Ou pelos seus amigos, ou pelos seus parentes, ou até mesmo em notícias ou reportagens, a verdade é que você já deve ter ouvido por aí alguém falar sobre Pilates. Sabe-se que muitos tipos de pessoas, em vários níveis de habilidades, que começaram a fazer exercícios de Pilates dizem ter visto melhorias no corpo – flexibilidade, circulação, postura e força abdominal, diminuição de dores nas articulações – e, consequentemente, na saúde. 
A modalidade foi criada pelo alemão Joseph H. Pilates há um século. Joseph era uma criança doente e frágil, vivia com asma e febre reumática. Obcecado pelo corpo perfeito, procurou desenvolver uma disciplina para combinar o físico dos gregos antigos com a força meditativa do Oriente. O resultado foi um sistema de exercícios que ele chamou de "contrologia", exigindo intensa concentração e centrado em um abdômen forte, profundo alongamento, respiração e foco. 
Através da contrologia, Pilates designou seis princípios básicos a serem considerados não só na execução dos exercícios, mas também no dia a dia: concentração, controle, centralização, fluidez no movimento, precisão e respiração. Assim, Joseph Pilates se tornou boxeador, mergulhador, esquiador, ginasta, ioga devoto e desenvolveu, como testemunho para seu método, um incrível físico.