Na era em que nos encontramos, na qual se denomina “Era da Informação”, não podemos mais pensar que inovação e mudanças nas empresas são apenas algo relacionado a maquinários, tecnologias mecânicas e visões relacionadas. A resposta para um empreendimento se adaptar as mudanças e trazer resultados mais satisfatórios pode estar nas pessoas.

Não podemos deixar de perceber que a mudança é a nossa evolução e ela tem a possibilidade de ser satisfatórias para as organizações, pois elas são compostas de pessoas e somente as pessoas se adequam e adaptam as mudanças e causa os acontecimentos. Porém, fazer os empresários menos antenados enxergar isso não é uma tarefa fácil. Pois muitos se conformam na linha de pensamento tradicionalista e não se interessam por melhoria nas condições dos seus funcionários/colaboradores.

Já se foi o tempo em que para uma empresa desenvolver uma tecnologia inovadora demorava-se muito tempo, e quando uma empresa conseguia, demorava certo tempo para que outra empresa alcançasse. Nesse novo tempo de mundo globalizado, as organizações podem caminhar quase sempre com o mesmo grau de tecnologia, numa busca agitada, para ser a mais avançada e ter o diferencial.

A solução esta dentro da empresa/organização: se as máquinas estão no mesmo patamar, por que não acreditar e investir nas pessoas? Elas criam o diferencial, particularidades, tem e desenvolve talentos, o que pode ou não ser encontrado em outras organizações, enfim, o seu funcionário/colaborador têm ou pode ter níveis de conhecimento, habilidade e experiência diferente dos colaboradores de outras empresas.

As pessoas são diferentes de máquinas: as máquinas são programadas por pessoas, para fazer o que elas determinam nada mais do que isso, maquinas não pensam e nem criam; Já as pessoas são flexíveis, dinâmicas, pensam, possuem capacidade para criar, se desenvolver, e podem ser eficientes e eficazes. De certa maneira ressaltamos que máquina pode até fazer o que dela é esperado, mas certamente somente pessoas conseguem ser surpreendente e ir sempre além. Portanto são as pessoas que criaram estratégias, traçar metas, tem ações de resolução de conflitos, são inovadoras, criam novos conceitos, supera seus limites e esta sempre em evolução aprendendo sempre mais. 

Como diz na Bíblia: “As pessoas são o sal da terra”.   As pessoas é o universo, é família é tesouro, é a imagem do criador.

Por Rosenilson Felix