Perguntas e Respostas: Um caminho a trilhar.

 

Mais um final de ano, fogos de artifício, todos com uma cara boa, sentimentos de alegria e novas perspectivas. Vamos fazer nova agenda e programar os novos objetivos?

 

Porque o homem tende a separar o tempo em ciclos – o homem é regido por ciclos?.

 

Ajunto os meus pensamentos e fico quieto num canto a separar e analisar. O que se pode fazer? Principalmente – como se pode fazer?. Algumas ideias estão em curso já bastante conhecidas e analisadas, classificadas como imprescindíveis de serem realizadas, que mais tentem, a nos mostrar nossa ineficácia do que nos dizer o quão racionais somos.

 

Ora bolas, se estão classificadas como imprescindíveis e julgamos no rol das coisas possíveis, porque ainda não foram feitas, ou pelo menos porque não foram colocadas em andamento. Assim, encontramos livros comprados, jogados na estante, que ao adquirirmos nos enchemos de júbilo e ânsia para saber o que o autor nos diz. Vamos começar a ler hoje, amanhã, esta semana e... logo vemos um empoeirado na estante a nos olhar com aquele olho de peixe morto a perguntar silenciosamente: Por quê estou abandonado?

 

Assim, acontece com a arrumação da estante, com a compra de um novo sapato tênis, com tantas e tantas atividades que julgamos necessárias e acabamos por não vivê-las, por preguiça? Por hábito de jogar no saco dos irrealizáveis nossas melhores ideias. É um habito daninho que ataca tanta gente boa.

 

Agora, aproveitando que você, está de agenda nova – que se dispõe a mudar de vida nesse ano de 2012 – que prometeu a se transformar em uma nova pessoa. Mais racional – que faz o que diz. E quando diz é porque está realmente pondo uma ideia em curso.

 

Saiba você que esse habito, apenas esse habito, isto é, viver os seus dias para realizar suas ideias, ou dito de outra forma: Viver o aqui e agora, é o que mostra a diferença entre pessoas de sucesso e fracassados, note que isso independe do seu grau de inteligência. Você pode ter um quociente de inteligência beirando o gênio, mas todas as suas ideias brilhantes vão para o mesmo ralo, poucas são realmente realizadas até o final. E assim, vemos um negativista brilhante, eloquente, que explica e prova por que as coisas não foram realizadas.

 

Do outro lado temos o ser de inteligência mediana – que não foi bafejado por Deus, com dons exuberantes que o tornasse um ser iluminado, mas... achou a estratégia de moldar sua vida com o simples habito de por em prática suas ideias. E começa a se diferenciar dos comuns, porque, embora seu pensamento seja pouco rápido, gasta seu tempo não em conjecturas, mas em realizações.

 

O que faz um homem empreendedor – saudável, vivo, integrado na vida – é sua capacidade de por em cursos as suas ideias. Ter ideias é próprio de qualquer um ser racional. É indiferente se essas ideias são formadas em uma semana ou num lampejo, o que afinal vai realmente fazer a diferença é se elas serão postas em prática ou não.

 

Se você anotar as suas ideias, apenas as que tenham a natureza de objetivos a serem alcançáveis, mas que estejam estritamente dentro de sua capacidade física, financeira e intelectual de serem atingíveis por seu próprio esforço, certamente, você terá em mãos uma bela agenda. E ainda, se a cada dia, puder apenas reavivar em seu espirito – lendo esses objetivos, você só com isso, já estará contribuindo decisivamente, para “refrescar” sua mente no sentido de caminhar para realização desses objetivos. Pois então escreva, e  rotineiramente, releia, altere, atualize. Pense a respeito. E sinceramente busque cada dia aplicar uma ação, por mais pequenina que seja, no sentido de viabilizar seus sonhos. Sejam eles quais forem.

 

Isso faz um brutal diferença, porque estaremos agindo como se todos os dias, dessemos um polimento nas ideias, jogando na mente objetiva, aquela que esta em estrita relação com o mundo, os temas do nosso interesse e, obviamente, vamos ficar alertas para quando algo ou alguma coisa possa dar uma ajuda a seguir com nosso intento.

