PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA – PERFIL DO PROFESSOR









“Dessa forma, o estágio passa a ser um retrato vivo da prática docente e o professor-aluno terá muito a dizer, a ensinar, a expressar sua realidade e a de seus colegas de profissão, de seus alunos, que nesse mesmo tempo histórico vivenciam os mesmos desafios e as mesmas crises na escola e na sociedade” (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 127).









INTRODUÇÃO



O dia-a-dia do professor, suas lutas e vitórias o que realmente acontece dentro de uma sala de aula, a escola em toda a organização, cada detalhe de uma sala tem um propósito e um significado, seja impressos nas paredes como os catazes, até mesmo de uma sala de laboratório, o que fazem tem um único propósito dar as crianças uma educação de primeira qualidade seja qual for sua crença, raça ou idade. Isso é o que vemos no cotidiano dessas pedagogas.

Transformando vidas através da leitura, no estagio ficamos perto do que tanto estudamos na teoria podemos ver de perto a pratica que estudamos na faculdade, cada teoria estuda é colocada em prática.

“Nenhum médico tomará uma decisão importante sobre o tratamento de um paciente antes de fazer o seu diagnóstico. Nenhum engenheiro iniciará uma obra antes de se fazer seus cálculos. Nenhum diretor de cinema começará a filmar sem ter em mãos um roteiro. Da mesma forma, ninguém pode iniciar uma pesquisa sem antes ter preparado uma projeto” (BAGNO, 2007, p. 22) Da mesma maneira somos nós docentes, se não tivermos acesso ao estagio jamais seremos professores capazes de fazer a diferença.









DESENVOLVIMENTO

Com base nas entrevistas que foram feitas com as respectivas docentes do ensino fundamental e educação infantil foi possível obter valiosas informações, dentre elas podemos destacar que ambos possuem o curso de pedagogia sendo que todas deram continuidade em seus cursos se profissionalizando com a Pós Graduações; em Psicopedagogia, Literatura Infantil e Educação Inclusiva.

Podemos perceber que há por parte das pedagogas um grande interesse, de estarem sempre atualizadas, pois sempre que possível participam da formação continuada que é oferecida pela as escolas e em pareceria com a CEFAPRO (centro de formação e atualização de professores) e a SEDUC, acontecendo quinzenalmente, tendo também a sala do professor onde eles podem interagir sobre temas abordados por eles, sejam situações que ocorre em sala de aula, ali eles podem criar um vínculo afetivo, cognitivos e sociais, enfatizando sempre um diálogo onde quem ensina sobre quem aprende. No ensino infantil é oferecido pela diretora e coordenadora da escola acontecendo uma vez por semana, onde ali é avaliado o pros e contras da metodologia utilizada. Estão sempre em busca de inovação e modernização para conseguir atingir a todos os alunos.

Outro dado muito importante que nós relatamos foi sobre as maiores dificuldades que ela possuem, um fato interessante que nos foi citado é a questão da falta de disciplina, as crianças não respeitam os próprios pais, e como consequência, até alguns professores também não são respeitados, os lares totalmente transtornados fazem  dos filhos muitas vezes rebeldes, sem limites causando uma grande deficiência no déficit de aprendizagem, é necessário havia um diálogo em os pais e a escola, “No dialogo, com certeza encontramos a possibilidade de ultrapassar as barreiras da compreensão e a resistência as mudanças” (MENESES, 2003, p 102).

É necessário que os pais se conscientizem de que seus filhos precisam de total apoio dentro e fora da escola, sendo assim, o ciclo de aprendizagem alcançaria seu objetivo com mais facilidade, quando escola e pais caminham juntos os objetivos são alcançados com mais intensidade.

Entre outras dificuldades citadas vemos a falta de limites em relação às crianças, há também uma deficiência no fornecimento de material apropriado para cada faixa etária, prejudicando o aprendizado dos alunos, muitas vezes o material é escasso e os equipamentos além de inadequado muitos estão quebrados e outros não funcionam, deixando os professores em uma situação contraria ao que foi proposto.

