Um caso muito polêmico, a pena de morte, vem sido discutida com muita frequência se funcionaria e como seria seu funcionamento no Brasil. Muitos estudiosos, religiosos e políticos afirmam que sim. Ainda, está muito nítido que nossa sociedade atingiu um nível desenfreado de criminalidade, em que a pena de morte viria a ser uma boa solução.

  O famoso Guido Palomba, um dos maiores psiquiatras do país, fez um laudo de ponta mostrando cientificamente que não há recuperação para pedófilos e maníacos. Também, Florence disse " Não existe nenhum relato na literatura mundial que registre casos de recuperação sobre pedófilos."  Esses casos são recorrente, famílias seguidas, vítimas seguidas, mortas ou traumatizadas. Muitos religiosos, seguidores da Bíblia a usam para defender à pena de morte em alguns casos, como a legítima defesa e outros casos justos desta sentença. 

  Nota-se no Brasil, que muitos bandidos exercem autoridade mortal de dentro das cadeias através do dinheiro, corrupção penitenciária, comando do tráfico e outros meios. Esses criminosos estão presos, todavia continuam causando malefícios irreversíveis a população. Neste caso não há outra alternativa a ser tomada para a defesa da população, a não ser à pena de morte. Pode-se observar, que as vítimas de violência não recebem nenhum tipo de amparo dos direitos humanos do Brasil.

Contudo, pode-se perceber, que o Brasil vive em uma crise de segurança e aumento da criminalidade desencadeados por falta de punidade aos criminosos.  Notamos ainda,  que muitas vezes os criminosos reincidem nas suas práticas desumanas porque não temem as consequências pífias da justiça. Logo, mostra-se a eficácia e necessidade de penas de execuções nos casos citados anteriormente por exemplo.