 

Se você achou fácil o entendimento do que advogo aí em cima, fique certo de que o caminho para lhe diferenciar dos demais é simples: Ponha suas sonhos em curso. Agora, diariamente.

 

Se, entretanto, você não vislumbrou esses objetivos – vamos sugerir outra alternativa. Quando nos somos crianças e no processo de aprendizado, tudo vira brincadeira: Porquê?. Já observou uma criança descobrindo o mundo – uma criança de um ano até quando aprende forçado pelos adultos a se desinteressar pelo mundo, pelo aprendizado do mundo que o rodeia. Nessa fase observa tudo, pergunta tudo e se tiver a liberdade pode até ir mais além em crescimento do que a nossa escola pode elevar.

 

A curiosidade é a mãe do aprendizado, por isso não deveríamos ser ensinados a perder nossa curiosidade e também não deveríamos ser “ensinados” como se programa “robôs”, esse processo é entediante, imbecilizando, escravista, pouco criativo e cerceia a liberdade mental de crescimento como gente. Não não temos intenção de formar pessoas, mas sim cidadãos que não pensem, isto é, que pensem como os “outros” querem. Daí minha contrariedade.

 

Bem, o que mais caracteriza uma criança são as perguntas. Ela faz perguntas e brinca. Volte a sua infância e comesse a perguntar, mas por favor escreva suas perguntas. E, as melhores questões, escolha aquelas em que você mesmo tenha de responder. Não considere isso um trabalho, faça por brincadeira – tudo que você faz agregando prazer se torna mais eficaz e menos cansativo. Observe outra característica das crianças. Ela repete exaustivamente, já parou para contar uma história para uma criança, ela vai pedir para repetir até aprender. Então faça isso pratique suas perguntas, persiga as respostas.

 

Aliais, é assim que os cientistas fazem, têm uma dúvida e se propõe a caçar a resposta no mundo. Porque você não faz o mesmo? Não censure previamente, porque não existem ideias extravagantes, bobas, idiotas ou imbecil – todas são boas quando postas em pratica.

 

Aquela ideia que você chegou ao final da concretização e não fez grande diferença para o publico em geral. Sossegue, saiba que atingiu dois objetivos muito importantes, você vivenciou uma realização – e esse é o melhor e maior sentimento que o homem pode aspirar. O segundo que passa pouco despercebido, pela maioria das pessoas, são os projetos inacabados, que mais tarde vão servir de base para concretização de outras ideias.

 

Leonardo da Vince, idealizou tanta coisa que somente pode ser realizada séculos depois: Helicóptero, por exemplo, entre catapultas, paraquedas.

 

Agora torne-se uma criança – volte a infância – faça as perguntas e se proponha a respondê-las – vá o mais fundo possível, mova céus e terra, converse com as pessoas, aceite o rizo, a crítica, como um dos melhores incentivos a continuar. Você pude estar certo de que se sua ideia não deu certo é porque ainda não chegou ao seu final.

 

Uma questão fundamental a ser considerada nessa faina é que agindo assim você estará construindo um espírito diferenciado, você estará dando a melhor resposta à pergunta: O que viemos fazer aqui na terra. A resposta é aprender, crescer e tornar-se pessoa. E o caminho é fazer perguntas e responder coerentemente sem receios ou psicodramas, preconceitos, rótulos, ideologias e frescuras. Cuide apenas de responder aos seus questionamentos.

 

Vivemos num mundo multifacetado com ideologias brigando, cada qual se dizendo a verdade una do mundo. Não esquente com isso, busque a sua resposta, torne-se um pensador independente, sem se prender a verdades servidas prontas e frias, o mundo ainda não foi descoberto. O que aconteceu até agora, foram tristes caminhos de desavenças, orgias e desacertos, que conduziram a um homem só, isolado e egocêntrico.

 

Portanto, ou você serve a isso ou serve a você mesmo. A vida é mais uma questão de escolhas, portanto, faça as perguntas procure as resposta e siga o caminho que você quiser trilhar para crescer, dia a dia.

 

 

Apolinario de Araujo Albuquerque                                                           Rio, 03 jan 2011.