Petrobras ou Petrobrax?

Por Jean Carlos Neris de Paula | 13/03/2011 | Política


O valor de X



O anúncio de que a Petrobras mudaria o nome para petrobrax gerou uma polêmica que ultrapassa os limites da Língua Portuguesa e penetra no reino político da economia matemática, disciplina habituada a descobrir o real valor de X. Em suma, o problema sai das letras e vai para os números.
A direção da empresa na época alegava que a substituição do S final pelo X seria uma estratégia de marketing que transmitiria ao mundo a imagem de instituição internacionalizada e ligada à alta tecnologia, aumentando o faturamento da empresa e seu valor de mercado. O lucro, portanto, era o X da questão.
Entretanto, setores da imprensa, partidos de oposição e opinião pública reagiram a essa possível mudança, obrigando o governo federal, que já havia autorizado a alteração, a recuar da decisão de renomear a maior empresa brasileira. A tese defendida pelos nacionalistas comprovou que a troca de nome era uma tentativa de eliminar a marca estatal da empresa para abrir caminho à privatização total da Petrobras, seguindo a cartilha neoliberal do modelo de globalização imposto pelas nações economicamente "desenvolvidas".
Para evitar a renomeação equivocada, foi importante destacar que a Petrobras é uma empresa bem-sucedida, com nome reconhecido no mercado petrolífero mundial. Por isso, não podia nem pode visar somente ao lucro e abandonar a tradição de ser brasileira, pois a soberania de um país não tem preço calculado somente pela ótica numérica dos economistas, mas sim pela autoestima de um povo.


Jean Carlos Neris de Paula