV comanda as funções elétricas, eletrônicas e hidráulicas através de uma estação de controle supervisonada em tempo real em monitores de alta resolução. Hoje com a tecnologia cada vez mais avançada, podemos ver imagens em 3D, com alta resolução. Estes submarinos são importantes e proporcionam movimentos perfeitos ao navegarem pelo fundo no mar, usando uma hidrodinâmica axial e vetorial. podendo chegar a pontos impossíveis para o ser humano, vasculhar locais que o espaço é restrito, como tubulações, partes de navios naufragados, auxiliam também os mergulhadores, principalmente em casos que ofereçem riscos e dano pessoal.

Em que mercados o profissional de ROV pode ser inserido?

O piloto de ROV, podem ser inserido no grande e rentável mercado offshore, também em operações de inspeções de cascos de navios em áreas portuárias. Dependendo das circustâncias, o piloto pode trabalhar onshore, para auxiliar o pessoal técncio da base, trabalhar em laboratórios de hidráulica e eletrônica, executando tarefas específicas, testes de aceitação, ensaios  e mobilizações do sistema de ROV.

Perspectivas

O mercado de pilotos de ROV já esta há bastante tempo consolidado, mas com as novas descobertas do pré-sal e pós -sal, e  mais pesquisas submarinas surgindo, o mercado esta a aberto para grandes oportunidades. pelo estudo que fiz recentemente, muitas empresas estão como uma demanda imensa de profisiionais, o processo seletivo esta cada vez mais criterioso então candidatos para essa posição, aconselham a estudar e ficarem atentos as vagas para o processo de seleção.

Acredito que pude levar para o leitor uma visão geral e básica dessa profissão tão concorrida hoje no mercado offshore. Essa máquina-ferramenta não se esqueçam que é um pouco mais complexa do que imaginam, mas possoa assegurá-los que o ROV é um time, e com perserverança, seguindo todo embasamento teórico e prático, num futuro não tão distante, todos os candidatos a piloto de ROV serão classificados em excelência.

Desde já agradeço pela oportunidade.

Nilson José lacerda Filho.