PODEMOS SONHAR NUM PIAUI INDEPENDENTE? ACREDITO SIM.  DEPOIS DE LIDOS ALGUNS ARTIGOS DO MSP SENTI O GOSTO DE VER A VERDADE SER REVELADA.    O MOMENTO SUBLIME ACONTECE QUANDO ENCONTRAM PESSOAS COM CORAGEM DE ENFRENTAR OS ESTADO FEDERADO, QUE FOI FEITO PRA DESTRUIR O SONHO DE MILHÕES DE BRASILEIROS COM SU APOMPA QUE PARECE MAIS UM REINADO.    O DIREITO É MANIPULADO EM NOME DA TAL DEMOCRACIA, QUE NA REALIDADE É A DEMONIOCRACIA DO DINHEIRO, SÓ TEM QUEM TEM MUITO DINHEIRO, POSSE DE TERRAS, QUEM NÃO NADA TEM QUE VIVER OLHANDO OU TEM QUE FORÇAR A BARRA INDO EM BUSCA DE FORMA GROSSEIRA DESTE DIREITO QUE FOI TOMADO PELOS LONGOS PERIODOS DE ESCRAVIDÃO E DITADURA.    TEMOS MUITOS CIDADÃOS BRASILEIROS SENDO PRESOS POR CAUSA DO CAOS FORMADO, POR SER NEGRO FAVELADO. POR UM ESTADO ESPELHADO NO DIREITO ROMANO RACISTA E OPRESSOR DAS CAMADAS MAIS POBRES, QUEM FOI ROMA ANTIGA? O IMPERIO DA MORTE QUE DURANTE MUITO TEMPO MATOU E EXPLOROU POVOS INTEIROS, PRINCIPALMENTE O POVO CRISTÃO.    O PIAUÍ PODE SER INDEPENDENTE SIM. SÓ BASTA O POVO TER ACESSO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, VEJAMOS ALGUNS PIAUIENSES SEREM REFERÊNCIAS EM DIVERSAS AREAS E RAMOS DE CURSOS FORA DO ESTADO. SO EM BRASILIA HA MAIS DE 400.000 PIAUIENSES QUE DEVERIA PELOS MENOS A METADE PODERIA MORAR EM NOSSO ESTADO E GERAR RENDA PARA NOSSA GENTE ABANDONADA POR PODERES PUBLICOS DAS ELITES.

TEMOS UMA HISTÓRIA DE MASSACRE, TALVEZ OS NOSSOS IRMÃO INDÍGENAS PIAUIENSES TENHAM SIDO OS MAIS VALENTES QUE DERAM A VIDA LUTANDO PELA NÃO ESCRAVIDÃO DOS POVOS NATIVOS: CARIRIS, TREMEBES E TIMBIRAS. A BATALHA DO GENIPAPO FOI O PRIMEIRO GRITO DE LIBERDADE DAS MÃOS DE PORTUGAL QUE TINHA EM SEU REPRESENTATE O FIDIÉ, DEFENSOR DE SUBMISSÃO DO BRASIL A PORTUGAL.

FOI EM MANDU LADINO O NOSSO HERÓI MAIOR, QUE MORREU NO RIO PARNAIBA TENTANDO LEVAR SAU LUTA PARA O MARANHÃO, ÚLTIMO GUERREIRO DESTAS TERRAS, FOI PERESEGUIDO EM MORTO PELAS FORÇAS DE PORTUGAL.    NO PIAUÍ TEVE O TORQUATO NETO UM DOS MAIS INQUIETOS INVENTORES DO MOVIMENTO TROPICALISTA BRASILEIRO, EM SUAS MUSICAS ETERNIZARAM A CULTURA DO SOI LOUCO POR TI AMERICA E GELEIA GERAL, POR SER PIAUIENSE MORREU DANDO FAMA PARA ALGUNS CANTORES QUE HOJE NEM LEMBRAM QUE QUEM FEZ A GELÉIA GERAL, POIS FOI O TORQUATO NETO, FICOU TÃO DECEPCIONADO COM O MOVIMENTO QUE SE MATOU. TEMOS ARTISTA DE RENOME QUE TEM UMA VOZ INÉDITA, O ZÉ MARQUES E O BETO SEU IRMÃO, GILVAN SANTOS, SEVERINO, GIL NAGO, MUSICA HIP HOP, GRUPOS DE AFOXE, SAMBA E TAMBORES AFROS. AMIGOS QUE RETRATAM COM A FILOSOFIA E ARTE A MUSICALIDADE, ONDE ESPALHAM A VOZ SABISTA, CHORINHOS,CORAIS, E FAZEM PELOS CANTOS DO PIAUÍ, PORÉM , NÃO FORAM DESCOBERTOS PELA MIDIA, MAS É UMA GRANDE FORÇA QUE VAI UM DIA MOSTRAR NO PAÍS UM GRITO DO PIAUÍ INDEPENDENTE DOS CORONÉIS DO VOTO. AINDA EM CIDADES DIVERSAS O VOTO É COMPRADO POR CHINELA E OCULOS.

O ESTADO AINDA É EXPLORADO PELOS CORRUPTOS. GENERALIZOU-SE, ESTÃO EM TODO LUGAR DO SISTEMA, SUGANDO A VIDA DO POVO, PORQUE ENQUANTO EXISTIR ESTES TERRORISTAS CORRRUPTOS, VÃO CONTINUAR ROUBANDO O DINHEIRO DO FUNDEF, DA MERENDA ESCOLAR, DAS OBRAS FANTASMAS, DA COMPRA DE VOTOS, DA ENGANAÇÃO AOS MAIS POBRES.

