PESQUISA CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS.

Ana Paula Teixeira Santos Batista¹

Neusa Maria de Oliveira²

                                                                               

RESUMO

 

O presente trabalho tem por objetivo destacar quais as principais características da pesquisa cientifica e qual sua importância no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, visto que a pesquisa cientifica é de suma importância para se realizar qualquer trabalho em qualquer fase escolar, seja ela fundamental e de graduação. A pesquisa já é algo que faz parte da historia do ser e de seu desenvolvimento como um todo, pois sem á mesma não seria possível a troca de informações e desenvolvimento do aprendizado em si. Hoje podemos obter informações de varias formas sendo algumas delas: jornais, televisão, livros e a mais utilizada é a internet, que com um clique já somos capazes de ficar atualizados com as informações em tempo real, para tal é uma ferramenta fundamental que ajuda no processo de pesquisa, quando bem utilizada.

 

Palavras-chave: Pesquisa Científica. Desenvolvimento. Trabalho Acadêmico.

 

INTRODUÇÃO

 

A pesquisa cientifica caracteriza-se por coletar dados e descobrir respostas para obtenção parcial ou total de alguma problemática, auxiliando assim no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos. A pesquisa cientifica sempre fez parte da vida do ser humano em sua totalidade, sendo responsável pelo avanço e desenvolvimento da civilização em geral.

Através da pesquisa e do trabalho acadêmico, o pesquisador consegue alcançar o saber, aumentar seus conhecimentos e níveis de satisfação intelectual bem como alcançar resultados esperados de suas pesquisas, tendo em vista que o trabalho acadêmico tem normas a serem cumpridas conforme ABNT tais como: espaçamentos, pontuações, fonte, referencias entre outros, através dessas normas é possível unificar, ou seja, padronizar os trabalhos em qualquer fase acadêmica.

Tanto a pesquisa científica, como o trabalho acadêmico, requer uma série de etapas e particularidades a serem cumpridas, e com o passar dos anos, se tornou muito mais fácil realizar projetos e pesquisas, pois como o avanço tecnológico as pesquisas se tornaram mais fáceis e rápidas, pois proporciona um suporte de forma gratuita ao pesquisador, ou seja, à internet.

O trabalho acadêmico é fundamental para obtenção de notas e resultados no meio acadêmico ao logo da vida do ser, através do mesmo o acadêmico pode contestar demonstrar e apresentar resultados das pesquisas realizadas, e ainda auxilia o acadêmico a desenvolver o espírito critico e intelectual, fazendo assim com que atinja suas metas e objetivos de vida, bem como desenvolver ações e iniciativas que visam seu crescimento intelectual.

O presente estudo tem como objetivo geral ressaltar a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, e se a influencia ou não no desenvolvimento do ser no meio acadêmico.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Um dos desafios encontrados pelos estudantes em sua jornada acadêmica é o domínio metodológico para o desenvolvimento dos trabalhos científicos. O aluno primeiramente tem que se conscientizar que deve, e precisa sair de sua zona de conforto e buscar resultados coerentes para que sua pesquisa tenha relevância e uma boa estrutura (PRAÇA, 2015).

Vários autores citam qual o significado de pesquisa cientifica o que vem a ser e qual o fundamento de tal trabalho e qual a influencia que o mesmo tem na vida acadêmica.

Para Gil 2010 apud Nunes et al, 2016 p, 144, pesquisa cientifica é ‘‘ o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas  aos problemas que são propostos”

A pesquisa científica se trata de uma abordagem minuciosa onde o acadêmico, através de um tema central, realiza uma pesquisa aprofundada com objetivo de resolver o problema de seu trabalho recorrendo a projetos científicos, artigos e meios eletrônicos, como a internet (GHERHARDT e SILVEIRA, 2009).

Gonzaga (2011, p. 39) acrescenta que: ‘‘Ao dedicarmo-nos as pesquisas, estaremos alimentando a nossa formação profissional, ao mesmo tempo estaremos contribuindo, de forma reflexiva e crítica, para os problemas dentro da sociedade. ’’

Segundo Prodanov e Freitas (2013, p. 48):

A pesquisa científica é uma atividade humana, cujo objetivo é conhecer e explicar os fenômenos, fornecendo respostas às questões significativas para a compreensão da natureza. Para essa tarefa, o pesquisador utiliza o conhecimento anterior acumulado e manipula cuidadosamente os diferentes métodos e técnicas para obter resultado pertinente às suas indagações.

