Pentateuco: algumas notas (1) (Começando pelo começo)

Vamos começar um estudo bíblico, não tentando converter nem convencer incrédulos, mas procurando ajudar a esclarecer melhor a crença de todos. E isso tendo como ponto de referência a história. A história será nossa guia, conduzindo-nos na direção de um maior entendimento da bíblia partindo do contexto daqueles que viveram concretamente os fatos nela registrados: A vida do povo da bíblia explica a menagem de Deus para o nosso dia a dia.

Já sabemos que a bíblia começa com o Gênesis e termina com o Apocalipse. Também sabemos que Gênesis significa começo e começa contando como tudo começou; sabemos que Apocalipse significa revelação. Uma revelação que alguns confundem com anúncio do fim dos tempos, mas que, na realidade é a revelação dos caminhos de esperança para momentos e situações de dificuldade. (Mas nosso discurso sobre apocalipse virá numa outra oportunidade !!!)

Agora é hora de sabermos um pouco mais sobre esse livro que na realidade é uma coleção. (A palavra Bíblia significa exatamente isso: coleção de livros.) E essa coleção pode ser vista como uma biblioteca. O próprio povo de Deus tinha consciência de que não era um livro, mas uma coleção deles. Referiam-se a esses escritos como “os livros sagrados” verdadeiros pontos de apoia na caminhada do povo: “Não sentimos necessidade de apoio e alianças, tendo em mãos para o nosso conforto os Livros Sagrados” (I Mc 12,9)

Essa coleção se justifica porque nos tempos bíblicos não existiam livros, como nós entendemos hoje. De modo geral os escritos eram feitos de papiro ou em pergaminho. Papiro é uma espécie de planta da qual se fazia uma espécie de folha, semelhante ao papel (aliás, a palavra papel vem de papiro). Pergaminho é produzido com couro – normalmente de carneiro – preparado para nele se fazer anotações. Esse material era guardado em rolos. Daí que a palavra bíblia, na realidade se refere ao conjunto de rolos de escritos; uma coleção de rolos de escritos.

Embora nossa fé nos diga que toda a bíblia revela a palavra de Deus (isso nos ensina Paulo, ao dizer que "Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça" 2Tm 3,16), aqui não vamos comentar o livro da Revelação (Apocalipse). Nem os escritos dos profetas, nem os escritos de sabedoria, nem os evangelhos... Vamos começar a entender somente o começo; vamos começar pelo começo que é o começo da bíblia.

Então vamos começar pelo livro do Gênesis? Pois o livro do Gênesis, de acordo com o significado dessa palavra, é o livro das origens.

Na verdade não vamos começar pelo Gênesis. Vamos começar pelo começo da formação da bíblia. O começo da bíblia, embora seja palavra de Deus (portanto essa é sua origem), foi a vida das pessoas, pois ela foi escrita pelos homens. Sendo assim, para entender a palavra de Deus precisamos entender que ela se manifesta como palavra dos homens. É palavra de Deus escrita pelos homens. Isso significa que na Palavra de Deus está misturada a palavra dos homens que emprestaram a Deus as suas mãos e transmitiram a palavra de Deus com palavras humanas!!!

Portanto, a bíblia não nasceu pronta. Desenvolveu-se como palavra humana falando das coisas de Deus, manifestando a palavra de Deus. É Palavra humana expressando as coisas de Deus. É um recado que Deus manda à humanidade e escolheu algumas pessoas e povos para transmitir esse recado, como podemos ler em Jeremias (Jr 36,2): "Toma um rolo e escreve nele todas as palavras que te dirigi a respeito de Israel."

Antes disso, entretanto, vale a pena lembrar que, de acordo com Santo Agostinho, não foi a Bíblia a primeira mensagem de Deus para a humanidade. Antes de falar pela bíblia, Deus falou pela Natureza. A natureza é a primeira carta de Deus à humanidade.

Mas agora, vamos começar pelo começo. E o começo da bíblia não é o texto como o conhecemos hoje, mas a vida das pessoas, que depois virou história e depois virou texto e somente muito tempo depois virou bíblia.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador.

Rolim de Moura - RO