Ambas as escolas possuem uma metodologia enriquecedora proporcionando aulas criativas e dinâmicas que são necessárias para uma metodologia que alcance a todos os propósitos proporcionando uma educação inovadora e moderna.

As docentes são ecléticas usando varias atividades e respeitando as dificuldades de cada aluno. Tendo como base o Projeto Pedagógico e se apoiando em ”PAULO FREIRE”, que abre muitas portas para uma educação inovadora. Há muitas brincadeiras e jogos essas brincadeiras permite as crianças a fantasiar e a ter sua própria autonomia explorando e instigando a sua criatividade “A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente”. (OLIVEIRA, 2005, p. 160). Possuem atividades coletivas e individuais; as coletivas visa à comunicação, permitindo com que a criança se sinta parte do grupo, isso é muito importante, pois proporciona trocas onde elas interagem uma com as outras; as individuais são a mais utilizada, por ser mais fácil de ser controlada, mas é essencial ocorrer as duas, pois ambas trarão benefícios.

A avaliação muitas vezes vem sendo deixada de lado, pois a maneira em que ela é aplicada não corresponde com a necessidade dos alunos, a avaliação deve ser feita de um modo mais observador, identificando os avanços e dificuldades individualmente. Se houver dificuldades elas replanejam as atividades orientando e encorajando o aluno a prosseguir, a avaliação pode ser feita por ficha descritiva, relatório semanal, avaliação diária e continua com registro em fichas observando a leitura, escrita participação e interesse. Feita as avaliações é possível identificar os pontos positivos e negativos de cada aluno, identificado às dificuldades de cada aluno fica mais fácil de ajuda-los no que mais eles precisam através da avaliação se obtém informações valiosas, favorecendo o desempenho da criança. Sempre encorajando e o incentivando a nunca desistir.

Em relação ao planejamento há o anual, semestral, bimestral, semanal ou até mesmo diário; planejamento com outros professores, por ciclos e fases, ocorre também um planejamento quinzenal com duração de 4hs, agregando-se em cartilhas e até mesmo na internet. Dentro desses planejamentos há várias atividades, material concreto, o lúdico, o material dourado, aula a campo, laboratório, muitas atividades com temáticas e projetos voltados para cada idade. Respeitando sempre o Projeto Político Pedagógico.

CONCLUSÃO



Vemos hoje a importância de participarmos do estágio, na maioria das vezes os estagiários estão um pouco inseguros em relação ao cotidiano de uma sala, com o estágio podemos aprender que ensinar é algo que iremos aprender cada vez mais no dia-a-dia.

Podemos fazer uma reflexão sobre o teórico-prático, exigindo uma compreensão de como as aulas são ministrada e de compreender melhor como as crianças realmente são. É uma oportunidade de estarmos mais perto do aluno e conhecer como as crianças são de verdade.

O estagio é um retrato vivo do que o professor tem a dizer e até mesmo ensinar, é nesse momento que ele consegue expor seus anseios com os colegas de profissão, é totalmente baseado na troca entre quem entrevista e de quem é entrevistado.

Esses momentos contribuirão de forma extremamente significativa para a formação acadêmica dos futuros docentes, esse trabalho envolve muita reflexão, sempre enfatizando nas contribuições que teremos quando nos formamos, pois tivemos a oportunidade de participar de uma sala de aula na maneira como ela realmente é isso não tem preço.



BIBLIOGRAFIA





BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola, 20007.

GOMES, M.; KULLOK, B. As exigências da formação do professor na atualidade. Maceió: Edifal, 2000.

MENESES, J. G. Revisando a prática docente. São Paulo: Pioneiro, 2003.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de (Org.). A criança e seu desenvolvimento. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. São Paulo.; Cortez, 2004.