BUSCAMOS A AUTODETERMINAÇÃO DESTE POVO, EM BUSCA DE SE LIBERTAR DOS EMPRESÁRIOS DESONESTOS QUE TEM O RECURSO DA SUDENE PARA EXPLORAR O POVO, DEIXANDO UM ESTADO SEM ESTRADA, SEM ECLUSA DO RIO PARNAIBA, SEM NAVEGABILIDADE HIDROVIARIA, SOMOS O POVO QUE TEM MENOS ESTRADAS DE QUALIDADE DO PAÍS, AINDA FALTAM CONSTRUIR MUITAS BRS E ESTRADAS VICINAIS IMPORTANTE PARA O TRASPORTE DA ZONA RURAL.
NA ZONA RURAL TEMOS MENOS COMARCAS JURIDICAS. AINDA TEM DELEGADOS SEM O TITULO DE BACHAREL EM DIREITO, ALGUNS AINDA SÃO MANDADOS PELOS PREFEITOS.

NA INDEPENDÊNCIA DO ESTADO, DEVE-SE TER EM MENTE O DIREITO NATURAL, DE FINCAR A ESTACA DE UM NOVO SONHO,VER A VIDA BROTAR DO CANTO DE TERESINA: "AI TROCA QUEM TROCA DESTROCA, MINHA TERESINA NÃO TROCO JAMAIS" (AURÉLIO) OU CANTAR COM CAETANO VELOSO: "EXISTIMO A QUEM SERÁ QUE SE DESTINA A CAJUINA CRISTALINA EM TERESINA",OU PASSEIAR NO CANTO DE SETE CIDADES ONDE O SONHO É AZUL VENDO O CANTO DE SILIZINHO: "OLHA MORENA SE VOCÊ QUISER QUE EU SEJA, UM HOMEM LIVRE PRA PODER TE MERECER". DEBRUÇAR NA VOZ DE NOSSO EXPOENTE NA MUSICA E NA TELEVISÃO, NOSSO LAMPIÃO DE PIRIPIRI: JOÃO CLÁUDIO, COM A VOZ IGUAL A DE LUIZ GONZAGA.
VER A RIQUEZA DA OPALA DE PEDRO II SENDO COLAR PRA O POVO DO PIAUÍ, TOMAR UM BANHO NO CALDEIRÃO, E DENTRO DO POSSIVEL NÃO SER ROUBADO PELA AUSTRÁLIA AS OPALS VENDIDAS A PREÇO DE BANANA. A SERRA DA CAPIVARA CONTINUA A SER UM LOCAL DE ENCONTRO DOS POVOS PARA ENSAIAR A MARCHA DA LIBERTAÇÃO. LA TEM POVOS NATIVOS COM SUAS ALDEIAS QUE MERECEM SER RESPEITADOS A SUA AUTODETERMINAÇÃO. SENTIR O GOSTO ETERNO E VIBRANE DA VISÃO DO DELTA DO PARNAÍBA O MAIOR DAS AMERICAS. DEBRUÇAR NO PARNAÍBA E VER NASCER UM RIO REVITALIZADO. SONHAR COM O PORTO DE LUIS CORREIA E APROXIMAR BEM PERTO DE UMA FERROVIÁRIA
QUE VAI DAR EM PETROLINA, PAULISTANA, SÃO LUIS, FORTALEZA E PARNAÍBA.
VER OS JORNAIS ESCREVENDO ARTIGOS CRÍTICOS CONTRA OS CORRUPTOS, OS PREFEITOS DESONESTOS PRESOS EM PRISÕES ALTERNATIVAS, SEM PODEREM JAMAIS SE CANDIDATAREM.

VER JUIZES HONESTOS EXPULSANDO OS DESONESTOS QUE HOJE SÃO MANDADOS PELO DINHEIRO. TER MAIOR ATUAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA JUNTO AO POVO ATRAVÉS DE VISITAS AOS CARTORIOS DO PIAUI.

VER A SEGURANÇA DO POVO AGORA EMPREGADO EM NOVAS INDÚSTRIAS DE CUNHO SUTENTAVEL E SEM IMPLANTAÇÃO DE AGROTOXICO NA INDUSTRIA DO AGRONEGOCIO..    OS JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA NAS UNIVERSIDADES ALTERNATIVAS, POSSAM ESTUDAR O DIREITO POPULAR E NATURAL BEM COMO A MEDICINA ALTERNATIVA.    SENTIR OS CARROS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR, JUNTO COM APROVEITAMENTO DO POTENCIAL DE UM SOL DO EQUADOR. ALEM DE FAZER COMO A INDIA EM OPTAR PELA FABRICAÇÃO DE CARROS PELA INDUSTRIA NACIONAL. SONHAR FAZ BEM!

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA!

O POVO FAZ A LEI NATURAL!

A VIDA EM PRIMEIOR LUGAR.


FREI FERNANCIO  - TEOLOGO - FILOSOFO POPULAR ( * correspondencia recebida em razão de artigo publicado no Expresso Vida n. 61 )

Fonte: Carneiro, Fernâncio Barbosa. Artigo publicado no Expresso Vida. Direitos humanos. n. 61. disponivel em: http://www.mail-archive.com/[email protected]/msg00387.html. Acesso em: 18 de julho de 2009.