A pesca sempre foi apreciada por boa parte das pessoas, seja por lazer ou esporte, mas há uma modalidade que vem fazendo muito sucesso e conquistando um grande número de praticantes, é a Pesca Sub que se trata de mergulhar para caçar as mais variadas espécimes de peixes.

As técnicas utilizadas no mergulho requerem treino e Equipamentos de Caça Submarina, por isto, a princípio, deverá ser feita acompanhada por um profissional, uma pessoa mais experiente. Apesar de ser fascinante e trazer muita emoção, a Pesca Submarina também traz grande risco, daí a necessidade de serem tomadas várias providências antes e durante a prática da mesma.

Apesar da Pesca Submarina ser uma novidade para muitos, ela já vem sendo praticada há mais tempo como "Caça Industrial", onde tem muitas empresas investindo pesado no seguimento. Na prática como esporte, geralmente o mais utilizado é o arpão, juntamente com um arbalete ou uma arma pneumática que permite a emissão do arpão embaixo d'água. Em alguns países, ou determinados locais, tal prática é proibida, então é melhor se informar bem, antes de se aventurar nesta prática.

Aqui no Brasil a principal referência no setor é a CBCS - Confederação Brasileira de Caça Submarina - fundada no dia 5 de março de 1990, onde vem desde então divulgando a prática, ensinando desde os primeiros passos até as técnicas mais avançadas, onde os praticantes mais experientes podem até mesmo participarem de torneios internacionais que exigem um altíssimo conhecimento e bastante experiência.

Em nosso país, a pesca "amadora" é permitida, sendo regulamentada pelo Ministério do Esporte e do Turismo e também o Ministério do Meio Ambiente - IBAMA. Mas é importante acompanhar todas as informações ligadas ao ramo, pois em algumas regiões há a proibição da pesca, submarina ou não, durante alguns períodos que são durante a reprodução das espécies.

A Pesca Submarina requer uma Licença para Pesca, de acordo com resolução normativa do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Pesca e Agricultura.

Na Pesca Submarina não é permitido o uso de aparelhos de respiração artificial, porém é permitido o uso de armas próprias para a pesca embaixo d'água. No Brasil é proibido o uso de cilindro de oxigênio para a prática da Pesca Submarina que pode ser realizada nos rios, lagos e até mesmo no mar. O mergulhador deverá manter a respiração presa durante todo o tempo que estiver mergulhando.

Por todos estes riscos, este é um dos esportes radicais e se faz necessário a presença de alguém com vasta experiência. Ficar sem oxigênio embaixo d'água e não conseguir voltar à superfície à tempo de respirar novamente é um dos maiores riscos! Mergulhar profundamente, indo além dos limites é outro erro grave! Sem oxigênio o mergulhador não consegue mais se movimentar e desmaia, se não for socorrido a tempo poderá até morrer!

Exercícios respiratórios na superfície ajudam o mergulhador a conseguir ficar mais tempo embaixo d'água. É preciso aprender ainda a entrar na água para não espantar os peixes e também os movimentos precisam ser treinados para poupar o máximo de energia.

Uma boa dica para quem pretende ingressar nesta modalidade é visitar o site CBCS - Confederação Brasileira de Caça Submarina.