PEDRO E PAULO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Em um mundo envolto com tanta maldade, corrupção e pessoas que não pensam em deixar um legado ou viver sua vocação, com satisfação apresento a história de vida, ou parte dela, de dois grandes homens. Digo grandes pelo fato da guinada dada em sua forma de viver. Trata-se de Pedro e Paulo que viveram na época de Jesus Cristo. Ambos tiveram suas recaídas, foram homens normais e comuns, tratando-se de religião, eram pecadores, mas superaram as suas intempéries para seguir a voz do coração e de sua consciência. Na verdade, tornaram-se grandes seguidores e discípulos de Cristo ao ponto de entregar as suas vidas pela defensa do cristianismo.

Comecemos por Pedro, um simples pescador, mas deixou tudo para seguir seu Mestre, tornando-se um dos Doze Apóstolos. Este foi um apóstolo com participação ativa e significativa no ministério de Jesus. Muitas vezes foi porta-voz dos Doze (Mt 15,5; Lc 12,41). Pedro é o primeiro a confessar que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus vivo (Mt 16,16) e Jesus pronuncia a frase “tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18,). É verdade que o negou por três vezes (Mt 26, 34-75), mas com coragem e bravura foi o primeiro grande líder da Igreja de Jesus e levou aos povos de seu tempo (a maioria eram seguidores de vários deuses) a Boa Nova. Pedro fez milagres (At 3,1-10 e At 5,1-11) enfrentou as mazelas do fortíssimo Império Romano, tornou-se o primeiro Papa e o pilar central da Igreja Cristã. Escreveu duas epístolas, provavelmente em Roma, onde em 68 d.C. foi martirizado, sendo crucificado de cabeça para baixo.

O outro é Paulo de Tarso, o Apóstolo Paulo, um perseguidor dos cristãos que se converteu no caminho para Damasco (At 9,3-6) e respondeu ao chamado de Jesus (At 9,6), tornou-se pregador do Evangelho (At 9,1) e mudou totalmente sua vida (At 26, 9-11). Escreveu diversas cartas para as comunidades e para particulares. Ele fez três grandes viagens missionárias, todas descritas nos Atos dos Apóstolos. Enfrentou diversas prisões (2Cor 11,23) até que no ano 68 d.C. foi executado pelas mãos do Imperador Nero (2Tm 4,6-18). A tradição cristã conta que a morte do apóstolo Paulo ocorreu junto da estrada de Óstia, fora da cidade de Roma. Ele foi decapitado, antes de morrer deixou esta linda mensagem: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, guardei a fé. Agora só me resta à coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas a todos que tiveram esperado com amor a sua manifestação” (2Tm 4,7-8).

São magnificas as últimas palavras do apóstolo Paulo que demonstra o sentido da existência aos que acreditam em sua vocação! Obviamente que se relaciona ao aspecto religioso, mas podemos levar para todos os sentidos da vida. Lutar pelo que se acredita indo até as últimas consequências, eis o profundo sentido do existir. Sem sombra de dúvidas, a vida destes dois homens, Pedro e Paulo, leva a reflexão á todos que desejam abraçar a principal causa de sua existência.

Que Deus, em sua imensa misericórdia, ajude-nos a sermos apaixonados pela vida, assim como Pedro e Paulo fizeram pela causa de Jesus.