PERCURSOS PARA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
                     ALMEIDA, Geralda Vitória Albuquerque de. 1
   Infelizmente o trabalho infantil é uma triste realidade de milhões de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Para combatermos esse enorme empecilho, somado a crise de saúde, causada pelo vírus covid-19 precisamos 
entender os motivos, as consequências e o que pode ser executado para diminuir os impactos na vida das tantas pessoas em desenvolvimento que se encontram em casos de vulnerabilidade.
  Os motivos pelos quais milhões de crianças trabalham no Brasil em 2019 segundo o IBGE, são extremamente diversificados. Algumas das principais razões são socioeconómicas, políticas e ambientais, porém, com a disseminação da pandemia, houve a diminuição do PIB dos países, que acarretou maiores taxas de desemprego e desigualdade social, que trouxe ainda mais as necessidades das crianças ajudarem no sustento como algo bom e a falta de políticas públicas pioram ainda mais o problema.
   Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), no momento existem mais de 7 bilhões de crianças no mundo que estão incluídas na lista do trabalho infantil. Além disso, os resultados desse obstáculo são irreparáveis ao desenvolvimento físico e psicológico dessas crianças. Outro acontecimento que ocorre com muita frequência, é o abandono escolar, que dificulta uma melhor condição social no futuro e acaba expondo a trabalhos perigosos, que podem trazer danos à saúde no presente e futuro.
   Dado o exposto, percebemos a importância de reforçarmos a fiscalização e adicionar novas políticas públicas. Além do governo, todos podemos contribuir como a difusão do tema, principalmente nas escolas. Ademais, é importante não adquirir serviços e produtos e denunciarmos em caso de exploração.