As Crônicas do Educador.

Existem pessoas destinadas, talvez por assim dizer serem abençoadas com o dom puro e refinado da palavra.
Tais pessoas tem em suas mãos o poder de conduzir multidões ao ápice do delírio literário em versos e prosas, essas pessoas são abençoadas? Sim, se não fosse por um mínimo detalhe! Não são oradores, nem pregadores são ilusionistas das letras, escapistas da gramatica, magico das palavras. São ocos cheios de apenas um conhecimento, pressuposto e arrogante. Falta-lhes a humildade e a humanidade para ouvir de quem e onde surgiram às palavras, os costumes, os dialetos e o dito popular. Não escutam! Logo não aprendem, não sabem por que a sabedoria e conhecimento trilham o mesmo caminho, mas em trens opostos.
Existem pessoas que estão destinadas a ouvir, e repetir o que se ouviu, e são abençoados com seu simples dom.
Os que ensinam nas aldeias, arraiais, escolinha e nas faculdades a elas foi dada a suprema vidência do entender o saber e o aprender.
A eles foi dada a poder de transformar crianças em astronautas, engenheiros, aviadores, ou simplesmente sonhadora; a gramatica é a real, não existe ilusão, escapes e nem hipnotismo. Só o bom e velho conhecimento, transformado pela sabedoria e temperado de amor à humanidade.
Eles, ou elas não são destinados a conduzir multidões, só precisam levar um! Um? Sim apenas um! Um sonho cheio como um balão que ao explodir semeará todo o mundo. A estes foi dado o verdadeiro significado do ensino em sua amalgama de sabedoria e conhecimento e vida.
Os demais só acham que vivem e ensinam, mas que adianta um grande orador, já que ele não consegue sentir nem viver a paixão pelo que estudou. É preciso ser um “pregador”. E tocar nos corações e convencer a todos com um único e simples discurso ”Eu tenho um sonho”.
Por Airton Cesar da Silva.
Formação:
Faculdades Integradas Simonsen.
Acadêmico- historia



Texto auxiliar - O discurso de Martim Luther King (EU TENHO UM SONHO)