Ana Paula Torres de Arruda Leão Coelho
Fatiana Lopes Costa de Menezes1
Michael Hudson Rodrigues Guimarães Sousa2

RESUMO
Com base em uma investigação com 10(dez) docentes e através de uma pesquisa descritiva-exploratória, o trabalho pretende mostrar o perfil dos profissionais que atuam nas Instituições de Ensino Superior(IES) no município de Pedreiras, Maranhão. O artigo inicia-se com um breve panorama do perfil do professor na educação superior do país, na sequência se discute o perfil dos docentes. Após as explanações iniciais, são apresentadas as análises de dados, os resultados da pesquisa e por fim as considerações finais.
PALAVRAS-CHAVE: Perfil profissional, docência, ensino superior.

1.INTRODUÇÃO

O presente artigo resulta de uma pesquisa que teve como objetivo investigar e analisar o perfil dos profissionais docentes do ensino superior. O público-alvo da pesquisa foram professores de instituições de nível superior no município de Pedreiras, no Maranhão.
Atualmente, a carreira docente tem-se mostrado como um campo onde muitos profissionais buscam e às vezes encontram realização financeira e também profissional. Entretanto, pairam algumas dúvidas: qual será o perfil profissional dos docentes? Será que esses professores exercem a docência como principal fonte de renda? Como são formalizadas as relações empregatícias? Como se deu a escolha da profissão? Dentre outros questionamentos.
Essas e outras perguntas nortearam esta pesquisa com a finalidade de analisar o cenário em que se desenvolve a docência na educação superior. Especificamente buscamos: traçar o perfil pessoal, acadêmico e profissional; identificar vínculos de trabalho; e ainda, analisar o peso da escolha da profissão no orçamento familiar.
Este trabalho está estruturado em quatro partes distintas. Na primeira, é feito um panorama do perfil do professor do ensino superior brasileiro. Na segunda parte, descreve-se o cenário no qual ocorre a formação profissional do docente. Passa-se, então, para a terceira parte, onde é relatada a metodologia utilizada, feita a análise dos dados e resultados da pesquisa. Finalmente, na quarta, são feitas algumas considerações sobre o trabalho.