RESUMO

Este artigo estará abordando uma breve evolução histórica da Pedagogia, seguindo com o conceito de Pedagogia Empresarial, bem como a função do pedagogo dentro das empresas. A Pedagogia Empresarial ainda não é tão conhecida no âmbito empresarial. Ela tem uma função importante para os colaboradores e para a empresa. Através dela é possível provocar mudanças no comportamento das pessoas de forma que melhorem seu desempenho profissional e pessoal. Com a presença do pedagogo empresarial é possível desenvolver cada vez mais o trabalho em equipe, treinamentos, programas de aperfeiçoamento profissional e motivacional dentro da empresa. Através desta pesquisa, será analisado as empresas que implantaram em seu quadro funcional o pedagogo empresarial, fazendo um comparativo com as demais empresas que ainda não possuem este profissional, relatando as diferenças na tomada de decisões, bem como as facilidades e dificuldades encontradas nas empresas observadas.

Palavra-chave: Educação - Pedagogia – Pedagogo Empresarial

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica, através de muitas leituras sobre diferentes autores, para entender qual o conceito da Pedagogia, as fases da Educação e por fim, esclarecer o tema Pedagogia Empresarial, verificar qual é a sua função e qual o verdadeiro papel do pedagogo dentro das empresas.

Foi realizada a pesquisa a campo, onde visitou-se as empresas de Santa Rosa –RS e verificar o trabalho do pedagogo empresarial dentro das mesmas. Desta forma, observarei o trabalho desenvolvido pelo profissional, bem como coletou-se informações com o diretor ou gestor da empresa para verificar a importância do pedagogo para com as atividades desenvolvidas no dia-a-dia. Entrevistou-se alguns funcionários para relatar como era a empresa antes da entrada do pedagogo e depois, se ocorreram mudanças ou não.

As empresas que não possuíam em seu quadro funcional o pedagogo empresarial foi entrevistado o gestor e a área de Recursos Humanos (RH), com a intenção de coletar informações sobre o conhecimento deste profissional para com a área de estudo deste artigo.

Muitos acreditam que o pedagogo tem apenas uma função, de trabalhar na escola, como professor de sala de aula, como diretor ou coordenador. Mas o que poucos sabem é que o campo do pedagogo está tendo mais espaço no mercado de trabalho. A Pedagogia Empresarial veio para romper com alguns paradigmas e auxiliar na organização de programas educativos, de aprendizagens e treinamentos, é fundamental que o funcionário aprenda enquanto trabalha.

Desta forma, é importante que a empresa invista na educação e aperfeiçoamento de seus funcionários, isso faz com que ela cresça na qualidade produtiva de seus profissionais. Ribeiro (2007) considera a empresa como um espaço educativo, estruturado como sendo uma associação de pessoas em torno de uma atividade com objetivos específicos. Ela relata que o pedagogo precisa reforçar sua formação filosófica, humanística e técnica, a fim de desenvolver a capacidade de atuação junto aos recursos humanos da empresa. [...]