 

A pesquisa cientifica é sem sombra de duvida um diferencial para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos, sejam para graduação, pós, mestrado e doutorado, pois o educando precisa se dedicar e se fazer um ótimo levantado bibliográfico para ter bons resultados, ou seja, sem pesquisa não há produção de conhecimento e nem desenvolvimento, com a pesquisa científica se torna possível a interação entre a pratica e a teoria, sendo assim se tornando de total influencia para o desenvolvimento do ser no meio acadêmico, pois cada dia mais o mercado de trabalho sem buscando profissionais mais experientes (MARTINS, 2012).

 

Em se tratando da importância do trabalho acadêmico no desenvolvimento do educando, podemos frisar que é peça fundamental para a formação do ser, pois se trata de trabalhos que permite apontar de forma concreta os resultados de suas pesquisas nas instituições de ensino, além de estar ligados a produção de conhecimentos, que organiza de forma formal, todo e qual estudo, visto que qualquer pesquisa ou estudo sem publicidade ele tende a se perder no decorrer do tempo (ROMANI, 2013).

 

 

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo de modo descritivo, baseado em pesquisas bibliográficas, que se deu a partir de leitura de livros, consultas em sites, leituras de artigos acadêmicos e diversos textos digitais disponíveis na internet.   

Segundo Amaral (2007, p. 01) cita que:

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.

                           

Para Pizzani, 2012 a pesquisa bibliográfica nada mais é que a verificação das teorias principais que orientam o trabalho cientifico, é o que chamamos de levantamento ou revisão bibliográfica, que são realizadas através de artigos, sites de internet, leituras de livros, periódicos, leitura de jornais e revistas.

 

CONCLUSÃO

Pode-se chegar à seguinte conclusão a pesquisa cientifica se faz presente em todo desenvolvimento do ser, durante sua vida acadêmica e no decorrer da vida, pois auxilia no crescimento intelectual, e faz com que o acadêmico desenvolva um espírito critico, cada vez mais querendo buscar e desenvolver conhecimentos para solução das metas que quer alcançar, e a mesma se faz presente nos trabalhos acadêmicos, pois faz com que o acadêmico vai além nas suas pesquisas e descobertas, visto que conforme ele vai se graduando e especializando automaticamente seu conhecimento vai crescendo muito mais, atrás dos conhecimentos adquiridos com os trabalhos que vai se desenvolvendo e que vão ficando mais ‘‘complexos’’ com o tempo, lançando sempre novos desafios para acadêmico.

 

 

REFERÊNCIAS

AMARAL. J. R. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Prof. Adjunto, Doutor do Departamento de Saúde Materno Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará. 2007.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

 

GONZAGA,Sandra. A importância da pesquisa cientifica. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais. UNG: Universidade de Guarulhos. v.1, n.1, 2011 .

 

MARTINS, Carla Jesus. Atividade reflexiva sobre a importância da pesquisa cientifica na formação acadêmica do farmacêutico. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

 

NUNES, Ginete Cavalcante et al. Pesquisa Cientifica: conceitos básicos. Ano 10, No. 29. Fevereiro/2016 - ISSN 1981-1179. Edição eletrônica em http://idonline.emnuvens.com.br/id.

PIZZANI, Luciana. Et. Al. A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRAFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO. © Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf.,Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012 –ISSN 1678-765X

PRAÇA, Fabíola Silva. Metodologia da pesquisa cientifica: Organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos” (ISSN: 0486-6266). PRAÇA, F. S. G. 08, nº 1, p. 72-87, JAN-JUL, 2015.

 

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo - Rio grande do Sul: Feevale, 2013.

 

ROMANI, Francielli Maria. A importância do trabalho acadêmico. Instituto tecnológico quadrangular. 20/10/2013. https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/A-IMPORTANCIA-DO-TRABALHO-ACADEMICO-751561.html.