PERFORMANCE DE UM PROFESSOR

Marcielly Thays¹, Selma Ribeiro¹, Bruna Ribeiro¹, Sarah Hayev¹, Rosilvane Francisca¹, Isabelle Eduarda¹, 
Helem Ferreira¹, Erivania Ferreira¹, Maria José de Lima¹, Ana Paula de Almeida¹, 
Ângela Maria Martins¹, Karina Ferreira¹, Eliane Maria do Carmo¹, Maria Aparecida¹, 
Maria de Fátima Bezerra¹, Rita de Cassia Abreu de Azevedo¹, Rúbia Cristina¹, Fabiana Pimentel¹, 
Cíntia Rodrigues¹, Cristiane Moreira¹, Marlete Francisca¹, Wêdja Maria, Valéria Ferreira¹, 
Márcia Fernanda de S. Santos¹, Lidiana Cardoso¹, Lindinalva Maria do Carmo¹, Maria de Lourdes dos Santos¹, Michelle Cristina da Silva Santos¹, Antônia Alessandra¹, Cristiane Belo¹, Gilmara Clicia¹, Janaína Carla¹, Vânia Lúcia¹, Simone Fernandes¹, Tadja Angélica do Nascimento¹, Elizandra Maria¹, Mariana Jullye¹, Mônica Andrea¹, Sheila Cavalcante¹, Alcione Maria do Nascimento¹, Antônio Ramos¹, Ana Carolina Monteiro Vasconcelos¹, Adilza Josefa dos Santos¹, Eliesâne Maria de Souza¹, 
Fernanda de Paula Costa¹, Jacilene Tavares de Souza¹, Lucrécio Manoel dos Santos¹, 
Natália Mayra de Santana Souza¹

Prof.ª Dra. Jedida Melo²
Prof.ª Esp. Lucilene Costa²

Introdução
Atualmente, observamos as modificações em termo da forma de ensino e da didática. Aquele professor detentor do saber, que apenas transmite informação e conteúdos de maneira automática não atende aos requisitos para a formação de alunos pensantes e independentes, que estejam prontos para solucionar problemas na realidade.
Para que cada aula seja produtiva o professor deve ser dinâmico, criativo, motivador, tornando as aulas prazerosas e construtiva.
Todo professor tem como finalidade um dom de ensinar ou transmitir conhecimentos, a troca de experiência quando bem inovada eleva a autoestima tanto do professor quanto do aluno.
Desenvolvimento
O professor na sala de aula tem de vários tipos, o dinâmico, extrovertido para as aulas. As aulas devem ser dinâmicas extrovertidas e não repetitivas para os alunos aprenderem fica mais atrativo memorizam melhor. Existem professores que só atrapalham o aluno no aprendizado. O professor tem o dever de dar uma aula com clareza e domínio, ele deve ser sempre inovador, interagir com os alunos, transmitir alegria, para que o aluno absorva mais conhecimento a cada dia.
Ele consiste naquele; que sempre busca inovar os seus conhecimentos.
Buscando maneiras práticas e atuais para repassar o conteúdo, sempre inovando assim os seus métodos de avaliação, para com o aluno.
Elaborando dialogo ou investimentos para cada aluno, demonstrando seus conhecimentos e experiências, mantendo o trabalho em grupo para que eles possam interagir uns com os outros. Aceitando opiniões e ideias para assim conhecer o meio social onde o indivíduo convive, para assim ter um aprendizado e um ensino de qualidade, precisamos de cabeças pensantes para desenvolver métodos de ensino voltado para os novos olhares e os novos saberes; e assim terá um ensino bem-sucedido e satisfatório. 
Através de uma boa didática podemos promover habilidades e ampliar o desenvolvimento da capacidade intelectual dos educandos, esse desenvolvimento mental depende da forma que são passados os conteúdos o papel do ensino é despertar no educando a vontade de se apropriar do conteúdo, fazendo com que eles sintam a necessidade de ir em busca de um ensino que o impulsione a novos saberes. 
Baseado em M. Castells, entende-se que as escolas e os professores têm o papel de evoluir em quem busca o saber, a capacidade de conhecer. A sua proposta é de uma educação voltada para ativação da inteligência geral, proporcionando ao educando informações que o torne acessível a sociedade. Pesquisas relatam, que o processo de mediação é fundamental para obtenção de uma transformação de saber fazer produzir.
A missão de um educador é impulsionar o aluno a descobrir habilidades cognitivas, adequando a um processo organizacional de didáticas educacionais. É indispensável um bom planejamento de ensino. 
Didática e trabalho docente: A mediação didática do professor nas aulas.
Nessa didática se faz necessário a observação dos alunos no geral, sabendo o professor passar os conteúdos e ensinar todos os alunos independente de suas individualidades, e ao mesmo tempo respeitando casa um. Na perspectiva histórico-cultural faz-se necessário que o professor crie uma maneira de converter a cultura em saber escolar.
Sendo assim fica explícito a importância do professor no desenvolvimento do aluno, que almeja o alcance de uma independência mental, com capacidade do alcance de suas próprias descobertas. 
Explicar e identificar em ensino na parte lúdica, onde cada aluno tenha seu próprio entendimento onde eles possam produzir e raciocinar com a própria cabeça usando ferramentas como dinâmicas, oficinas e etc., sendo usado como metodologia de ensino e reflexão, a avaliação será sempre continua mediante a participação dos alunos em sala de aula. O professor tem que ter um conhecimento em adquirir conteúdo positivo para melhorar em suas atividades, desempenhos das atividades e suas estratégias gerais. 
Para chegar a aquisição de um método geral, o professor precisa fazer com que o aluno domine o conteúdo da matéria a ser tratada, realizando diálogos, esclarecendo a importância das perguntas para tirar suas dúvidas. O professor precisa saber planejar aulas para alunos fracos, trabalhar bem com alunos medianos e conseguir estimular os alunos que tem maior facilidade. Despertar p raciocínio e estimular a mente a pensar! 
Conclusão
Cada professor tem sua forma particular de planejar e executar sua aula reconhecendo e avaliando as necessidades de cada aluno. Um bom plano de aula deve ser flexível e atender ao calendário escolar, pois assim o professor pode de formas diferentes e dinâmicas apresentar os temas exigidos pela escola.
Uma base para um bom plano de aula consiste em:
1. Escolha de um tema:
Toda aula precisa de um tema principal, escolher um tema interessante     estimula o aluno e faz com que a aula se torne atrativa.
2. Definir os objetivos:
Pensamentos como: O que você deseja ensinar para o seu aluno ajuda a     pontuar os objetivos específicos de cada aula.
3. Estabelecer a duração:
Par que o professor não se perca é sempre bom estipular um período para     abordar cada assunto.
4. Escolha dos recursos:
Sempre bom verifica se a escola disponibilizara ou se o professor terá que optar por diferentes alternativas.
5. Definir a metodologia:
A metodologia se refere ao caminho a ser percorrido pelo professor, para     que o tema em questão seja bem trabalhado.
6. Avaliar:
O professor deve recapitular e anotar os imprevistos e comentários se o     investimento foi satisfatório ou se é preciso rever o plano. Assim fara com     que o mesmo evolua como profissional.

Referência Bibliográfica
LIBÂNEO, José Carlos. Didática e Trabalho Docente: a Mediação Didática do Professor nas Aulas, 2011